Como funciona o empreendedorismo social e qual a sua função na sociedade?

A palavra “empreendedorismo” surgiu em 1725 por meio do termo do francês antigo “entrepreneur”, que significa assumir riscos e começar algo novo.  Desde então, o conceito ganhou uma grande evolução, e hoje está diretamente ligado à ideia de inovação, implementação de novos negócios e mudanças em empresas já existentes. Com isso, com o avanço foi criado o empreendedorismo social.

Publicidade

Pode se dizer que empreendedorismo nada mais é do que trazer uma inovação diferente e que agregue valor, e por isso, requer a dedicação com todo o esforço e tempo necessários para a implementação de novos negócios. Assim, o objetivo é fazer com que esse esforço seja recompensado com satisfação pessoal e financeira.

No entanto, não é sempre que a palavra precisa estar associada ao lucro, pois pode atingir outros objetivos maiores relacionados a causas sociais. Dessa maneira, surge o empreendedorismo social, com o intuito de criar negócios que agregam valor para a sociedade no geral.

Publicidade

O que é empreendedorismo social?

Da mesma forma que o significado da palavra “empreendedorismo”, o empreendedorismo social vem para trazer mudanças e inovações que estejam relacionadas à sociedade. As metas vão além do lucro monetário, como ajudar um grupo de pessoas, uma classe social ou comunidade, tornando-as melhores.

No geral, o termo se refere a qualquer iniciativa empreendedora que possui o objetivo de engajar as causas ambientais e sociais. Essa iniciativa pode trazer impactos expressivos, tanto em nível local, quanto global, além de ter a opção de gerar ou não gerar fins lucrativos.

Quando surgiu?

É possível afirmar que o empreendedorismo social surgiu por conta da necessidade do governo em tratar diversos problemas sociais. Entretanto, as entidades governamentais não possuíam a capacidade de colocar isso em prática por conta de questões políticas e orçamentárias.

Assim nasce o empreendedorismo social, com a dificuldade do estado em atender as necessidades sociais e o aumento das crises ambientais e humanitárias. Com o passar dos anos, essas questões começaram a chamar a atenção da sociedade, que iniciou a busca por alternativas que solucionassem os problemas do povo.

Os empreendedores sociais têm ligação direta na criação de valores sociais por meio da implementação de novos negócios inovadores e do poder aquisitivo que eles possuem. Isso ajuda no desenvolvimento social, comunitário e econômico para levar condições de vida melhores aos indivíduos envolvidos nos projetos.

Características do empreendimento social

Antes de criar um empreendimento social, é necessário observar algumas questões. Antes de tudo, a ideia do empreendedor deve ter em mente 5 características importantes para fazer com que o negócio dê certo e possa ser colocado em prática, ajudando milhares de pessoas. Essas 5 características são:

  1. Criar uma ideia inovadora;
  2. A ideia precisa ser realizável;
  3. Ser autossustentável;
  4. Atender a população geral, envolvendo diversas pessoas e segmentos da sociedade;
  5. Precisa gerar impacto social e permitir a avaliação dos resultados.

Depois que esses passos estiverem ajustados, basta iniciar o projeto e colocar a ideia em prática, deixando tudo bem definido para que seja possível aplicar o empreendimento em diversas outras localidades, gerando, assim, uma rede importante de atendimento.

Qual a importância?

Apesar do empreendedorismo social ter surgido em um cenário onde o governo não é capaz de suprir todas as necessidades dos civis, as empresas passaram a dar uma atenção especial ao seu papel na sociedade, atendendo as populações mais vulneráveis e implementando cada vez mais atividades que trazem responsabilidade social.

Em suma, no Brasil, alguns exemplos são: Projeto Tamar, Enactus, Parque Ibirapuera Conservação, GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer), entre outros. A tendência é que cada vez mais os empreendedores estejam interessados em engajar em causas sociais, trazendo inovações e implementando novos negócios que farão toda a diferença.

Confira também: Entenda principais vantagens e fatores do empreendedorismo social

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário