Você sabe como funciona uma gestão estratégica? Saiba mais sobre o termo

Publicidade

É possível que você já ouviu falar alguma vez em gestão estratégica, mas sabe como funciona? Apesar desse termo ser utilizado geralmente nas grandes empresas, a quantidade de pequenas empresas também está a cada dia mais colocando o planejamento estratégico em prática para continuar se consolidando no mercado e crescendo.

Publicidade

Quando aplicada da maneira correta, a gestão estratégica pode trazer inúmeros benefícios ao seu negócio, analisando os indicativos necessários para que a tomada de decisões e planejamento dos próximos passos possam ser feitos de uma forma bem posicionada em relação ao mercado.

O que é gestão estratégica?

Resumidamente, a gestão estratégica nada mais é do que um conjunto de diversas práticas prescritas pelo gestor de uma empresa com o objetivo de visar o crescimento e a expansão da empresa. Para que esses objetivos sejam alcançados da melhor maneira possível, são considerados os fatores externos (concorrência, tendências do mercado e as mudanças políticas e econômicas), e os fatores internos (faturamento, práticas e serviços).

O objetivo da gestão estratégica nos negócios é principalmente verificar todos os indicativos da empresa para gerenciar os objetivos futuros com base em todos os cenários nos quais a empresa poderá se encaixar. Assim, é possível estudar o posicionamento da corporação no mercado e analisar de forma estratégica as mudanças e decisões que serão tomadas.

Quais são os indicativos analisados?

Para traçar os objetivos que você quer alcançar colocando em prática a gestão estratégica, é necessário entender as expectativas da organização para o futuro e analisar alguns indicativos. Dessa forma, é possível definir os próximos passos antecipadamente, entendendo quais caminhos poderão ser seguidos e quais ações serão realizadas para garantir que os resultados estejam próximos do desejado.

Em suma, para que as ações ofereçam os resultados desejados, é preciso entender e avaliar 3 pontos primordiais:

  1. Quais são os pontos fortes e fracos internamente e externamente (quando comparado ao mercado);
  2. Quais serão os planos de ação;
  3. De qual forma esses planos de ação serão executados para alcançar os objetivos;

Por fim, é importante avaliar esses planos para que estejam da forma mais clara possível e condizente com o cotidiano da empresa. Vale ressaltar que a gestão estratégica sempre deverá levar em consideração o cenário atual e os recursos financeiros que estão disponíveis.

Como aplicar ao ambiente corporativo

Atualmente, com o desenvolvimento do mercado, a gestão estratégica pode ser feita em empresas de todos os portes. No entanto, é importante seguir duas dicas antes de aplicar esse modelo ao seu negócio: realizar a análise do ambiente com base nas fraquezas e forças e elaborar um planejamento estratégico para alcançar as metas a longo prazo. Assim, a implementação poderá ser feita da forma como foi planejada.

Para concluir, não se esqueça de sempre tentar manter todos os gestores e colaboradores da organização a par de como foi realizado o planejamento e a gestão estratégica, quais são os objetivos e a importância dessas mudanças e de qual forma elas trarão melhorias para a empresa, impactando positivamente em todos os setores.

Veja também: O que é gestão comercial? Conheça a área e entenda a importância do gestor comercial nas empresas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário