ICF: intenção de consumo das famílias cresce
Pesquisa do CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) indica avanço da intenção de consumo pelas famílias. A entidade anunciou o resultado nessa quinta-feira (22), e os dados fazem parte do ICF (Intenção de Consumo das Famílias) que obteve 84,4 pontos em setembro, que representa aumento de 1,4% em relação ao mês passado.
A entidade disse que o motivo desse aumento está ligado a melhoria na avaliação do mercado de trabalho e da renda.
O índice estipula um teto de 200 pontos para o patamar de satisfação, embora o ICF tenha registrado aumentos seguidos das taxas, o resultado ainda permanece abaixo de 100 pontos.
Categorias analisadas no ICF
A entidade analisou sete segmentos na pesquisa, apenas duas ficaram acima do nível de otimismo (100 pontos), foram elas: emprego atual (112,2%, aumento de 1,2% em relação a agosto) e perspectiva profissional (resultado de 103,4 pontos, em comparação com o mês de agosto, o aumento foi de 1,4%).
O segmento sobre o horizonte da profissão registrou queda no mês passado. Nesta pesquisa, porém, 47,1% das pessoas entrevistadas possuem uma opinião positiva para o emprego nos próximos seis meses.
Uma economista do CNC elucida as razões. Segundo Catarina Carneiro, os dados do IBGE sobre desemprego diminuem cada vez mais, no trimestre que julho encerra a taxa atingida foi de 9,1%. O menor patamar desde 2015. Segundo ela, essa é uma das razões para o otimismo.
Renda segundo o ICF
O segmento sobre renda atual teve resultado registrado logo abaixo de 100 pontos. O mês de setembro somou 99,1%. Esse é o segundo componente mais relevante na composição que considera a intenção de Consumo das Famílias nesse mês. O levantamento explica que o aumento do Auxílio Brasil e, consequentemente, a recuperação do poder de compra em razão da deflação influenciaram o resultado.
As famílias que possuem rendimento acima de dez salários mínimos tiveram avaliação de 94,2 pontos, o que representa 2,2% em relação ao mês anterior. Enquanto isso, os brasileiros com posição mais vantajosa, aqueles que possuem rendimento acima de dez salários mínimos, estão mais otimistas. O resultado dessa categoria foi de 122,1 pontos. Alta de 1,9%.
Consumo das famílias
O segmento que analisa o consumo teve aumento de 1,2% em setembro, o resultado foi de 80,6 pontos. A partir da perspectiva que considera a renda atual, o aumento foi mais expressivo entre as camadas de baixa renda. No entanto, quando a pauta é consumo, a alta de 2,9% esteve presente no resultado das famílias com mais de dez salários mínimos, com 93,1 pontos. A taxa de nas famílias com menos de dez salários ficou em 0,6%, o que representa (77,9 pontos).
Composição da ICF
A pesquisa considera 18 mil questionários mensais de todas as unidades que constituem a federação. Neste mês, a única variação anual que registrou queda foi a categoria de duráveis. A pontuação registrada foi de 42,9 em setembro. Considerando o ano de 2022, a redução foi de 0,2%, isso significa que os juros altos influenciaram o resultado.
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