Inova Simples simplifica a abertura de 60 empresas no primeiro mês de funcionamento

Lançado em dezembro de 2021 pelo Ministério da Economia, o sistema para Empresa Simples de Inovação, Inova Simples simplifica a abertura de startups e negócios voltados à inovação, centralizando o atendimento em uma única plataforma digital com o objetivo de dispensar as idas ao cartório.

Publicidade

Em janeiro, o primeiro mês de operação do sistema no ar, foram contabilizadas aproximadamente 60 empresas que conseguiram ter a sua abertura de forma prática e descomplicada por meio da plataforma Gov.br Isso porque assim que a solicitação é feita, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) já é disponibilizado, permitindo que o empreendedor inicie os trabalhos na hora.

Abertura Simplificada

Com o objetivo de dispensar a ida ao cartório e juntas comerciais, a abertura simplificada do Inova Simples pode ser realizada de maneira on-line através da plataforma da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Publicidade

Basta preencher corretamente os dados solicitados e comprovar o caráter inovador do seu negócio para gerar o número do CNPJ e iniciar as atividades no mesmo dia. Vale lembrar que o sistema foi criado para estimular o avanço tecnológico no Brasil, e possui o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Registro de Marca

Além dos diversos benefícios para facilitar o processo de abertura ou fechamento de empresas, o Inova Simples também contempla o registro de marca. Esse registro pode ser realizado por meio de um ícone no ambiente virtual da Redesim que direciona a um espaço destinado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Dessa forma, é possível encontrar um compilado de todas as orientações necessárias para o registro de marca ou pedido de patente em um só ambiente, permitindo que as empresas consigam manter suas ideias registradas e protegidas legalmente de uma maneira ainda mais prática.

Assinatura eletrônica

Entre os benefícios oferecidos pelo sistema, também está a assinatura eletrônica do Portal Gov.br. Por meio dela, é possível permitir que o empreendedor assine todos os documentos de forma eletrônica, sem a necessidade de se deslocar para realizar o reconhecimento de firma no cartório.

Entretanto, isso não vale para todos. Segundo a Lei 14.063, essa facilidade pode ser utilizada apenas pelos empreendedores que possuem um nível de identificação prata ou ouro no aplicativo Gov, pois exige a validação facial pelo aplicativo ou um login vinculado com a conta de algum dos bancos que são credenciados pelo sistema.

Apoio à inovação

No entanto, sem dúvidas, as empresas inovadoras têm lançado soluções importantes para a sociedade em todos os âmbitos, e a cada dia mais, vêm mostrando ser uma peça valiosa para a economia do país. Com isso, o governo pretende criar mais oportunidades para apoiar as iniciativas empresariais que tragam inovação.

Assim, começando através das novas funcionalidades do Inova Simples que auxiliarão na abertura de empresas, essa categoria irá conquistar um espaço superior no mercado econômico, gerando maior renda e empregabilidade para os trabalhadores brasileiros.

Para concluir e trazer muitos benefícios vantajosos aos negócios, é importante que o empreendedor esteja sempre atento às funcionalidades oferecidas pelo governo através desse novo sistema, pois elas podem auxiliar na abertura simplificada de empresas de forma rápida, prática e segura, além de muitos outros benefícios.

Veja também: Banco Central lança sistema para que pessoas físicas e jurídicas saibam se possuem dinheiro ”esquecido”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário