Você já conhece a área de gestão de Recursos Humanos? Saiba mais sobre a profissão

Nos últimos anos foi possível notar um grande crescimento na área de Recursos Humanos (RH) para garantir a motivação e produtividade dos colaboradores. Entretanto, vale lembrar que o setor possui muitas outras responsabilidades, se tornando mais do que um departamento operacional.

Publicidade

Dessa forma, a gestão de recursos humanos mostrou que essa área pode ir muito além do que apenas contratar e desligar funcionários, e passou a ser considerada como uma das atividades mais estratégicas da organização. Além disso, se tornou responsável por alinhar de forma estratégica os objetivos organizacionais com a satisfação dos colaboradores da empresa. Entenda o que significa recursos humanos, suas atribuições e os principais indicadores utilizados nas técnicas de gestão de recursos humanos.

O que é gestão de recursos humanos?

A gestão de RH possui a responsabilidade de construir uma relação benéfica entre os funcionários e a empresa, encontrando um terreno em comum que beneficie ambas as partes. Para a organização, as estratégias e os resultados desejados devem ser respeitados, enquanto para os colaboradores, deve-se prezar pelo desenvolvimento de carreira e pelos benefícios.

Publicidade

Portanto, a gestão de recursos humanos utiliza técnicas de administração e até mesmo de sociologia e psicologia para encontrar pontos de melhoria e resolução de problemas, alinhando os objetivos da empresa com as metas dos funcionários.

Como surgiu o setor de recursos humanos?

Contudo, para entender o conceito de gestão de RH, é necessário voltar ao século 20, quando essa área entrou em evidência. Por conta das influências da Revolução Industrial, o setor era chamado de “relações industriais”, e tratava apenas de problemas de relacionamento entre os funcionários e as empresas.

Entretanto, essa área foi crescendo, tomando forma e se tornando cada vez mais importante dentro das indústrias, adquirindo cada vez mais novas responsabilidades e melhorando as relações entre gestores e colaboradores, além de identificar diversos outros desafios de recursos humanos. 

Responsabilidades

Existem diversas responsabilidades no dia a dia do setor de recursos humanos, garantindo possibilidades e formas de atuação diferentes. As três principais responsabilidades são:

  1. Recrutamento e Seleção

Quando alguém pensa em RH, sem dúvidas a atividade mais associada ao setor é a de recrutamento e seleção, além de uma das mais importantes e prioritárias. Afinal, esta atividade busca sempre de forma clara os melhores profissionais disponíveis no mercado, selecionando-os para participar de processos seletivos com o objetivo de fazerem parte do quadro de colaboradores da empresa.

  1. Treinamento e desenvolvimento

Outra atividade de extrema importância dentro da área de RH, é o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Ou seja, além de buscar os melhores profissionais para a empresa, o setor de recursos humanos também tem a função de auxiliar no desenvolvimento de todos os funcionários.

  1. Departamento pessoal

O departamento pessoal é responsável pela gestão dos funcionários, e além de controlar as folhas de ponto, os processos de admissão e demissão e atestado médico, também tem a função de garantir o pagamento dos salários, benefícios e férias.

Veja também: Você conhece o termo gestão ambiental? Entenda o conceito e os principais benefícios

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário