EXAME/IDEIA: Lula tem 47%; Bolsonaro, 37%

Publicidade

EXAME/IDEIA: Lula tem 47%; Bolsonaro, 37%.

Publicidade

Mais uma pesquisa eleitoral indica Lula na frente, segundo informações da EXAME/IDEA, divulgada nessa quinta-feira (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou 10 pontos de vantagem em relação ao atual mandatário do Planalto.

A dinâmica indica que, a quatro dias da eleição, o ex-presidente possui três pontos a mais que na última pesquisa, que data de um mês atrás, enquanto o atual mandatário cresceu um ponto, alcançou 37%.

Série histórica

Desde que a sondagem começou a ser publicada, esta é a primeira vez em que o candidato petista tem o maior número de intenções de voto para o primeiro turno. No último levantamento, a vantagem de Lula era de 8 pontos, a maior diferença de intenções de voto foi registrada em janeiro deste ano, na ocasião, o espaço entre os dois ficou em 17 pontos.

O resto da lista

Ainda em análise dos dados sobre o primeiro turno, o candidato que tenta figurar entre os dois favoritos, Ciro Gomes (PDT), tem 6%. Em relação ao último levantamento, houve queda de três pontos percentuais. A candidata pelo MDB, Simone Tebet, está com 5%.

A expressão daqueles que votarão em branco, ou nulo, está em 4%. Há um mês, essa taxa era de 5%.

Dados do EXAME/IDEA

O modelo de coleta foi por entrevistas por telefone, foram coletadas informações de 1.500 entrevistas. Entre os dias 23 e 28 setembro. As ligações foram feitas por telefonia fixa e móvel. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa tem seu protocolo homologado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o registro: BR-09782/2022.

A sondagem é um projeto que une EXAME e o IDEIA, este último é um instituto especializado em opinião pública.

Leitura por macro regiões; EXAME/IDEIA

A leitura por regiões do país indica onde está a vantagem de Lula, assim como onde se concentra o apoio ao atual mandatário. O ex-presidente tem desempenho mais expressivo em uma região, enquanto Bolsonaro performa melhor em duas.

Quando a comparação diz respeito a outras regiões, a margem de erro alcança as intenções de voto. Esse intervalo de empate técnico é de 6 pontos percentuais.

O levantamento produzido em agosto indicava Lula com 34% das intenções de voto na região Sudeste, agora aparece com 46%. Bolsonaro teve desempenho oposto, foi de 46% para 43%. Na região Norte, com Lula apresentando 41% das intenções, e Bolsonaro, 39%, o desempenho é considerado empate técnico.

O melhor desempenho na região com maior colégio eleitoral do país enseja vantagem. O petista tem 62% das intenções de voto, a região tem 42 milhões de votantes.

Bolsonaro tem 21% das intenções de voto na região. A situação se inverte em direção ao sul do país, o atual mandatário possui de 45% a 33%, no Centro-Oeste, vai de 43% a 35%.

O texto foi produzido a partir de informações do site Exame. Publicado por Gilson Garrett Jr.

 

Saiba mais: Vagas de emprego crescem em agosto; 278,6 mil

Pesquisa Quaest: Lula 46%; Jair mantém 33%

Casa popular poderá ser comprada com depósitos futuros de FGTS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário