Confira seis lições das “Startups Unicórnio” de sucesso para a sua empresa

Publicidade

As startups de sucesso vem cada dia mais se diversificando em inúmeros setores e abrindo novos negócios com a combinação de inovação tecnológica e táticas ousadas. Sendo assim algumas empresas criaram produtos e serviços extremamente úteis que passaram a ser chamados de “unicórnios”.  Portanto, esse é o termo conhecido por agrupar negócios cujo valor do mercado é superior ou igual a US$ 1 bilhão.

Publicidade

Você possui uma startup? Planejamento para iniciar uma ou ideias que ainda estão no papel? A equipe do Boas Ideias elaborou esse artigo que traz alguns exemplos das startups unicórnio de sucesso para colaborar com todos os empreendedores que desejam se atualizar e melhorar seus negócios. Acompanhe!

Confira seis lições das “Startups Unicórnio” de sucesso para a sua empresa
Confira seis lições das “Startups Unicórnio” de sucesso para a sua empresa
  1. Opte por construir alguma coisa que os usuários gostem verdadeiramente

Na maioria das vezes é melhor ofertar um serviço que 100 pessoas gostem de verdade do que algo que agrada a milhões que gostem. Isso é o que Paul Graham fundador da Y Combinador ensina. Segundo ele as pessoas que amam um determinado produto acabam influenciando os amigos e a família a compra-lo também. Sendo assim, esse movimento acaba impulsionando os negócios expandindo a marca com uma das mais poderosas ferramentas de marketing, o famoso boca a boca.

Por isso segmente seu negócio para obter 100 clientes fieis e não apenas milhões de vagos usuários do seu empreendimento.

  1. Existe espaço para mais de uma empresa ousada

A Uber foi fundada três anos após o Lyft (empresa do mesmo segmento sediada nos Estados Unidos). No entanto, mesmo não sendo a percursora na área de transportes particulares, essa é uma empresa que teve um crescimento acelerado quando comparado a seu concorrente.

Portanto, isso serve para mostrar que alguns mercados possuem espaço suficiente para suportar mais de uma startup. Portanto, jamais desista do seu negócio mesmo que tenha chegado depois ao mercado. Afinal um mundo sem concorrência é ruim, pois não haveria inovações e diversidades.

  1. Está havendo mudanças na forma de comprar

Atualmente bilhões de dólares são investidos para que a vivência de comprar seja mais rápida, prática e agradável. Alguns exemplos são os supermercados sem serviço de caixa e as entregas com drones que já são a realidade.

Como exemplo podemos citar a Instacart que também é um unicórnio no segmento de entregas e retiradas de mercadorias, pois a mesma envia pessoas a mercados para que comprem o que seus clientes encomendam. Sendo assim, após a conclusão das compras elas chegam à casa do cliente em um prazo máximo de até 2 horas.

  1. Venda de ferramentas que você deseja usar

Existe no mercado uma plataforma desenvolvida para os engenheiros. A mesma visa auxiliar o profissional dessa área na elaboração de códigos de programação, atualmente os importantes e essenciais Software Engineer. Sendo assim, essa solução contribuiu tanto para os criadores quanto para com seus clientes como é o caso da HubSpot que desenvolve e comercializa produtos de software para marketing de entrada, vendas e atendimento ao cliente.

  1. É preciso se atentar para as instituições de médio e grande porte

Diferentemente dos adversários que sempre visavam fixar negócios com grandes empresas, há outras empresas que vão à contrapartida. Dessa forma ela foca em médias empresas e por isso vem ganhando cada vez mais espaço. Essa dica se entrelaça a primeira deste artigo. Por isso

  1. A inovação pode acontecer também no governo

A ausência de confiança juntamente com a burocracia existente no setor público acaba nos fazendo acreditar que esse ambiente não é propício a inovação. Entretanto, há algumas empresas que estão aí para mostrar isso, como é o caso da Palantir que presta serviços de informática americana especializada no setor financeiro para o governo.

Portanto as startups procuram desenvolver resultados tecnológicos fieis que possam ajudar o governo a identificar as possíveis fraudes dos contribuintes. Dessa forma é possível identificar os violadores e assim evitar que eles continuem cometendo fraudes.

Em suma é possível criar e inserir o seu negócio no mercado, afinal sempre haverá espaço e demanda para o novo. Portanto foque no seu negócio, lembre-se das dicas citadas acima. A equipe Boas Ideias lhe deseja boa sorte e muito sucesso!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário