Cuidar de animais de estimação pode ser um bom negócio.

Quem deseja atuar no ramo de itens e serviços para animais de estimação, precisa estar atento a todos os passos de como montar um pet shop. Isso porque, é muito comum que empreendedores pulem etapas e com isso o negócio é diretamente prejudicado.

Todo empreendimento, independentemente do tamanho ou porte, precisa de um bom planejamento. É por meio dele que será possível definir todas as ações e objetivos do empreendedor, e evitar erros comuns.

Por isso, separamos algumas dicas como montar um pet shop. Confira!!!

1.      Elabore um plano de negócios

O primeiro passo é elaborar o seu plano de negócios. Esse é um documento indispensável para qualquer empreendimento, uma vez que nele irão constar todas as informações sobre o negócio que será aberto.

Desde o investimento inicial, até uma breve previsão de gastos. Importante ressaltar que esse é um documento que será constantemente atualizado, principalmente levando em conta que várias informações serão obtidas em etapas seguintes.

2.      Escolha o ponto comercial

Outro passo importante no processo de como montar um pet shop é a escolha do ponto comercial. Além de verificar se ele é localizado em uma região adequada para o seu empreendimento, você precisa verificar se ele possui a estrutura necessária.

Desde espaço para instalação de lavatórios, até para que os animais possam ficar livres.

3.      Faça a lista de equipamentos e acessórios

O próximo passo para quem deseja montar um negócio do gênero é listar os equipamentos, produtos e acessórios necessários. Por exemplo, se você vai atender cães e gatos, é interessante ter lavatórios separados, até mesmo para otimizar o atendimento.

Você vai comercializar medicamentos? Liste todos o que deseja oferecer e verifique quais as licenças necessárias para esse tipo de comercialização.

Vai trabalhar com espécies exóticas? Também veja quais licenças e autorizações são necessárias para o comércio possa ser feito de forma legalizada.

4.      Faça o orçamento para saber como montar um pet shop

Esse é um dos passos importantes em como montar um pet shop é fazer um orçamento detalhado. É importante que você separe as despesas em categorias, como aquelas necessárias para o negócio começar a funcionar e as concorrentes.

Com base nessas informações será mais fácil determinar qual o seu capital de giro, ou seja, o dinheiro necessário para manter o seu negócio funcionando.

5.      Avalie a concorrência

Mais um dos pontos importantes sobre como montar um pet shop é avaliar a concorrência. É com base nesse tipo de avaliação que você poderá avaliar quais são os desafios para o seu empreendimento, bem como identificar diferenciais em potencial que podem ser ofertados.

Por exemplo, se o seu concorrente só presta atendimento local, que tal você passar a oferece servir de “Leva e Traz” para donos que não têm tempo ou veículo para levar os pets até o seu negócio?

6.      Fique de olho na legislação para saber como montar um pet shop

Por fim, um dos aspectos mais importantes de como montar um pet shop é ficar de olho na legislação. Principalmente levando em conta que alguns pontos importantes foram modificados.

Entre as alterações na lei estão:

  • Agora passa a ser obrigatório ter um veterinário no pet shop caso haja atendimento médico-veterinário;
  • Os funcionários responsáveis pela higienização dos animais precisam ter curso de banho e tosa;
  • Os pets precisam ficar em ambientes livres e não expostos em gaiolas.

Essas são apenas algumas das determinações, o ideal é verificar com calma todas as leis, inclusive municipais para esse tipo de empreendimento.

Agora que você já sabe como montar um pet shop, não deixe de colocar esses passos em prática. É por meio deles que será possível garantir um planejamento mais eficiente para o seu negócio, bem como o sucesso dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *