Você sabe qual é o seu tipo de perfil empreendedor? Descubra!

Nos últimos tempos diversos brasileiros tem despertado seu lado empreendedor para abrir os seus próprios negócios sem depender de contratos formais. Mas, você sabia que existe um perfil de empreendedor para cada pessoa? Será que as pessoas nascem com um instinto de virar empresário ou isso se desenvolve conforme o tempo?

Publicidade

Então, se você quer se tornar um empreendedor, você deve primeiro descobrir o que por que de abrir um negócio.  A importância disso é que a resposta a essa pergunta está diretamente relacionada às necessidades percebidas pelo empresário. Portanto, sua atitude revelará que tipo de empreendedor você será. Além disso, seu conhecimento profissional e autoconhecimento são importantes para o desenvolvimento e crescimento do negócio. Veja nesse artigo qual perfil de empreendedor parece com você.

Sobre a importância de saber o seu perfil empreendedor

Para iniciar nesse ramo é preciso considerar as metas e prioridades do proprietário da empresa. Portanto, pensar em diferentes formas de atuar faz parte, e algumas pessoas tem objetivos diferentes, como expandir o negócio rapidamente, enquanto outros querem ir devagar sem correr muitos ricos.

Publicidade

Além disso, existem tipos de empreendedores que preferem ser autônomos formais, como graduados. Então, com essa pequena explicação deu para entender que nem todos empreendedores são iguais, e não tem certo e errado. Por isso, ao saber qual é o seu tipo de perfil, você não perderá mais tempo comparando seu negócio com outras empresas. Com esse autoconhecimento, você pode entrar em contato com coisas que são significativas para você e sua empresa, aumentando assim seus resultados.

Tipos de empreendedores

  • Visionário

No portal do Sebrae tem uma lista de características sobre empreendedores. O perfil visionário são pessoas organizadas que sabe exatamente as habilidades do mercado atual, estando sempre atento as mudanças para aplicar na empresa. Contudo, o visionário está sempre preparado para as novas etapas. Geralmente, os relatórios são fundamentais para sempre acompanhar o crescimento. Então, para esse empreendedor fazer o negócio funcionar é fundamental.

  • Inovador

Estando em uma posição de liderança. Como o nome sugere, os empreendedores inovadores gostam de coisas novas. Esse perfil pode não ter muita experiência no mercado em que atua, mas entende as necessidades do público. Por isso, está sempre em busca de alternativas criativas para ter soluções diferenciadas e atender a essas necessidades. Os seus pensamentos estão voando e sempre tendo muitos insights. Todavia, esses empreendedores sempre imaginam que sua empresa pode e tem potencial para criar novos mercados e mudar ousadamente a forma como atua em seu próprio ramo.

  • Provedor

Contudo, a imagem deste empresário teve um desejo pessoal de começar um negócio quando ele era muito jovem. Permitindo sempre que o empreendedorismo realize sonhos pessoais. Por isso, acredita que terá maior independência e obterá maior e melhor retorno financeiro do que atualmente, sem qualquer responsabilidade.

Afinal, empreendedores dessa característica tem muitos anos de experiência no mercado de trabalho, mas quer usar sua experiência para aproveitar a crise do mercado. Portanto, diante da lucratividade futura da empresa, geralmente esse perfil se atenta para se arriscar sem medo. No entanto, se não houver um plano, o negócio pode dar errado, então ele fará a reserva nos primeiros meses para evitar frustrações. Os empreendedores fornecedores buscam sempre se qualificar, antes mesmo de iniciar qualquer etapa. Ele até quer aprender a parte de controle e estrutura, e também quer ser um bom administrador.

  • Independente

É alguém que provavelmente tem iniciado um negócio antes mesmo de ler este artigo. Então, esses empresários já tem alguma experiência e não vai esperar muito, porque quer colocar suas ideias em prática o mais rápido possível. Por isso, o seu negócio ainda não é legalizado. Ou seja, empreendedores independentes encontram bastante dificuldades, mas conseguem manter todos os processos em dia sem falir.

O conhecimento formal não é o seu ponto forte, falta muito em gestão e finanças, burocracia e estrutura. Porém, no final do mês, ele consegue fechar todas as contas. Por isso, em qualquer caso, ele sempre deixa acontecer, possuem uma excelente capacidade de falar e negociar com os clientes e isso evita que suas pequenas informações de formalidade sejam percebidas.

  • Franqueado

Quer investir em uma franquia? Talvez ter uma empresa franqueada pode ser mais o seu estilo. Empreendedores deste tipo compram um plano de negócios testado com uma marca e produto claros. No entanto, não quer dizer que ter uma empresa não possua riscos, todas tem.

Portanto, para fazer parte dessa categoria de empreendedor é preciso saber que necessário se planejar bastante e ter um recurso financeiro viável para ingressar no mundo dos negócios. Atualmente, a demanda por franquias tem crescido consideravelmente já que grandes empresas inovadoras abrem espaço para esses empreendedores.

VEJA TAMBÉM: Desvende o mito sobre acessibilidade de investimentos. Afinal não precisa ser rico para isso!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário