Instituto projeta que em 2022 o mercado pet tenha crescimento de 14%

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Ter um animal de estimação em casa já é típico dos lares brasileiros. Atualmente se tornou até comum tratar os animais como os próprios filhos, são os famosos “pai e mãe de pet“, tal movimento vêm proporcionando um crescimento no setor, que vem obtendo destaque em 2022.

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De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), estima-se que o setor de comércio, produtos e serviços para animais de estimação deve obter uma projeção de 14% esse ano, com faturamento de R$58,9 bilhões. Para o resultado, foi levado em consideração o desempenho do ramo no primeiro trimestre de 2022. No ano passado o mercado conquistou R$51,7 bilhões.

Destaques do mercado pet

O pet food, que nada mais é do que a venda de alimentos industrializados para os animais de estimação ficou em primeiro lugar na arrecadação de faturamento do setor com R$33,1 bilhões nós três primeiros meses, isso representa 56,3% da receita total do mercado pet.

A venda de animais diretamente dos criadores ocupa a segunda colocação, o segmento movimentou R$6,1 bilhões, ou seja, 10,5% do total arrecadado. Em seguida quem acompanha é o segmento de Pet Ver, com venda de medicamentos veterinários conseguiu R$5,8 bilhões, sendo 9,9% do total do setor.

No quesito vendas, os pet shops de pequeno e médio porte mantiveram o destaque, pois foram responsáveis por 48,8% das vendas do setor no ano de 2022. Os consumidores demonstram mais interesse nesses locais por ter um preço mais acessível e o deslocamento ser menor, dado que é possível encontrar no próprio bairro.

Ainda de acordo com o Instituto Pet Brasil, o ramo de hospitais e clínicas veterinárias vem aumentando nos últimos anos, alcançando 18% da receita do setor. Os segmentos de agrolojas (9,3%), grandes pet shops (8,3%), varejo de alimentos (8%), e vendas online (5,6%), concluem o avanço do mercado pet.

Pandemia do corona vírus promovendo o crescimento do setor

Com a chegada da pandemia de Covid-19, o principal método para evitar a contaminação do vírus é o isolamento social, isso fez com que as pessoas de sentissem mais solitárias e buscassem companhia nos animais de estimação. Conforme pesquisa do Radar Pet, ocorreu um aumento de 30% de animais de estimação no Brasil em 2021.

As aquisições do mercado pet

Recentemente a marca Petz, conhecida por ser o maior pet shop do Brasil, anunciou a aquisição da plataforma Zee.Dog, pelo valor de R$715 milhões. O intuito é o desenvolvimento do comércio digital e o reconhecimento internacional.

A plataforma Zee.Dog conhecida pela venda online de produtos e acessórios para animais de estimação chega para agregar e trazer variedades as unidades da Petz, visto que 58% das vendas da marca são digitais, e a plataforma possui forte poder de expansão, pois comercializa em 42 países e faz 30% das vendas para fora do Brasil.

A marca Petz é a única empresa do mercado pet brasileiro registrado na bolsa de valores, a maioria dos comércios do setor são de pequenas e médias empresas, ou negócios familiares, o que acaba pulverizando um pouco o ramo com um vasto campo de consolidação, mas por vezes falta organização e profissionalização.

A tendência é o mercado pet continuar se intensificando durante os próximos anos já que os campos de atuação não são restritos, além do alto faturamento com o pet food, cachorros vêm utilizando serviços de escolinha, passeador, nutricionista, fisioterapeutas e até babás. Os números mostram, o momento de aproveitar as oportunidades do setor é agora.

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