Nova pesquisa Quaest: Lula 46%; Jair mantém 33%
A reta final da corrida eleitoral vem mantendo as tendências vistas em outras pesquisas até aqui. A última é a Genial/Quaest divulgada nessa quarta-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança com 46%, e é muito provável que o pleito não tenha um segundo turno.
O atual mandatário do Planalto está estacionado com 33% da intenção de votos, em seguida aparece Ciro Gomes, do PDT. Isolado, o pedetista oscila para cima e para baixo dentro da margem de erro, e aparece com 6% nesse levantamento. Em seguida, a candidata Simone Tebet performa com 5% ao centro. A candidata do União Brasil, conhecida pela ideia de imposto único, Soraya Thronicke tem 1% das intenções.
Todo o resto de candidatas e candidatos que concorrem à presidência não pontuaram, a situação vem consolidando o cenário nesses últimos dias antes do domingo. O ex-presidente Lula, em comparação ao último levantamento, ampliou em dois pontos seu resultado; Jair, um ponto para baixo. Ambos dentro da margem.
Indecisos, brancos e nulos
Esses somaram 4%, enquanto a proporção de quem não sabe sequer se irá votar pontua 5%.
Dados sobre a pesquisa
Essa pesquisa utilizou a entrevista feita pessoalmente e alcançou um total de duas mil pessoas. Ocorreu entre os dias 24 e 27 de setembro. A margem de erro é igual a de outras pesquisas famosas, 2% para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95% e foi registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o protocolo: BR-04371-2022.
Possível segundo turno dia 30 de outubro
Intenção estimulada para o pleito presidencial
- Lula (PT) – 52%
- Bolsonaro (PL) – 38%
- Indecisos – 4%
- Nulo, Branco, Não votará – 6%
Conheça como é feita a pesquisa Quaest
Segundo informações do sócio-fundador do instituto, Felipe Nunes, publicadas no site InfoMoney, a metodologia usada fornece abordagens modernas apesar do modelo ser tradicional.
O sorteio de municípios é probabilístico, o critério considera apenas votantes com mais de 16 anos, e o método PPT (probabilidade proporcional ao tamanho) busca garantir uma amostra com mais representatividade social em razão dos municípios com maior população serem escolhidos. Uma outra parte dessa estrutura que compõe a pesquisa, está ligada às áreas censitárias (pequenas áreas formadas por quarteirões) que receberão a visita dos trabalhadores em campo.
A última parte desse processo não utiliza sorteio, mas usa dados demográficos de cotas amostrais cruzadas. Considera-se, nesse processo, escolaridade, sexo, idade, renda e situação econômica atual, há o esforço para traduzir fielmente as proporções do eleitorado em seu todo.
Saiba mais: Censo 2022: dificuldades e prazos
Casa popular poderá ser comprada com depósitos futuros de FGTS
Comerciantes aproveitam período eleitoral para ganhar dinheiro com vendas de artigos de candidatos
Jornalista, trabalha como redator na empresa Boas Ideias.
Seja o primeiro a comentar