Pesquisa Quaest: Lula 46%; Jair mantém 33%

Publicidade

Nova pesquisa Quaest: Lula 46%; Jair mantém 33%

Publicidade

A reta final da corrida eleitoral vem mantendo as tendências vistas em outras pesquisas até aqui. A última é a Genial/Quaest divulgada nessa quarta-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança com 46%, e é muito provável que o pleito não tenha um segundo turno.

O atual mandatário do Planalto está estacionado com 33% da intenção de votos, em seguida aparece Ciro Gomes, do PDT. Isolado, o pedetista oscila para cima e para baixo dentro da margem de erro, e aparece com 6% nesse levantamento. Em seguida, a candidata Simone Tebet performa com 5% ao centro. A candidata do União Brasil, conhecida pela ideia de imposto único, Soraya Thronicke tem 1% das intenções.

Todo o resto de candidatas e candidatos que concorrem à presidência não pontuaram, a situação vem consolidando o cenário nesses últimos dias antes do domingo. O ex-presidente Lula, em comparação ao último levantamento, ampliou em dois pontos seu resultado; Jair, um ponto para baixo. Ambos dentro da margem.

Indecisos, brancos e nulos

Esses somaram 4%, enquanto a proporção de quem não sabe sequer se irá votar pontua 5%.

Dados sobre a pesquisa

Essa pesquisa utilizou a entrevista feita pessoalmente e alcançou um total de duas mil pessoas. Ocorreu entre os dias 24 e 27 de setembro. A margem de erro é igual a de outras pesquisas famosas, 2% para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95% e foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o protocolo: BR-04371-2022.

Possível segundo turno dia 30 de outubro

Intenção estimulada para o pleito presidencial

  • Lula (PT) – 52%
  • Bolsonaro (PL) – 38%
  • Indecisos – 4%
  • Nulo, Branco, Não votará – 6%

Conheça como é feita a pesquisa Quaest

Segundo informações do sócio-fundador do instituto, Felipe Nunes, publicadas no site InfoMoney, a metodologia usada fornece abordagens modernas apesar do modelo ser tradicional.

O sorteio de municípios é probabilístico, o critério considera apenas votantes com mais de 16 anos, e o método PPT (probabilidade proporcional ao tamanho) busca garantir uma amostra com mais representatividade social em razão dos municípios com maior população serem escolhidos. Uma outra parte dessa estrutura que compõe a pesquisa, está ligada às áreas censitárias (pequenas áreas formadas por quarteirões) que receberão a visita dos trabalhadores em campo.

A última parte desse processo não utiliza sorteio, mas usa dados demográficos de cotas amostrais cruzadas. Considera-se, nesse processo, escolaridade, sexo, idade, renda e situação econômica atual, há o esforço para traduzir fielmente as proporções do eleitorado em seu todo.

 

Saiba mais: Censo 2022: dificuldades e prazos

Casa popular poderá ser comprada com depósitos futuros de FGTS

Comerciantes aproveitam período eleitoral para ganhar dinheiro com vendas de artigos de candidatos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário