10 livros sobre empreendedorismo para quem é, ou quer virar empreendedor

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As renovações de aprendizagens contínuas são essenciais no campo do empreendedorismo. Afinal, as tendências estão surgindo o tempo todo e os processos, produtos e serviços estão mudando e evoluindo em um ritmo cada vez maior.

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Para se manter relevante nesse mercado dinâmico, o aprendizado precisa se tornar um hábito diário. Nesse sentido, o investimento em livros sobre empreendedorismo é indispensável. Títulos importantes da sua carreira, como os que abordaremos neste artigo, não podem faltar na sua estante. Por isso, listaremos a seguir livros sobre empreendedorismo para quem é empreendedor ou quer ser!

  1. O lado difícil das situações difíceis (Bem Horowitz)

Muitas pessoas falam sobre os milagres de ser empreendedor, como ter a liberdade de escolher o futuro do seu negócio. No entanto, muitos ainda não levam a sério os desafios de ser dono e a importância de como lidar com os fracassos e erros.

Um empresário experiente no Vale do Silício, Ben Horowitz aborda essas questões em “O lado difícil dos tempos difíceis”. Portanto, ao decorrer do livro, o escritor dá dicas para lidar com situações que não são ensinadas pelo curso de Administração. Contudo, o livro auxilia os leitores, mostrando como lidar com questões de como demitir um amigo e quando decidir vender sua empresa.

  1. Startup enxuta (Eric Ries)

Como empresário residente na Harvard, Eric aponta neste livro como os empreendedores podem usar a inovação contínua para criar empresas que possam ser sucesso. Nas discussões as dicas são para pessoas que querem construir empresas com novos produtos, sem desperdiçar.

Portanto, o autor mostra histórias de outros empreendedores reais, com lições das instituições que eram mais dinâmicas. No entanto, o que torna este livro diferente é que os princípios da Startup podem ser aplicados a todo e qualquer projeto, independentemente do setor.

  1. O gestor eficaz (Peter F. Drucker)

O livro clássico de Peter F. Drucker, como o nome sugere, ensina como gerenciar de forma prática e eficaz. Ou seja, o objetivo é mostrar ao gestor como implementá-lo é um dos grandes trunfos do projeto. Lançado no ano de 1990, o livro se mantém atualizado abordando tendências atemporais de gestão e combinando-as com dicas práticas que podem ser aplicadas diariamente na rotina de qualquer gestor.

  1. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

Outro clássico imperdível na biblioteca de startups é Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. Em 1936 foi lançado, e ainda atualizado, este livro aborda conceitos básicos para quem deseja melhorar a maneira como se relacionar com os outros, tanto a nível profissional quanto pessoal. A Carnegie oferece técnicas e métodos indispensáveis ​​para quem precisa e quer se destacar nas negociações.

  1. O jeito Disney de encantar os clientes (Disney Institute)

Excelente serviço é uma marca registrada da Disney. Então, é um ótimo trabalho para quem quer se inspirar em abordagens e práticas inovadoras que fazem da empresa uma referência em satisfação do cliente. Neste livro, conheça os passos que a Disney deu e os fundamentos do sucesso e crescimento de seu fundador, Walter.

  1. Hábitos de pessoas altamente eficazes (Stephen Covey)

Como gerenciar problemas e aproveitar melhor seu tempo são alguns dos temas abordados neste livro, um dos maiores fenômenos editoriais do mundo dos negócios. Ao longo da leitura, os leitores terão acesso a ferramentas que ajudam a realizar mudanças pessoais e profissionais efetivas em seu dia a dia.

  1. Girlboss (Sophia Amoruso)

Os leitores encontram a história inspiradora de uma empresária de US$ 100 milhões em “Girlboss”, de Sophia Amoruso. Portanto, uma das coisas que torna este livro diferente é que ele mostra que, mesmo que tudo pareça estar falhando, você pode usar seus talentos e habilidades pessoais para mudar as coisas e construir uma empresa em que acredita.

  1. Aventuras empresariais (Jonhh Brooks)

Um best-seller do New York Times e conhecido como o livro favorito do famoso Bill Gates, o trabalho de Brooks fala sobre os erros das grandes empresas. Um caso discutido foi o da Ford, que criou o Edsel, um carro de passeio que falhou devido a um erro de cálculo de seu design e nome. Ou seja, em Business Adventures, é possível entender quais decisões levam a empresa ao sucesso ou, por outro lado, podem ser retiradas do mercado.

  1. Mindset (Carol Dweck)

Este termo foi feito para apontar a nova psicologia do sucesso, é explicado em um livro pela professora de psicologia de Stanford e especialista em sucesso e motivação, Carol Dweck. De um modo geral, a mentalidade é a nossa atitude mental em relação à vida. Mudá-lo é fundamental para realizar todo o seu potencial.

  1. Estratégia do oceano azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)

Por fim, na segunda edição, este livro apresenta uma abordagem inovadora ao pensamento estratégico. Isso levou ao desenvolvimento de novos espaços (ou seja, o oceano azul) e à separação da concorrência (o oceano vermelho).

Para criar essa teoria, os autores estudaram 150 vencedores e perdedores em 30 indústrias diferentes. De acordo com Kim e Mauborgne, as empresas que criaram novos nichos encontrarão, caminhos diversos para o ter o aumento contínuo.

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