Empreender no Brasil em 2021, será que vale a pena?

Atualmente com a crise que o Brasil passa milhares de pessoas estão pensando em empreender. Ter o seu próprio negócio, e não dar satisfação para ninguém é o sonho de muitos.

Publicidade

Mas, quando falamos em empreender não é tão fácil, não é simplesmente se dar férias quando quiser. Abrir um negócio requer muita dedicação e estudo. Quem almeja abrir uma empresa precisa saber de tudo um pouco!

Nós da equipe Boas Ideias vamos explicar quais as vantagens de se ter uma empresa, desvantagens e quais as técnicas são necessárias para alavancar o seu negócio. Acompanhe!

Publicidade

Burocracias

Para abrir uma empresa no Brasil hoje é bem exaustivo, as leis brasileiras são reconhecidas por colocar vários tipos de burocracias e empecilhos para os empreendedores.

Em média o tempo que leva para abrir uma empresa é de pelo menos dois meses, já para conseguir alvarás de funcionamento em São Paulo por exemplo, demora nove meses, para deixar um imóvel regularizado conforme a lei demora pelo menos 529 dias. Sendo assim, é muito tempo para resolver essas burocracias, e acaba tirando o foco do empresário.

No entanto, esses processos estão a cada dia ficando mais simples para pequenos e médios empresários. Mas, ainda tem muito a evoluir.

Empreender no Brasil em 2021, será que vale a pena?
Empreender no Brasil em 2021, será que vale a pena?

Perspectiva

Portanto, para se tornar um empresário não é necessário sair do emprego em que esta momento, mas deverá saber que um empreendedor não tem os mesmos benefícios que um funcionário tem, como por exemplo:

  • FGTS;
  • Decimo terceiro salário;
  • Férias remuneradas;
  • Salário fixo.

Todavia, se o empreendedor cumprir as exigências impostas, ele terá benefícios como aposentadoria e auxílio-doença. Mas, tenha em mente que terá que deixar os benefícios de CLT para trás.

Correr Riscos

Contudo, a falta de experiência em muitos brasileiros é a maior causadora de falências. O Sebrae  (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostrou uma pesquisa feita por eles, mostrando que 24% das empresas são encerradas precocemente antes mesmo de completar dois anos.

Além de entrar com investimentos é preciso ter conhecimento em gerenciamento financeiro, pra que um empresário possa prosperar, é indispensável ter um controle financeiro. Primeiramente, para dar a devida atenção a isso, é essencial ter uma conta do banco aberta com o CNPJ da empresa, de preferência aqueles que isentam as tarifas e anuidade de cartão de crédito, também não podemos deixar de  lembrar que é importante ter uma que você tenha acesso aos bancos digitais.

Ser multitarefa para empreender

É preciso saber que o empresário no início tem que “se virar nos 30”, ou seja ser multitarefas. Precisará cuidar da parte financeira, qualidade, atendimento e todas as áreas que sua empresa precisar ter alguém. No começo é uma vantagem fazer tudo isso, não precisar investir em funcionário, no início é uma boa economia. Conforme sua empresa for crescendo a necessidade de funcionário às vezes se tornará crucial.

No entanto, é muito bom isso no começo, saber delegar todas as funções é essencial, se acontecer algo o empresário vai saber como agir.

Ter flexibilidade para empreender

Digamos que um ponto positivo em empreender é a flexibilidade que o empresário cria. Esse tópico é onde atrai mais pessoas a abrirem empresas, sem ter chefe cobrando toda hora o que fazer.

Dicas para alavancar o seu negócio

Para começar, os pontos principais que o empresário deve tomar bastante cuidado é:

  • Mantenha sempre separado as dívidas pessoais das dívidas da empresa. Primeiro, tenha uma reserva de emergia de pelo menos um ano, se acontecer algo na sua empresa você tem como pagar as contas sem se desesperar.
  • Faça bastantes cursos de gestão de pessoas e gerenciamento financeiro. Existem diversos gratuitos fornecidos pelo Sebrae com certificados. Pesquise bastante sobre o seu mercado que vai te ajudar muito.

E aí, você acredita que vale a pena abrir um negócio no Brasil? Nós dizemos que sim, todo risco é valido para aprendizado e se der certo apenas aproveite! Não esqueça de ler nossas matérias do site com dicas de empreendedorismo.

VEJA TAMBÉM: Dicas infalíveis para administrar as dívidas do seu negócio. Confira!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário