Documentos digitais: Conheça os aplicativos para smartphones

Atualmente, os documentos digitais podem ser usados ​​por meio do aplicativo. Os certificados de identidade digitais são aceitos igualmente aos documentos físicos, trazendo mais comodidade aos usuários sem a necessidade de carregar as físicas. No entanto, as etapas para conseguir a emissão de documentos virtuais em cada aplicativo incluem o preenchimento dos dados, envio de fotos e reconhecimento por Face ID dos documentos físicos.

Publicidade

No entanto, importante ressaltar a maioria dos aplicativos podem ser encontrados na App Store e Play Store. Por exemplo, a Carteira de trabalho, cartão do SUS, carteira de habilitação e Título de eleitor são alguns dos documentos que podem ser emitidos através de celulares. Na lista abaixo, confira os seis documentos digitais que você pode ter no seu telefone e como usá-los.

  1. Carteira de Trabalho Digital

A CTPS pode ser acessada pelo app CTPS digital para celulares Android e IOS. A plataforma contém diversas informações, exatamente como a carteira impressa. Possível acessar a carteira de trabalho, PIS/PASEP, Contratos de serviço. Além disso, esse aplicativo possibilita as pessoas a pedirem segunda via da carteira de trabalho física, caso tenha perdido. Contudo, para saber mais informações sobre o app, se cadastre no site oficial do governo no canto inferior da tela.

Publicidade

Recentemente, em 2019 foi decretado que os trabalhadores não precisam estar registrados na carteira física. Por isso, que surgiu a CTPS digital para que os usuários acompanhem os seus contratos de serviço e visualize informações diversas. Lembrando que tem o mesmo valor da carteira física.

  1. E-Título

O Título de Eleitor pode ser emitido através do aplicativo e-Titulo, disponível para Android e IOS. Então, para conseguir acessar a plataforma, o usuário precisa responder perguntas pessoais e colocar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o nome da mãe e outros dados. Portanto, esse documento digital pode substitui a física, para que possa ser submetido em votação eleitoral. Contudo, além de notificar locais de votação, dados eleitorais e números de registro, o aplicativo também permite a emissão de demissões eleitorais e certidões de crimes eleitorais.

Agira, no aplicativo, ainda é possível verificar dividas eleitorais e, se for, é emitido um ticket de penalização para pagamento. No entanto, a plataforma também permite que você se inscreva como membro voluntário do conselho. Por isso, se o eleitor tiver feito a biometria na mesa de votação, a versão digital não precisa apresentar documentos oficiais com fotos no momento da votação. O título eletrônico aparece na tela principal do aplicativo.

  1. Cédula de Identidade Digital

O Estado de São Paulo possui aplicativo para emissão de RG digital que tem o mesmo valor do físico. O aplicativo e-identidade, que está disponível nas lojas de aplicativos App Store e Play Store é um documento da policia civil, permitindo as pessoas a baixarem nos seus smartphones desde 2018. Afinal, no app é possível ver as mesmas informações do RG impresso.

  1. CNH E CRLV

Inicialmente, Certificado de Registro e Licença do Veículo (CRLV) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são emitidos pelo aplicativo de Carteira de Trânsito Digital, que está disponível para as lojas App Store e Play Store. A plataforma coleta arquivos digitais e até exibe violações de Trânsito. Agora, para baixar CNH e a CRLV basta clicar no ícone que representa cada arquivo no aplicativo. Lembre-se de que as duas edições digitais têm o mesmo valor legal das impressas. Por exemplo, quando ocorre uma parada repentina, se não houver uma versão física, o motorista pode entrar no aplicativo e exibir o arquivo.

  1. Cadastro de Pessoa Física Digital

O documento de identificação CPF pode ser acessado pelo aplicativo da Receita Federal para celulares Android e IOS. A plataforma CPF Digital exibe cópias de documentos e também possui canais de comunicação entre a população e órgãos do governo. Além disso, como o aplicativo possui vários serviços, também tem uma cópia da CNH.

  1. Carteirinha SUS Digital

O número do Cartão Nacional de Saúde (comumente conhecido como cartão SUS) será exibido no aplicativo conecte SUS disponível para IOS e Android. A plataforma é mais do que apenas exibir informações sobre arquivos, é possível ver histórico de saúde das pessoas, saber sobre resultados de Covid e ainda por cima saber sobre consultas agendadas. Mas, os usuários podem também visualizar a localização do serviço SUS. Agora, outro recurso interessante do aplicativo é a carteirinha de vacinação contra a Covid-19. Após cadastrar no RNDS as duas doses produzidas pelo município, o usuário pode emitir um certificado em formato PDF.

 

Veja também: Conheça os aplicativos sociais disponibilizados pelo Governo para acesso a serviços públicos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário