Como migrar de contador à dono do seu próprio escritório e se destacar na concorrência?

A decisão de se tornar um empreendedor e abrir o seu próprio escritório é o sonho de muitos contadores que se formaram recentemente ou até mesmo o desejo para quem trabalha ha um bom tempo na área. Mas, muitos desistem antes mesmo de tentar por existir muitas concorrências.

Publicidade

Porém, além de possuir experiências e uma boa rede de contatos os profissionais é necessário acima de tudo ter estratégia para colocar em prática. Afinal, para ter um bom desempenho é preciso de investimentos. Para manter o escritório no cenário atual no qual vivemos é preciso se destacar e atrair clientes. Por isso, listaremos a seguir as principais dicas de como montar um escritório de contabilidade. Acompanhe!

É preciso inovar

Com tantos escritórios, é impossível abrir uma firma de contabilidade e fornecer com sucesso os mesmos serviços dos concorrentes. Portanto, a forma de se destacar, é investindo no diferencial sempre prevendo tendências e oportunidades. Então, para que você entenda melhor por que esse fator é tão importante, vamos falar sobre o tamanho do mercado contábil.

Publicidade

O CFC (Conselho Federal de Contabilidade) anunciou no final de março que atualmente no Brasil possuem mais de 516 mil profissionais contábeis com cadastro ativo e 75 mil escritórios e empresas ativas no mercado. Mas, esse número assusta quem deseja virar empresário, pois, muitos desses escritórios de contabilidade estão funcionando há mais de 2 anos.

Entretanto, não precisa se espantar, diante desses números existem pontos positivos. A boa notícia é que assim como existem muitos escritórios, muitas empresas estão sendo abertas mensalmente. De acordo com o Ministério da Economia, recentemente foram abertas 355 mil empresas. Então, é fácil ver que as oportunidades possuem de monte, basta saber inovar o seu escritório para chamar atenção desses empresários.

Como montar um escritório?

É impossível falar em diferenciação e inovação sem primeiro construir os elementos básicos das operações de negócios. Portanto, se você está pensando em abrir um escritório de contabilidade, o primeiro passo é fazer um planejamento. Para sua conveniência, fornecemos etapas aqui para permitir que você aprenda mais sobre este tópico. Ao preparar um plano para abrir uma empresa de contabilidade, todas as seguintes questões devem ser respondidas.

Valores, missão e visão

Para iniciar, é preciso saber que esses três pontos são importantes para nortear e coordenar todos os envolvidos nas expectativas de negócios da empresa e na forma como ela atua. Este ponto ajuda a responder às seguintes questões.

  • Que serviços você planeja fornecer?
  • O seu escritório será generalista ou segmentado?
  • Como será o atendimento ao cliente: presencial ou online?
  • Além de serviços de contabilidade, em quais outros departamentos você trabalhará. O Fiscal, Societário ou Pessoal?
  • Público alvo?

Após isso, análise o cenário atual, é importante que você estude sempre as variações do macro ambiente e as influencias que afetam o seu negócio. Faça uma pesquisa de gestão, siga as nossas dicas abaixo.

  • Tenha um plano de negocio

Para qualquer categoria de negócio, o ponto inicial é ter um bom planejamento, que deve ser feito por um plano de negócios. Então, por conta disso que os profissionais podem estabelecer metas, quais serviços serão prestados, o investimento necessário, os concorrentes, clientes, entre outros. Por isso, é preciso entender o mercado, e cada etapa da construção do escritório deve ser feita com bastante antecedência para montar uma empresa de sucesso.

Um bom planejamento financeiro deve ser realizado para que a abertura de um escritório de contabilidade seja realmente viável, ou seja, para a captação de recursos a serem utilizados. Se for sócio, quanto deverá ser estipulado no contrato da empresa. Além disso, saber quantos recursos serão usados ​​nas atividades operacionais.

  • Escolha aonde ficará o escritório

A escolha da localização do escritório de contabilidade é a segunda etapa. Os profissionais devem considerar a localização do empreendimento e as facilidades exigidas pelo cliente para localizar o imóvel. Portanto, preste atenção na localização, pois, o escritório não precisa ficar em um local com grande visibilidade, mas deve estar próximo ao shopping para entrada e saída dos clientes.

Preste atenção às vias de acesso, condições de tráfego, vagas de estacionamento, se for seguro, existem bons locais de referência. Outro fator importante é a instalação, ou seja, garantir que o espaço onde está localizado o escritório tenha boa estrutura física, instalação elétrica íntegra, pintura, espaço para móveis e espaço para recepção de clientes. Além disso, certifique-se de ter um espaço adequado e seguro para armazenar documentos importantes do cliente.

  • Contratação de colaboradores especializados

Embora muitos processos tenham sido informatizados e automatizados, ainda existem alguns dados que precisam ser armazenados, portanto, todas as considerações devem ser analisadas para garantir sua segurança. Para quem está começando, a solução encontrada é trabalhar sozinho. Mas, à medida que a base de clientes aumenta, a contratação de novos profissionais é inevitável.

No entanto, manter a satisfação com os serviços prestados é a garantia do sucesso do escritório de contabilidade, que deve contar com a contratação de profissionais bem treinados e experientes. À medida que o negócio se desenvolve, alguns profissionais são indispensáveis, tais como:

  • secretário;
  • Assistente de contabilidade;
  • Auxiliar Administrativo;
  • Profissionais de Recursos Humanos;
  • Assistente de serviço externo (office boy).

Em suma, não esqueça de deixar o ambiente de trabalho descontraído tanto para os seus funcionários quanto para os clientes. Para obter mais dicas sobre como abrir seu próprio negócio continue acompanhando nosso site.

Você precisa ver também: Governo de São Paulo disponibiliza linha de crédito do Banco do Povo para microempresas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário