Empresas do futuro: Ideias visionárias para o mercado atual

Se no passado o progresso acontecia de forma linear, em um mundo cada vez mais dinâmico e conectado, as empresas do futuro precisam se adequar às novas demandas do mercado; e se deseja que a sua empresa esteja entre elas, é melhor estar atento.

As novas tendências exigem uma gestão mais eficiente e democrática de pessoas – afinal, elas são uma das peças mais importantes de seu negócio. Mas é preciso, também, manter-se atualizado e saber utilizar as inovações tecnológicas a seu favor.

Como fazer isso? Nós te contamos! Acompanhe o nosso conteúdo e descubra quais são as novas tendências, como gerir adequadamente a sua equipe e quais são os atributos necessários para estar entre as empresas do futuro.

O que são as empresas do futuro?

As empresas do futuro consideram, em primeiro lugar, as pessoas. Não apenas os clientes, embora seja peça chave para o sucesso do negócio, mas também o time de colaboradores.

É preciso promover uma gestão eficiente de pessoas, de modo a alinhar todo o quadro de funcionários a sua visão, seus propósitos e objetivos. A melhor maneira de fazê-lo é exercendo uma liderança democrática, que escuta as demandas e necessidades da equipe.

Essa liderança será responsável por mantê-los motivados e engajados em um bem comum, onde você sairá ganhando e eles também. É evidente, no entanto, que considerar apenas os funcionários não é garantia de sucesso. É preciso considerar também:

A relação dos clientes com o mercado atual

Coloque-se do outro lado: O que você busca em uma empresa? Antes de contratar um produto ou serviço, o que leva em consideração? E por quais meios obtém o que deseja?

Uma reflexão rápida mostra como consumidor atual pensa e se comporta. Quando pensamos, por exemplo, nos meios pelos quais obtemos parte considerável dos produtos, percebemos a importância de estarmos conectados às redes.

Por isso, esteja presente: tenha um website, crie perfis nas redes sociais que façam sentido ao seu negócio e onde o seu cliente estará, para que possa levar a ele conteúdo de qualidade, resolver algum de seus problemas ou solucionar dúvidas a respeito de sua área ou produto.

Se voltarmos às perguntas iniciais, perceberemos que, como nós, os nossos clientes também estão cada vez mais exigentes. Com diversas possibilidades ao toque dos dedos, o que fará com que o seu negócio se destaque? Quais são os seus diferenciais?

O preço sem dúvidas é um grande atrativo, mas é a única razão para optar por um produto ou serviço? A qualidade importa, não apenas no desenvolvimento de uma mercadoria, mas sobretudo no suporte e atendimento dado.

Invista em automação

A automação otimiza processos produtivos nos mais diversos setores da economia. Muitas profissões já foram substituídas por atendimentos automáticos, bem como processos em linhas de montagem, como ocorre com a Coca-Cola.

Mas não apenas: uma maneira fácil de perceber essa mudança é entrando em contato com operadoras de telefonia. Atualmente é possível solucionar a maioria dos problemas através de um atendente virtual. E essa é uma tendência do mercado.

Esse processo sem dúvidas extinguirá uma série de postos de trabalhos, mas também abrir portas à novas possibilidades, que incentivará a qualificação e desenvolvimento de indivíduos. A capacitação, que já é um grande diferencial, será decisiva.

Eis aí a razão de investir em conhecimento e incentivar os colaboradores a desenvolver os seus potenciais através de cursos, palestras e workshops. Essa prática permitirá a realocação para novos, e melhores, cargos.

Por fim, as empresas do futuro devem voltar também a atenção aos novos hábitos de consumo, as transformações nas comunicações e avanços tecnológicos. Adaptar-se aos novos padrões é a melhor forma de manter-se vivo e prosperar em um mercado cada vez mais competitivo.

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