BTG/FSB: situação é favorável ao petista; Lula variou para cima

Publicidade

BTG/FSB: situação é favorável ao petista; Lula oscila um ponto para cima

Publicidade

A pesquisa, contratada pelo banco BTG, do Instituto FSB tem sua realização feita por telefone. Foi divulgada hoje (26), e indica posição favorável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o petista oscilou um ponto para cima. Continua, portanto, o candidato líder nas intenções de voto do pleito do próximo domingo. Com um ponto a mais, Lula tem 45% das intenções de voto. No último levantamento, feito na semana passada, havia alcançado 44%.

Em segundo lugar, o presidente Jair Bolsonaro se mantém com 35%. Os dados são pertinentes à pesquisa estimulada, isto é, quando é enviada uma lista dos candidatos.

Na disputa oficial

O candidato Ciro Gomes (PDT) ficou estável com o mesmo resultado anterior, 7%, na mesma tendência, Simone Tebet (MDB) performou um resultado um pouco abaixo do observado anteriormente. A intenção de votos para a candidata ficou em 4%. Tecnicamente, ambos os candidatos estão empatados.

Outros candidatos com baixa performance e representatividade quase nula, são a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e o cientista político Luiz Felipe D’Avila, ambos estão com 1% e dentro da margem de erro.

Desconhecidos da corrida eleitoral

O ex-deputado do DC, José Maria Eymael, a sindicalista Vera Lúcia do PSTU, o técnico em mecatrônica Leonardo Péricles e Padre Kelmon do PTB não pontuaram; outras categorias, como brancos e nulos somaram 4%; 2% somou os que não souberam responder.

O instituto responsável pela pesquisa entrevistou 2 mil eleitores por telefone. O escopo foi de 23 e 25 de setembro, o nível de confiança da pesquisa é de 95%. O custo geral da pesquisa foi de 128.957,83 e foi registrada no órgão competente, TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-08123/2022.

Votos válidos podem indicar vitória de Lula no primeiro turno

A estimativa que considera apenas os votos válidos, descartando os nulos e brancos, e os que não responderam, indica que pode haver vitória do petista sem necessidade de um segundo turno.

Sobre a pesquisa

Realização: Instituto FSB

Contratante: BTG Pactual

Entrevistados: 2.000 pessoas (por telefone)

Escopo de tempo: 23 a 25 de setembro de 2022.

Escopo de região: Todas regiões do país.

Margem técnica: 2 p.p para mais ou menos.

Índice de confiança: 95%.

Registro: TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

N:BR-08123/2022.

Sobre o instituto

A FSB Pesquisa foi fundado em 2008 e tem ligação com o grupo FSB Comunicação, responsável por prestar diversos serviços à iniciativa privada e órgãos públicos. Além de também realizar estudos sobre intenções de voto para o pleito presidencial desde 2010. A forma da pesquisa tem sido a mesma. Entrevistas por telefone.

 

Saiba mais: IPESPE: 1ª pesquisa sem Dória, Lula com 45%, pode liquidar a fatura no 1º turno

Pesquisa Datafolha: Lula ganharia no 1º turno, com 54% dos votos válidos

Desemprego deve continuar a cair no país

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário