Tabacaria, o negócio da moda! Saiba como montar uma

Tabacaria, o negócio da moda! Saiba como montar uma
Tabacaria, o negócio da moda! Saiba como montar uma

Está com dúvidas sobre como montar uma tabacaria? Esse nicho de mercado está em crescimento e se mantém muito estável, mesmo com a legislação em relação ao cigarro. Apesar do número de fumantes ter diminuído nos últimos anos e as campanhas contra o fumo estarem cada vez maiores, ainda é muito grande o número de pessoas que fumam em nosso país.

Depois da proibição do fumo nas baladas e lugares fechados, a existência de tabacarias se destacaram e tornaram muito atrativas para os fumantes. Atualmente uma tabacaria é um dos comércios que mais trazem lucro, e é uma ótima oportunidade para quem está querendo investir em um negócio. Isso porque, existe uma grande variedade de itens legais que podem ser comercializados. Desde narguilés até essências. Isso sem falar de acessórios como isqueiros, cigarros, charutos, cachimbos, eletrônicos e outros itens. E se você deseja ingressar nesse nicho, precisa conferir algumas dicas abaixo. Confira!

  1. Escolha do local

Tabacaria, o negócio da moda! Saiba como montar uma.
Tabacaria, o negócio da moda! Saiba como montar uma.

Uma das primeiras dicas sobre como montar uma tabacaria é a escolha do local. Além de ser um ponto que comporta toda a estrutura necessária, ele precisa estar em uma região com bastante fluxo de pessoas, que tenha movimento do seu público alvo para o seu tipo de negócio.

Por exemplo, ficar próximo de bares e baladas é uma excelente alternativa. Terminais de ônibus e estações de metro também são uma boa opção. Para quem deseja atingir um público-alvo mais nichado, também é possível instalar a loja dentro de um shopping por exemplo.

O ideal é que antes você faça um estudo sobre a região para só então decidir onde instalar o seu negócio.

  1. Produtos é um dos itens de como montar uma tabacaria

Em relação aos produtos, a principal dica é em relação à legislação brasileiro. Não há como montar uma tabacaria sem conhecer a fundo as leis em relação a itens feitos a base de tabaco e nicotina, então, é importante primeiramente se informar e seguir exatamente o que a lei permite para esse tipo de negócio.

Muitos empreendedores se arriscam e tentam vender produtos ilícitos ou que não cumprem as regras nacionais, apenas para atender um nicho dentro do público-alvo. Contudo, levando em conta todas as penalidades, multas e até mesmo a chance de prisão.

Por isso sempre coloque no seu catálogo apenas itens que cumpram todas as determinações estabelecidas por lei, para não causar problemas futuros.

  1. Fornecedores

Outro ponto importante no processo de como montar uma tabacaria é a escolha dos fornecedores. Eles são um dos pilares de qualquer negócio, uma vez que são responsáveis por fornecerem os produtos para a venda.

Por conta disso, pesquise aqueles que atendem a sua região e também a experiência deles. É bom se atentar e tomar cuidado com a qualidade dos produtos fornecidos, por isso, o ideal é estudar e ter um bom conhecimento total sobre todos os produtos que abrangem este mercado.

O ideal é que você não tenha apenas um único fornecedor. Isso porque, caso aconteça algum tipo de problema e ele não consiga entregar o seu pedido, o seu negócio será diretamente prejudicado. Então é sempre ter alguns fornecedores reservas para estes casos.

  1. Invista em qualidade e variedade

Em primeiro momento as tabacarias chamam a atenção pela visão da loja, por isso deve investir principalmente na vitrine, deixar ela visivelmente atrativa.  Muitos empreendedores acabam tendo apenas itens de baixa qualidade em suas lojas por acharem que os preços acessíveis chamam mais a atenção. Contudo, a verdade é que o público fumante geralmente é bem exigente na boa aparência e em relação à qualidade daquilo que está sendo fumado.

Por isso, não deixe de investir em produtos de qualidade e marcas reconhecidas. Não só aqueles como essência para narguilé e tabaco in natura, mas também em acessórios como cachimbos. Comercializar marcas conhecidas ajuda também para que o comércio tenha um retorno imediato, principalmente no início do negócio.

Dependendo do seu público-alvo também vale à pena investir em alguns itens mais caros, como charutos importados por exemplo. Tudo é uma questão de conhecer as necessidades e saber o que seus consumidores em potencial procuram.

É sempre bom investir em qualidade e quantidade de variedades nos produtos, e buscar ter um diferencial, ser reconhecido e ser uma referência no ramo na sua cidade e região.

  1. Plano de marketing é um dos itens de como montar uma tabacaria

O plano de marketing é um dos itens mais importantes para todos os tipos de negócios na atualidade. É importante planejar os objetivos de marketing, indicar as suas estratégias, as ações, os orçamentos e resultados da divulgação com relação ao seu negócio.

A venda pela internet também é de suma importância para este negócio, muitos comércios atualmente perdem muita venda, e consequentemente lucro, por não atingir essa demanda de público. Invista em conteúdos em Mídias Sociais, sites e outros tipos de divulgações online, divulgue diretamente o seu negócio e os principais produtos que disponibilize para a venda, assim, mesmo os clientes que não conhecem, poderão se aprofundar mais no assunto.

E se tratando de tabacaria, a divulgação se torna mais desafiadora. Isso porque existem várias regras importantes e leis a serem seguidas em relação a propagandas envolvendo produtos como cigarro.

Uma delas é o aviso de venda proibida para menores de 18 anos de idade, esse aviso é imprescindível nesse ramo. Muitos empreendedores acham que esses detalhes na hora de divulgar são coisas pequenas e pouco importantes. Contudo, não seguir a legislação em relação ás informações sobre produtos feitos a base de tabaco também podem gerar muitos problemas.

Tacabaria dá dinheiro?

Para qualquer tipo de negócio, primeiramente o investidor e empresário precisa ter foco e conhecimento. Essas são algumas dicas de como montar uma tabacaria. Mas lembre-se, apesar de ser um nicho com boa estabilidade, ele é cheio de desafios por conta da legislação brasileira. Por isso é necessário sempre ficar de olho nas mudanças nas leis, trabalhar corretamente, com seriedade e tomar cuidado com a escolha dos fornecedores.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*