Hoje dia 10/07 comemora-se no Brasil o “Dia da Pizza”. A data foi escolhida por conta de um concurso realizado em 1985 no munícipio de São Paulo, aonde se escolheu as 10 melhores pizzas da cidade.
Segundo levantamento realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (APUESP), diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas no país, sendo 572 mil apenas em São Paulo, considerada como a segunda cidade que mais consome pizza no mundo – fica atrás apenas de Nova Iorque.
Sabe-se também, que segundo pesquisa da Toluna, realizada com 769 correspondentes, sendo 54% mulheres e 46% homens, 99,87% dos entrevistados gostam de pizza e que tem o habito de consumir, pelo menos uma vez por semana.
A primeira pizzaria surgiu no Brasil por volta de 1910, no Bairro do Brás, em São Paulo, apenas 05 annos depois da primeira aberta nos EUA, pelo Italainao Gennaro Lombard, em Manhattan. Já a primeira pizzaria que ofereceu o serviço de delivery surgiu nos anos 1980.
Mesmo em plena pandemia o consumo de pizza não parou, segundo o iFood, só no primeiro semestre de 2022, mais de 41 milhões de pizzas foram solicitadas pelo aplicativo, ou seja uma média de 05 pedidos por segundo . Ainda de acordo com o aplicativo, os estados com mais pedidos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Ceará.
Qual a origem da pizza?
A origem da pizza remonta à antiguidade mais precisamente no egityo há cerca de 6 mil anos atrás. Po´rem a pizza, como a conhecemos hoje, tem suas raízes na Itália. Acredita-se que a pizza tenha surgido na cidade de Nápoles, no sul da Itália, por volta do século XVI.
Inicialmente, a pizza era uma refeição simples e econômica para as classes mais baixas. Os napolitanos começaram a adicionar molho de tomate, um ingrediente essencial da pizza, no século XVII, depois que o tomate foi introduzido na Europa, vindo das Américas.
A pizza tradicional napolitana era feita com uma massa fina, coberta com molho de tomate, azeite de oliva, alho e queijo. A partir daí, surgiram diferentes variações regionais, com a adição de ingredientes como queijo muçarela, manjericão, azeitonas e outros toppings.
A popularidade da pizza cresceu rapidamente em Nápoles e, eventualmente, se espalhou por toda a Itália e pelo mundo. No final do século XIX, a imigração italiana para os Estados Unidos levou a disseminação da pizza na América do Norte, onde se tornou um dos pratos mais populares.
Hoje, a pizza é apreciada em todo o mundo, com uma variedade de estilos e sabores. Ela se tornou uma das comidas mais amadas e consumidas globalmente, com pizzarias e restaurantes especializados em pizza presentes em quase todas as cidades.
Quando chegou a pizza no Brasil?
A pizza chegou ao Brasil através dos imigrantes italianos na primeira década do século XX. No entanto, sua popularização e difusão em larga escala ocorreram a partir da década de 1950.
Foi em 1910 que foi aberta a primeira pizzaria no Brasil, chamada “Cantina Guanabara”, localizada no bairro do Brás, em São Paulo. A pizzaria foi fundada por imigrantes italianos e rapidamente se tornou um ponto de encontro para a comunidade italiana.
A partir daí, a cultura da pizza se expandiu e ganhou popularidade em São Paulo, especialmente nas regiões de predominância italiana, como o Brás e a Mooca. Com o tempo, a pizza se espalhou para outras cidades brasileiras, conquistando o paladar dos brasileiros e se tornando uma das comidas mais apreciadas do país.
Atualmente, a pizza é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, com uma variedade de estilos e sabores disponíveis. Existem pizzarias tradicionais, especializadas em pizza italiana, assim como pizzarias que adaptaram a receita para atender aos gostos e preferências locais.
OS 10 sabores de pizzas mais consumidos no Brasil em 2023
1) Calabresa
2) Portuguesa
3) Marguerita
4) Frango com catupiry
5) Muçarela
6) Napolitana
7) Brigadeiro
8) Romeu e Julieta
9) Creme de avelã com frutas
10) Califórnia
Fonte: www.ecomanda.com.br e www.dalenshop.com.br
Receita de como fazer uma pizza
Essa é uma receita básica de pizza, pode ser adaptada conforme o gosto e a necessidade do empreendedor, adicionando outros ingredientes e temperos de sua preferência.
Ingredientes para a massa
– 500g de farinha de trigo
– 1 sachê (10g) de fermento biológico seco
– 1 colher de chá de açúcar
– 1 colher de chá de sal
– 1 e 1/2 xícara de água morna
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
Ingredientes para o molho de tomate
– 1 lata (400g) de tomate pelado
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 2 dentes de alho picados
– Sal e pimenta a gosto
– Orégano a gosto
Ingredientes para a cobertura (opcional)
– Queijo muçarela ralado
– Ingredientes a gosto, como presunto, calabresa, cogumelos, cebola, pimentão, azeitonas, entre outros
Modo de preparo
– Massa: Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o açúcar e o sal. Faça um buraco no centro e adicione a água morna e o azeite. Misture até formar uma massa homogênea.
– Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove por cerca de 5 minutos, até ficar macia e elástica. Se necessário, adicione um pouco mais de farinha para evitar que a massa grude nas mãos.
– Coloque a massa em uma tigela untada com azeite, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar em um local aquecido por cerca de 1 hora, ou até dobrar de tamanho.
– Enquanto a massa descansa, prepare o molho de tomate: Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho até ficar dourado. Adicione o tomate pelado e tempere com sal, pimenta e orégano. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente. Retire do fogo e reserve.
– Pré-aqueça o forno a 220°C.
– Divida a massa em duas partes iguais e, em uma superfície enfarinhada, abra cada porção com um rolo de massa, formando discos de espessura média.
– Transfira os discos de massa para uma assadeira ou pedra de pizza pré-aquecida.
– Espalhe o molho de tomate sobre a massa, deixando uma borda livre para a crosta. Adicione a cobertura desejada, como queijo muçarela ralado e os ingredientes de sua preferência.
– Leve ao forno preaquecido por cerca de 15-20 minutos, ou até que a massa esteja dourada e o queijo derretido.
– Retire do forno, deixe a pizza descansar por alguns minutos, corte em fatias e sirva ainda quente.
Saiba mais
Como montar uma pizzaria
Formado em Marketing e T.I, amante do jornalismo, músico, trabalha como redator no portal Boas Ideias.
Seja o primeiro a comentar