48% das empresas fecham por falta de planejamento

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Imagem ilustrativa – Falta de planejamento pode lesar ao fechamento de uma empresa.
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Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, revelou que 48% das empresas brasileiras fecham as portas em até três anos e o principal motivo para esse alto índice de mortalidade empresarial é a falta de planejamento.

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A falta de planejamento pode levar a problemas de relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários. Isso pode dificultar a obtenção de crédito, a contratação de novos colaboradores e a expansão do negócio.

Por isso, para evitar que o negócio faça parte das estatísticas, é importante investir em planejamento. O planejamento deve ser feito antes de abrir o negócio e deve ser revisado periodicamente, conforme as necessidades da empresa.

Erros de planeamento mais frequentes em uma organização

Está claro que os empreendedores que não planejam seus negócios, estão mais propensos a cometer erros de gestão, como:

– Identificar o público e o mercado-alvo de forma equivocada;

– Não definir metas e objetivos que claros e alinhados com as políticas da empresa;

– Desenvolver um plano de marketing ineficaz;

– Subestimar os custos de operação da empresa.

– Não controlar de forma correta e transparente as finanças;

 

O que é planejamento empresarial?

O planejamento empresarial é o processo de definir os objetivos e metas de uma empresa, bem como as estratégias e ações que serão utilizadas para alcançá-los. É uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, pois ajuda a garantir que a empresa esteja no caminho certo para alcançar seus objetivos. Deve ser um processo contínuo, que deve ser revisado e atualizado periodicamente, de acordo com as mudanças no ambiente interno e externo da empresa.

Pode ser dividido em três etapas principais:

– Análise: Nessa etapa, a empresa deve realizar uma análise do seu ambiente interno e externo, identificando suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

– Definição de objetivos e metas: Nessa etapa, a empresa deve definir seus objetivos e metas, que devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

– Desenvolvimento de estratégias e ações: Nessa etapa, a empresa deve desenvolver as estratégias e ações que serão utilizadas para alcançar seus objetivos e metas.

 

Benefícios do planejamento empresarial

O planejamento empresarial é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Os benefícios são diversos, incluindo:

– Aumento da eficiência e eficácia: ser mais eficiente e eficaz, pois permite que ela concentre seus recursos nas atividades que são mais importantes para o seu sucesso.

– Aumento da competitividade: ser mais competitiva, pois permite que ela se diferencie de seus concorrentes.

– Melhoria da comunicação: melhorar a comunicação entre os diferentes setores da empresa, pois permite que todos estejam alinhados com os objetivos e metas da empresa.

– Redução de riscos: reduzir os riscos, pois permite que ela se prepare para as mudanças no ambiente interno e externo.

 

Dicas para elaborar um planejamento eficiente para o seu negócio

O planejamento é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer negócio. Ao investir em planejamento, o empreendedor estará dando um passo importante para aumentar as chances de sobrevivência e crescimento do seu negócio. Por isso é importante sempre:

Analisar o mercado para identificar as oportunidades e ameaças do segmento de atuação da empresa;

– Determinar o público e o mercado-alvo que empresa pretende atender;0

– Definir metas e objetivos claros, exequíveis e transparentes;

– Elaborar um plano de marketing para alcançar o público-alvo;

– Desenvolver um plano financeiro para controlar as finanças do negócio;

– Estabelecer um sistema de controle de gestão para monitorar o desempenho do negócio.

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