Hoje, dia 21 de março, é o Dia do Pão Francês. Este dia especial celebra um dos alimentos mais queridos e presentes na mesa dos brasileiros. Apesar do nome “francês”, o pão que consumimos no Brasil foi criado aqui mesmo, no século XX, inspirado nos pães franceses da época.
O consumo anual desse tipo de pão no Brasil é de aproximadamente 2,3 milhões de toneladas, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). Isso significa que cada brasileiro consome, em média, 33,5 kg de pão francês por ano.
As regiões Sul e Sudeste são as que mais consomem o produto, com média anual per capita de 45 kg e 42 kg, respectivamente. No restante do país, a média fica em torno de 33,5 kg/ano.
É é o tipo de pão mais consumido no Brasil, representando 34,39% dos produtos panificados vendidos no país. Ele é um alimento popular e presente na mesa de muitos brasileiros, sendo consumido no café da manhã, almoço, jantar e lanches.
Além disso, é um alimento versátil que pode ser consumido de diversas maneiras: no café da manhã, no almoço, no jantar ou como lanche. Ele é perfeito para ser recheado, torrado, feito sanduíche, ou simplesmente apreciado com manteiga ou requeijão.
Curiosidades sobre o consumo de pão francês no Brasil
– O consumo no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Em 2019, o consumo per capita foi de 32,5 kg/ano, o que representa um aumento de 3% em relação a 2018.
– O pão é o segundo alimento mais consumido pelos brasileiros, atrás apenas do arroz.
– O Brasil é o segundo maior consumidor do mundo, atrás apenas da China.
– O preço do pão francês é um dos itens que mais impactam a inflação no Brasil.
– A produção de pão no Brasil gera cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.
– Esse tipo de pão, é o mais consumido no Brasil, com um consumo anual de cerca de 2,3 milhões de toneladas.
Qual o peso do pão francês no faturamento de uma padaria?
Em geral, estima-se que o referido produto represente entre 20% e 40% do faturamento de uma padaria. No entanto, este valor pode ser maior ou menor, dependendo dos fatores.
Por exemplo, o peso do pão francês no faturamento de uma padaria pode variar significativamente, dependendo de diversos fatores, como:
– Localização da padaria: em regiões onde o pão francês é mais popular, como o Sul e Sudeste do Brasil, ele tende a ter um peso maior no faturamento.
– Perfil dos clientes: padarias que atendem a um público com renda mais baixa geralmente vendem mais pão francês, enquanto padarias com foco em produtos gourmet podem ter um peso menor do pão no faturamento.
– Estrutura de custos da padaria: padarias com custos de produção mais baixos podem ter um lucro maior na venda do pão francês, mesmo com um preço menor.
– Mix de produtos: padarias que oferecem uma variedade maior de produtos, como doces, salgados e tortas, podem ter um peso menor do pão francês no faturamento.
Por que o nome pão francês?
O pão francês, apesar do nome, não é originário da França. Ele foi criado no Brasil no início do século XX, inspirado nos pães franceses da época.
Independentemente da origem do nome, o pão tornou um alimento popular e querido pelos brasileiros. Ele é um símbolo da cultura brasileira e está presente na mesa de muitos brasileiros todos os dias.
Porém, existem algumas teorias sobre o porquê do nome:
– Influência da cultura francesa: na época em que o pão foi criado, a cultura francesa era muito influente no Brasil. A elite brasileira apreciava os pães franceses e buscava reproduzi-los no país.
– Diferenças do pão português: o pão francês era diferente do pão português, que era o tipo de pão mais consumido no Brasil na época. O pão era mais leve, com miolo branco e crosta dourada, enquanto o pão português era mais escuro e pesado.
– Marketing: o nome “pão francês” pode ter sido usado como estratégia de marketing para atrair os consumidores, que associavam a França à qualidade e sofisticação.
Pesquisas e estudos realizados sobre o tema
– ABIP: a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) realiza pesquisas anuais sobre o consumo de pão francês no Brasil. A pesquisa mais recente, de 2022, indica que o pão representa 34,39% dos produtos panificados vendidos no país.
– Nielsen: a empresa de pesquisa Nielsen também realiza estudos sobre o consumo de alimentos no Brasil. Um estudo recente da Nielsen indica que o pão é o segundo alimento mais consumido pelos brasileiros, atrás apenas do arroz.
– Kantar: a empresa de pesquisa Kantar também realiza estudos sobre o consumo de alimentos no Brasil. Um estudo recente da Kantar indica que o preço do alimento é um dos itens que mais impactam a inflação no Brasil.
Outros link para pesquisa
– SINDITRIGO: http://sinditrigo.com.br/o-setor-de-panificacao-do-brasil-em-numeros/
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