Empresas avaliam o trabalho em home office e pretendem continuar mesmo após o fim da pandemia

Com a persistente pandemia causada pelo coronavírus, o sistema de trabalho home office está sendo cada vez mais implantado por empresas de grandes, médios e pequenos portes. A tendência é continuar na maioria das empresas, mesmo após o fim da pandemia.

Publicidade

Contudo, o modelo de teletrabalho se mostrou muito eficiente e trouxe novas possibilidades para os profissionais. Mas, com o trabalho remoto vieram muitas dúvidas sobre qual é o melhor trabalho em casa ou na empresa? Acompanhe esse artigo, pois vamos explicar o que as empresas pensam depois de acabar a pandemia.

A realidade do home office na pandemia

A pandemia ocasionou transformações a vida e a rotina de várias pessoas e empresas pelo mundo. Consequentemente, muitas mudanças vieram para permanecer. Estamos falando do teletrabalho, que a cada dia vem mostrando um impacto de evolução.

Publicidade

Segundo um levantamento feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), onde mostram a porcentagem de empresas que adotaram a prática de trabalho em casa o crescimento é considerável, sendo: Industrias (80,4%), prestadores de serviços (68,4%), empresa de construção (59,6%) e comércios (26,6%). Então, para manter a segurança e a linha de produção esse modelo de trabalho está se destacando cada vez mais, podendo se expandir mesmo pós pandemia.

Contudo, a FDC (Fundação Dom Cabral) em parceria com a Grant Thorntton Brasil, realizaram um levantamento que levou a 54% de profissionais que pretendem conversas com os seus chefes para continuar em home office após a pandemia.

VOCÊ PODE GOSTAR: Os principais pilares que você precisa saber sobre direito empresarial. Saiba mais!

Empresas vão aderir o home office pós pandemia?

Josilda Saad, gerente executiva e chefe do projeto Jornada Vale, explicou que antes da pandemia em 2019, a Vale concordou em construir um sistema de trabalho flexível e de forma remotamente uma vez por semana.

No entanto, com o começo da crise e com o fechamento do país em 13 de março de 2020, a Vale decidiu colocar todas as funções de apoio administrativo e operacional em áreas remotas de todas as suas instalações em todo o mundo. No final do primeiro mês do novo sistema, a empresa descobriu que as transações de atividade não foram afetadas mesmo que a equipe teve que se adaptar.

Atualmente, a empresa mandou 18 mil colaboradores para trabalhar de forma remota, sendo 25% de funcionários da empresa. Entretanto, os trabalhos de operações ainda estão de forma presencial, mas afirmam que estão com todos os protocolos de distanciamento. A instituição ainda relata que as funções não essenciais vão continuar no teletrabalho.

Quão é favorável o trabalho remoto?

Segundo Josilda, 73% dos colaboradores afirmam que são mais produtivos trabalhando em casa. Isso tudo significa um novo modo de trabalho flexível, seguro e colaborativo para os funcionários.

Entretanto, o plano não se concentra apenas em repensar as empresas físicas e como as pessoas querem lidar com elas mas, também no bem-estar dos funcionários e na dinâmica de trabalho. Mas, a instituição decidiu que irá mudar para um ambiente de trabalho híbrido quando acabar a pandemia. No local de operação, apenas os colaboradores que atuam na linha de produção e funções operacionais permanecerão.

Mecanismos novos e mais flexíveis combinarão trabalho remoto com centros de colaboração e desenvolvimento, permitindo que os funcionários agendem reuniões presenciais e se conectem de forma cultural e emocional, juntos em um local onde possam trocar ideias ou trabalhar.

As áreas que mais contratam para home office

Em São Paulo, o ambiente corporativo passou gradativamente a incluir os benefícios de um home office. Algumas ocupações podem ficar em trabalho remoto permanentemente, ou seja, listaremos a seguir as ocupações que já foram contratadas para o sistema de teletrabalho.

  • Jornalista;
  • Escritor;
  • Tradutor;
  • Contador;
  • Recursos Humanos;
  • Desenvolvedores de software;
  • Designer Gráfico;
  • Administrador;
  • Empreendedor Digital;
  • Marketing Digital;
  • Entre outros.

Vale a pena trabalhar em casa?

Porém, essa questão depende de todos, ou seja, o teletrabalho não é só beber água de coco em casa deitado. Trabalhar em casa exige muita responsabilidade e disciplina na realização das atividades. Portanto, algumas pessoas não estão preparadas para essa modalidade. No entanto, se você é uma pessoa que é organizada e se sente mais produtiva em casa, esta é a melhor oportunidade de trabalho.

Em suma, com as constantes mudanças é preciso se aprimorar sempre e cada vez mais no universo tecnológico para que não fique para trás. A internet está transformando o mundo e com ele a forma de ganhar dinheiro também.

VEJA TAMBÉM: Saiba mais sobre os cartões de crédito para consumidores negativados e como solicitá-los.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário