Dia do Afroempreendedor: 26 de agosto

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Dia do Afroempreendedor: 26 de agosto

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Nessa sexta-feira, 26 de agosto, se celebra o empoderamento negro através da prática empresarial.

A data tem um importante papel em um país onde a população negra representa 56,1% do total. Por todo o contexto histórico, a data é necessária para reconhecer o papel das pessoas negras na construção do país. Além de ressaltar a potencialidade criativa, econômica e social de projetos e iniciativas sob comando de pessoas negras.

Escolha da data Dia do Afroempreendedor

Em 2019, a Câmara Municipal de São Paulo decidiu por essa data após proposta do vereador André Santos (PRB). Segundo ele, a data serviria como um estímulo para afroempreendedores criarem e formalizarem pequenos, médios e grandes negócios.

No ano passado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho promoveu outras iniciativas com o mesmo propósito. Houve cursos, feiras de negócios e oficinas.

Empreendedorismo negro no país

Segundo dados do Instituto Locomotiva Brasil e da Feira Preta, dentre os 28 milhões de empreendedores e profissionais autônomos são negros, cerca de 14 milhões de pessoas.

Ainda segundo dados da pesquisa, 85% das pessoas negras no país desejam empreender. Dentro desse percentual, 25% têm o empreendedorismo como maior sonho.

Iniciativas do Afroempreendedorismo no país

REAFRO – Rede Brasil Afroempreendedor, uma associação sem fins lucrativos que visa promover a educação empreendedora, e assim, consolidar o empreendedorismo afro.

O programa acredita no propósito de viabilizar iniciativas e projetos de pessoas negras. Desenvolver, e ajudar a alcançar o potencial e trazer relevância para o projeto junto ao mercado. Isto é, promover mentorias que ajudem a concretizar ideias de temas referentes a planejamentos.

Movimento Black Money

Um hub de inovação que visa inserir e dar autonomia à comunidade negra no contexto global atualmente. Transformar o ecossistema de empreendedores afro, focando em comunicação, geração de novos negócios negros e educação, é o foco da iniciativa.

Pretahub

Focado em criatividade, tendências pretas e inventividade. O Instituto Feira Preta condensou 18 anos de trabalho. As palavras que definem o trabalho de tantos anos são: mapeamento, capacitação técnica e criativa e aceleração de novos projetos negros.

Clube da Preta

Nascida em 2015, a iniciativa é uma gama de produtores e prestadores de serviço afro-brasileiros.

Com serviço de assinatura, a plataforma digital desenvolve a conexão entre clientes e empreendedores com causas sociais. Os serviços são majoritariamente produzidos por micro e nanoempreendedores.

Coletivo Meninas Mahin

Nascido em 2016 com a primeira edição da FEIRA AFRO MENINAS MAHIN, o objetivo do coletivo é fomentar iniciativas de mulheres negras.

 

 

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