Dia do empreendedorismo feminino: 34% empreendem

Dia do Empreendedorismo Feminino
Imagem ilustrativa – Dia do Empreendedorismo Feminino.
Publicidade

O Dia do Empreendedorismo Feminino é comemorado todo 19 de novembro,  e tem como objetivo incentivar as mulheres a empreenderem e permanecerem com seus negócios ou ainda se aventurarem no mundo empresarial com suas ideias e atitudes. Contudo, a ideia central da comemoração é fazer com que a desigualdade de gênero no mercado seja combatida.

Publicidade

As mulheres representam metade da população mundial, mas ainda são minoria no empreendedorismo. De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor, apenas 34% das empreendedoras são mulheres.

Mulheres x Homens: desigualdade na hora de empreender

Essa dificuldade e desigualdade, pode ser explicada por diversos fatores, como:

– Dificuldade de acesso à educação e ao crédito: Menos acesso à educação e ao crédito do que os homens, o que pode dificultar a criação e o desenvolvimento de negócios.·

Falta de apoio: Muitas vezes não recebem o apoio necessário de seus parceiros, familiares e amigos para conciliar o trabalho com a vida pessoal.

– Preconceito e discriminação: Ainda enfrentam preconceito e discriminação no mercado de trabalho, o que pode dificultar o acesso ao crédito, a oportunidades de networking e a financiamentos.

 

A importância da mulher empreendedora na economia

Apesar dos desafios, as mulheres empreendedoras têm um papel importante na economia global. Elas são responsáveis por criar empregos, gerar renda e promover a inovação.

O Dia do Empreendedorismo Feminino é uma oportunidade para celebrar as conquistas das mulheres empreendedoras e para promover a igualdade de gênero no mercado.

Incentivo ao empreendedorismo feminismo

Ao promover o empreendedorismo feminino, quem o faz contribui para um mundo mais melhor, mais justo e equitativo. Por isso, algumas ações podem ser tomadas para fomentar esse tipo de empreendedorismo:

Eliminar preconceitos e discriminações: Valorizando e respeitando as mulheres no mercado de trabalho.

Oferecer apoio às mulheres empreendedoras: Dando acesso irrestrito a serviços de apoio, como creches, assistência doméstica e aconselhamento.

Promover a igualdade de gênero: Reconhecendo que é importante que tanto homens, quanto mulheres tenham as mesmas oportunidades e condições para empreender.

Saiba mais

Empreendedorismo feminino: impulsionando a renda das mulheres

Mulheres negras ganham menos e têm dificuldades para trabalhar no Brasil

Pesquisas apontam que apenas cerca de 3,5% das empresas possuem mulheres CEO

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário