MEIs são responsáveis por 78% do número de negócios voltados ao mercado pet

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Desde 2012, o número de pequenos negócios relacionados ao mercado pet tem disparado, e hoje o valor já soma 83,4 mil negócios. Esse crescimento ao longo dos anos se dá graças aos microempreendedores individuais (MEI) que vêm demonstrando grande interesse no setor de comércio de produtos ou serviços para animais domésticos.

Entre os produtos e serviços comercializados pelo setor varejista, estão à venda os artigos veterinários, alimentos, medicamentos e serviços para a saúde dos animais. Assim, com o crescimento dos negócios pet, os microempreendedores têm encontrado oportunidades para investir neste mercado.

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Microempreendedores individuais

O motivo dos MEIs serem responsáveis por 64,8 mil são os benefícios que esse CNPJ carrega, pois ao se tornar um profissional autônomo, você pode conseguir facilidades ao abrir uma conta no banco, no pedido de empréstimos e na emissão de notas ficas. Além disso, as os diretos permanecem sendo de pessoa jurídica.

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Entretanto, não é qualquer um que pode obter o registro de microempreendedor individual, já que é necessário que a área de atuação do indivíduo esteja presente na lista oficial da categoria, e que o faturamento seja de até R$81 mil por ano ou R$6750,00 por mês.

Interesse no mercado pet

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o interesse ao longo dos últimos 10 anos pelo mercado pet se dá por conta do número de pessoas que buscaram adotar um animal doméstico ter subido cada vez mais, e a tendência é que continue sendo uma atividade com ótimas perspectivas para este ano.

Vale ressaltar que ainda antes da pandemia, o setor já vinha crescendo de forma exponencial, e que se tornou uma boa opção de investimento para milhares de trabalhadores que se identificaram com o segmento. Entretanto, segundo Melles, a pandemia ajudou a ressaltar mais ainda essa tendência.

Levantamento do Sebrae

Atualmente, o número de negócios ligado ao setor pet já soma 83,4 mil, em contraste com o ano de 2012, quando o valor era de apenas 18 mil. Isso representa um aumento significativo de 363% durante todos esses anos. Além disso, nos últimos dois anos, foram criados cerca de 22,9 mil CNPJs que atuam com atividades ligadas ao segmento pet, correspondendo a cerca de 27% do total atual.

Segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócios, o crescimento do setor está de acordo com os dados que mostram que as atividades ligadas aos pet shops foram algumas das que sofreram menos com os impactos gerados pela crise sanitária.

Em novembro de 2021, a 13ª edição e última desse estudo foi realizada, e revelou que 90% dos pet shops abertos nesse período permanecem funcionando, além de não sofrerem muitas alterações comparadas ao período pré-pandemia. Carlos também aponta que enquanto a média da queda de faturamento dos pequenos negócios estava negativa com -30% em novembro do ano passado, no setor pet o resultado marcava apenas -19%.

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