Dívidas: quase 80% dos brasileiros têm contas a vencer
O CNC (Conselho Nacional do Comércio de Bens, Serviços, Turismo) divulgou dados nesta segunda-feira (5), mostram alta no índice. Em julho era de 78%, e 79% no mês de agosto deste ano. No mês passado, quase 8 de 10 brasileiros possuíam dívidas a vencer.
Se compararmos com o mesmo período do ano anterior, o índice era de 72,9%, a alta totalizada foi de 6,1% p.p.
A alta no endividamento da população em agosto ocorreu de forma parecida em ambas faixas de renda que foram analisadas. Com acentuação tímida em relação aos brasileiros com menor poder aquisitivo.
Endividamento por faixa de renda
Entre brasileiros que ganham até dez salários mínimos, a alta foi de 1,1% p.p para quem contraiu dívidas. A comparação é com o mês de julho. (75% para 75,9%), em comparação com as famílias ricas foi de 0,9% p.p. (78,8% para 79,9%).
Crescimento no volume das dívidas
O destaque da pesquisa é o crescimento. Desde maio, as dívidas em carnês e cartões de lojas chegou a 19,4% no mês passado. A alta foi de 0.5 p.p em comparação a julho. 1.2 p.p se compararmos ao mesmo período do ano anterior.
O sexo masculino foi o que mais pesou no endividamento. A alta foi de 1 p.p em comparação a julho. (77,5% para 78,3%). O sexo feminino foi responsável por 0,5 p.p, que representa 80,6% para 81,9%.
Inadimplência no país
Os consumidores que mais precisaram atrasar os compromissos foram as mulheres. (31,6%), e sob o critério de baixa instrução (33,6% não concluíram o segundo grau).
O avanço na inadimplência pelo segundo mês seguido atingiu 29,6%. (alta de 0,6% em comparação a julho). 10,8% já afirmam que não conseguirão alcançar o prazo.
Saiba mais: Preconceito é barreira no mercado de trabalho; PCDs
Jornalista, trabalha como redator na empresa Boas Ideias.
Seja o primeiro a comentar