Veja Boas Ideias de negócios para empreender no ano de 2022

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A economia no Brasil, pós crise da covid-19, mesmo com grande incerteza ainda pairando sobre o futuro, vem demonstrando sinais tímidos de recuperação, mesmo com acontecimentos como a guerra Rússia X Ucrânia, eleições presidenciais, alta das taxas de juros, crise do petróleo e consequente aumento de combustíveis, instabilidade do câmbio, alta do preço das comodities, crise hídrica entre outros.

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Nesse momento investimentos e políticas públicas, assim como credito focado em alguns setores ou nichos, poderiam auxiliar muito mais na melhora da crise e tendem a se desenvolver mais nesse momento. Mesmo assim, muitas empresas estão se reestruturando e planejando suas estratégias e ações para conseguir se destacar em 2022. Por isso o empreendedor deve estar sempre atento as essas promessas do mercado, mesmo que não sejam ligadas ao nicho que ele representa.

Após a crise o negócio é empreender

De acordo com uma pesquisa recente do SEBRAE, em 2021 no primeiro semestre registrou um número recorde de abertura de micro e pequenas empresas no Brasil. Portanto, apenas nos primeiros seis meses foram abertas 2,1 milhões de empresas, um aumento de 35% em relação a 2020.

Para 2022, os empresários devem estar atentos às tendências crescentes dos últimos dois anos. Além disso, outros inovadores provaram que podem levar a grandes oportunidades. No entanto, é necessária uma profunda pesquisa de mercado e planejamento do negócio para alcançar o sucesso desejado. Compreender todo o conceito de campos emergentes e empreendedorismo pode fazer a diferença e ajudar a decidir onde investir recursos e como implementar as melhores estratégias para a prosperidade.

Qual é o melhor nicho do mercado para empreender?

Alguns pontos importantes para identificar o melhor nicho, levando em consideração questões como:

  • Público-alvo

Saber quem é o público-alvo facilita a identificação do melhor nicho de mercado, pois ajuda a planejar qual a forma mais certeira de agradar os clientes.

  • Mercado-alvo

Veja se há oportunidades de crescimento e audiência. Portanto, não se deve errar ao investir em ideias que só serão rentáveis ​​no curto prazo. Afinal, alguns negócios podem parecer interessantes, mas não têm perspectivas de expansão no médio e longo prazo.

  • Concorrência

Embora o negócio pareça interessante, os empresários precisam ficar de olho se o mercado está saturado. É importante pesquisar o mercado e depois comparar a concorrência e usar essa pesquisa para analisar os pontos fortes e fracos de cada mercado.

  • Capital inicial

É importante saber quanto você precisa e quanto você tem para investir. Usar toda a renda disponível em primeiro lugar é perigoso. É sempre desejável ter uma reserva em caso de emergência ou negócio mal sucedido. Os empresários devem lembrar que os lucros não vêm logo, por isso é preciso estar sempre apoiado.

  • Competitividade

Saber em qual nicho o negócio está inserido pode garantir uma análise mais aprofundada das empresas concorrentes, tornando suas estratégias as melhores possíveis.

  • Parcerias

Parcerias são bem-vindas para quem quer ter sucesso no mundo dos negócios. Para serem mais eficazes, os empreendedores devem sempre buscar parceiros que se identifiquem com seu nicho.

Problema a ser resolvido

Outro ponto necessário para estar atento na hora de escolher um nicho lucrativo é saber quais problemas o negócio vai resolver. Que requisitos podem surgir. O empreendedor deve procurar se perguntar se tem aptidão e agilidade para contornar situações e entregar bons resultados aos clientes. Além de estar aberto aos feedbacks de seus consumidores, que podem ser aliados para melhorar seus atendimentos e entregas.

Como escolher o nicho para empreender?

Para saber quais serão os nichos mais lucrativos para o ano de 2022, deve-se levar em conta o momento atual, que além da crise econômica, tem-se a pandemia de COVID-19, a guerra e outros eventos aqui já explicitados, que de certa forma estão transformando os hábitos dos consumidores e mudou o comportamento do mercado.

Abaixo o portal BOAS IDEIAS, mostra dez tendências do mercado que tem tudo para fazer sucesso em 2022!

Negócios Digitais / Virtuais

Negócio digital refere-se a empresas que usam tecnologia e a Internet para desenvolver e comercializar produtos e serviços com padrões mais modernos. Praticamente todos os seguimentos, tem atividades, seja com relações comerciais ou somente institucionais no mundo virtual. Portanto um negócio digital pode estar inserido em diversos segmentos de mercado. Entre, os quais podemos destacar:

Consultoria de marketing digital

A tendência atual é o marketing digital. Portanto, há uma necessidade crescente de empresas e marcas contratarem empresas e profissionais especializados nessa área. Agora, é a hora de quem entende muito bem o assunto e além disso tenha experiência de fazer bons negócios.

Os empreendedores poderão atuar na prestação de serviços de forma independente e criar sua própria agência para orientar a implementação de estratégias de crescimento e vendas na Internet. Além disso, a campanha auxilia as marcas a notar a diferença de quais são as melhores oportunidades e os passos necessários para capitalizá-las, ajudando a planejar o cumprimento das metas dos contratados.

Consultoria empresarial online

Muitas pessoas desejam empreender ou melhorar suas habilidades verbais e profissionais. Por que não explorar o meio online para realizar essas ações e transmitir os seus conhecimentos? Com as estratégias de marketing digital para pequenas empresas corretas e sabendo exatamente em quais meios divulgar os serviços, as chances de sucesso são ainda maiores.

 Criação / Produção de conteúdo

Tem crescido muito a procura por empresas e profissionais que produzam textos para blog, site e redes sociais. Um bom material poderá, além de trazer informações relevantes, influenciar na decisão de compra de um cliente.

Dropshipping

Apesar de ser um termo novo, o mercado de Dropshipping tem de tudo para se tornar um dos mais populares em 2022. Nessa modalidade, o empreendedor atua como uma espécie de intermediário ou revendedor, sem a necessidade de manter um estoque de produtos em sua casa. Assim, basta ao interessado criar um e-commerce, divulgar os produtos e atrair os clientes, deixando o envio e a divisão das comissões diretamente com o fornecedor dos itens.

  1. E-commerce

Com a quarentena obrigatória, o e-commerce ganhou força. Mesmo que as atividades normais sejam retomadas, o mercado digital não deverá sofrer um revés. Pelo contrário, a tendência é que continue a se desenvolver no futuro. Contudo, uma das vantagens para quem está iniciando esse tipo de negócio é que não precisa de uma loja física. Atualmente, você pode comercializar seus produtos digitalmente.

No entanto, além de diminuir os custos de aluguel, mão de obra e despesas de manutenção, ter uma loja online permite ampliar seus horizontes e alcançar mais consumidores. Entretanto, os empreendedores devem estar cientes de que, embora isso facilite a promoção de seus produtos, há também a questão da forte concorrência. Portanto, você precisa fazer um bom trabalho de marketing de sua empresa para ganhar reconhecimento de sua marca e se destacar dos outros. Só porque uma empresa está online não significa que não deva ser vista como líder de mercado.

Especialista em Facebook Ads e Google Ads

Ainda no espaço do marketing digital, existem duas grandes demandas dos profissionais de marketing: os especialistas em Google Ads e Facebook Ads. Atualmente, as empresas estão atentas às tendências de mercado que apontam para essas grandes plataformas. No entanto, simplesmente criar um bom conteúdo nem sempre é suficiente para ter sucesso e se destacar da concorrência.

É necessário entender como as plataformas funcionam e como melhor utilizá-las. No entanto, este é um trabalho que requer experiência e muito conhecimento. Para se destacar nas buscas, você precisa empregar algumas técnicas, incluindo o uso de SEO (palavras-chave) e publicidade paga.

As empresas querem resultados, e é por isso que querem alocar recursos de forma mais inteligente. Isso significa obter retornos financeiros, não ganhar dinheiro com atividades ineficientes. Como nem sempre tinham tempo ou conhecimento, acabaram contratando profissionais da área para exercer essa função.

 Home Office

Nos últimos dois anos uma das maiores mudanças foi a introdução de um sistema de home office. Essa é uma tendência que deve continuar em 2022, porém, de forma aprimorada. Para aqueles que estão pensando em começar um negócio, esse sistema de trabalho pode ser gerenciado. Embora você precise de uma equipe, os profissionais não precisam mais realizar fisicamente suas tarefas em um espaço físico.

A tecnologia permite que isso seja feito remotamente. O controle de estoque, caixa, vendas e faturamento pode ser feito pelo sistema e pela plataforma. Até mesmo reuniões e treinamentos podem ser realizados remotamente. No entanto, para que um negócio funcione corretamente, é preciso saber aproveitar todo esse potencial. Feito corretamente, ele pode aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais que geralmente são altos nos modelos tradicionais.

Infoprodutos / Mercados de afiliados

As apostas em 2022 são produtos de informação. Nesse tipo de negócio, o empreendedor se torna o criador de um produto digital. Itens virtuais como cursos online; e-books; audiolivros; infográficos, apostilas; cursos em vídeo; aplicativos; livros e músicas podem ser produzidos e vendidos.

Por exemplo, uma das vantagens desse negócio é o custo de produção infinitamente baixo em relação à versão física. Além de materiais, também economiza em frete e estoque etc.

No entanto, embora as perspectivas sejam promissoras, os empreendedores devem sempre analisar se seus produtos de informação têm adesão de mercado e de pessoas. Por isso, é bom pesquisar as necessidades e interesses do seu público para construir algo a partir daí.

Outro fator a considerar é que, embora isso não seja uma regra, o ideal é que os produtos de informação tenham potencial de vendas ilimitado.

Para quem quer usar infoprodutos existe uma grande oportunidade de realizar um outro negócio com baixo investimento e com boas chances de retorno: o marketing de afiliados.

Em outras palavras, o mercado de afiliados trata-se de uma divulgação de produtos/serviços em plataformas online. Em alguns casos, a plataforma pode até oferecer uma página de negociação personalizada para cada vendedor. Sempre que uma venda é concretizada, ele recebe uma comissão pelo trabalho.
Mas atenção: é um trabalho que demanda bastante dedicação. A divulgação pode ser feita por diversos meios, sendo as redes sociais as mais utilizadas pelos profissionais.

– Prós: Sem investimento, alto lucro, variedade de produtos, trabalho em qualquer lugar do mundo

Contra: O trabalho exige profissionalismo para obter bons resultados e lucros, boas estratégias de vendas e alta persuasão.

Essa divulgação pode ser feita de diversas formas, sendo as redes sociais as mais utilizadas por esses profissionais. Encontre um nicho lucrativo, torne-o seu negócio e ganhe independência financeira.

  1. Negócios EAD (cursos online)

A educação nunca sai de moda, ela é fundamental para o desenvolvimento das sociedades e esse crescimento pode ser maior em 2022. Com a pandemia, o ensino passou a ser remoto. Segundo o Mapa do Ensino Superior do Semesp, no primeiro semestre de 2021, enquanto as matrículas em cursos presenciais caíram 8,9%, as inscrições para EAD seguiram aumentando em 9,8%.

Com mais tempo em casa nos últimos meses, muitas pessoas pensaram em investir um pouco mais em educação, seja com cursos de idioma, seja obtendo um novo diploma universitário, ou até mesmo complementando os conhecimentos em áreas como marketing, apresentação pessoal, programação e mais. Para os donos de escola, a opção virtual despontou ainda mais como a promessa de algo que deve se manter em crescimento no futuro.

Por outro lado, o desempenho dos alunos também diminuiu. Para não afetar o aprendizado, muitos pais decidem adicionar alternativas para potencializar seu aprendizado. Quem tem experiência nessa área pode investir em empresas que oferecem aulas particulares para crianças e adolescentes. A vantagem é que exige um investimento menor em relação a outros segmentos de mercado e pode trazer bons retornos no curto prazo.

Aproveite para investir nos seguintes pontos:

  • Materiais para organizar o estudo, como cadernos, agendas e outros;
  • Livros, tablets e acessórios;
  • Mesas e cadeiras.
  1. Relacionamentos on-line

As relações foram abaladas desde o início da pandemia, mas na realidade só aumentaram. Esse nicho ganhou destaque em meio à crescente demanda, seja por meio de redes sociais ou aplicativos para o público adulto. Se você está pensando em investir na área, pode fazê-lo:

  • Produtos que aumentam a autoestima;
  • presentes para namorado e namorada;
  • Itens que aumentam o relacionamento;
  • espaço para troca de informações;
  • namoro virtual;
  • Lições para melhorar os relacionamentos.

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