Oito dicas de como montar uma lanchonete pequena

Publicidade

Com crise, muitas pessoas partiram para o empreendedorismo, e o comércio de alimentos tem crescido bastante. Abrir o próprio negócio tem se tornado muito comum nesses tempos de crise.

Publicidade

Com o primeiro semestre fechando com uma taxa de desemprego de 9,3% no Brasil (segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE), muita gente está recorrendo à abertura do próprio negócio, tanto para fazer renda extra quanto para conseguir sobreviver.

Entre esses negócios, um dos mais comuns é o do ramo de alimentos. Entram aí as pequenas barracas e as lanchonetes, e é sobre elas que vamos falar hoje. Isso porque abrir uma lanchonete pequena, pode representar um negócio rentável e, na medida em que o trabalho é bem feito e agrada seu público, ele tende a crescer. Por isso, daremos hoje oito dicas de como abrir uma lanchonete pequena e obter muito sucesso.

  1. O que você serve para montar uma lanchonete pequena

Seu negócio precisa ser versátil e pensado para vários tipos de lanches, já que ele precisa atender a uma variedade de pessoas. Muita gente não come alimentos de origem animal, então os veganos também precisam ser bem representados no cardápio de sua lanchonete pequena.

  1. Um bom lugar para montar uma lanchonete pequena

Não basta abrir uma lanchonete pequena onde não passam clientes, né? Seu negócio precisa ser visto e, para isso, precisa estar bem localizado. A saída de escolas, universidades, estádios de futebol e o centro da cidade são alguns dos locais recomendados e com boa visibilidade.

  1. Atendimento de uma lanchonete pequena

Para ter um negócio de sucesso, não só uma lanchonete pequena, mas no geral, o seu atendimento precisa ser de qualidade. Assim, você conseguirá fidelizar clientes e tornar sua lanchonete pequena conhecida por mais pessoas.

  1. Capriche no marketing da lanchonete pequena

Coloque sua criatividade para falar pelo seu negócio. Uma boa divulgação vai chamar a atenção. Sua lanchonete pequena não pode ser “mais uma lanchonete pequena”, ela tem que ser “a lanchonete pequena”. Precisa atrair seu cliente, e as redes sociais são uma ótima ferramenta para isso.

  1. Equipamentos certos para montar uma lanchonete pequena

Um bom planejamento também será importante para sua lanchonete pequena ser um sucesso. Por isso, escolha-os de acordo com o que você terá em seu cardápio. Quanto maior a variedade, mais equipamentos você vai precisar. Bancadas, chapas a gás, geladeiras e freezers, pia e fritadeira são alguns deles.

  1. Plano de negócios para montar uma lanchonete pequena

Sua lanchonete pequena precisa ser bem administrada e, para isso, um plano de negócios pode ajudar. Os gastos que você terá precisam ser calculados para que você não “quebre” o negócio.

  1. Inove e tenha equipe eficiente para montar uma lanchonete pequena

Você vai precisar de pessoas que te ajudem com o negócio, mesmo que ele ainda seja pequeno. É essencial ter uma equipe eficiente e que você pense fora da caixinha. Se a equipe for criativa, melhor ainda!

  1. Tenha a documentação para a lanchonete pequena

Seu estabelecimento precisa ser regular, mesmo que ele seja pequeno. Por mexer com alimentos, o comércio exige uma série de regras que devem ser seguidas.

Assista abaixo nosso vídeo falando sobre como montar uma pequena lanchonete:

Veja também: Confira sete dicas de como ter sucesso ao abrir um mercadinho

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário