Confira sete dicas de como ter sucesso ao abrir um mercadinho

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Negócio precisa ser bem planejado, gerido e deve dotar de tecnologia; empreendedor também deve se capacitar. Muitas pessoas acham que abrir mercadinho é algo simples e que exige apenas o dinheiro para comprar as mercadorias. A história, porém, não é bem assim, e seu sonho de abrir um negócio como esse pode ir para o ralo se não for bem planejado. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor mostra que um terço dos brasileiros entrevistados (33%) gostaria de ter um negócio próprio, mas metade das empresas abertas há, no máximo quatro anos (50%), já fechou as portas. Mesmo que haja vontade e visão para abrir o negócio, começar com um mercadinho requer cuidados. Por isso, daremos sete dicas para você abrir um mercadinho de sucesso.

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  1. Planejamento

Faça um planejamento para abrir seu mercadinho. Isso é o básico para iniciar um negócio. Frequentemente, os empreendedores esquecem de informações importantes que serão cruciais para que o negócio funcione. Mesmo que o mercado seja pequeno, ele precisa de um bom planejamento, já que será sua fonte de renda.

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  1. Capacitação

Não basta querer abrir um mercadinho, você precisa saber como fazer isso. Para isso, busque se capacitar. Existem inúmeras plataformas na internet que têm cursos gratuitos para quem quer empreender. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma delas.

  1. Gestão

Um estudo chamado Causa Mortis, feito pelo Sebrae, mostra que 39% dos empreendedores que foram à falência não sabiam nem mesmo qual era o capital de giro para começar com o negócio. Por isso é tão importante se capacitar para iniciar um negócio. Você precisa estar preparado e saber destes detalhes.

  1. Tecnologia

Busque na internet coisas que tragam um aparato tecnológico para seu mercadinho, mesmo que você seja o único que trabalhe nele. Uma pesquisa do portal Exame mostra que a tecnologia aumenta em até 70% a receita das empresas. O Reclame Aqui é um ótimo termômetro sobre o que os clientes querem e é essencial visitar a concorrência para saber a opinião das pessoas.

  1. Divulgação

Divulgue seu mercado, aposte em marketing e abuse das redes sociais. Assim, você vai fidelizar clientes e atrair outros para seu negócio.

  1. Bons fornecedores

Não adianta abrir um negócio, fazer um marketing espetacular e ter recursos se os fornecedores são ruins. É necessário ter bons fornecedores para oferecer um produto de qualidade para seus clientes.

  1. Regime tributário

Muitos comerciantes não conhecem o regime tributário e os aspectos legais para abrir um negócio, e acabam caindo em ciladas sem perceberem. Você precisa conhecer seus direitos, saber como funciona a legislação e se manter sempre bem informado sobre o comércio geral e a situação econômica do país.

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