Tempo de abertura de novos negócios no Brasil cai para 2 dias

Publicidade

Apesar dos impactos da pandemia nos negócios, na última quarta-feira, o Ministério da Economia informou que foram abertas mais de 4 milhões de novas empresas no Brasil em 2021, um grande recorde para um ano. Entretanto, no mesmo período, houve o fechamento de 1 milhão e 410 mil empresas, deixando positivo o saldo de novos negócios em 2 milhões e 615 mil.

Publicidade

Esses números mostram um aumento de 19,7% em relação ao ano anterior. Atualmente, ao consultar a plataforma digital pertencente ao Ministério da Economia, Mapa de Empresas, é possível notar mais de 18 milhões de empresas que estão ativas no país. Essa plataforma disponibiliza dados sobre o registro de empresas no Brasil, e as informações são atualizadas sempre a cada 4 meses.

Tipos de negócios

Quando se fala sobre os tipos de negócios que estão presentes nesses crescimentos, é possível observar que grande parte (cerca de 13,2 milhões do valor total de 18,9 milhões de novos negócios) são de empresas individuais e microempreendedores.

Em seguida, nota-se o crescimento das empresas Sociedade Empresária Limitada, que possuem cerca de 4,4 milhões de registros. Já a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) tem uma somatória de 984.573, as Sociedades Anônimas totalizam 175.355 e as cooperativas apresentam 34.520 no país. Os demais tipos de empresas somam pouco mais de 60 mil.

Tempo de abertura

Ainda na consulta ao Mapa das Empresas, nota-se que o tempo médio de abertura de novos negócios vêm diminuindo quase um terço quando comparado aos registros de janeiro de 2019. O número caiu de 5 dias para apenas 2 dias. Entretanto, vale ressaltar que atualmente 57% das novas empresas são abertas em menos de 24 horas.

No Brasil, os estados que possuem maior agilidade na abertura de empresas são o Sergipe e o Distrito Federal, que possuem um tempo médio de abertura de apenas 1 dia. Além disso, entre as capitais, Maceió fica em destaque, pois conta em média com apenas 14 horas. Para concluir, no geral, 18 estados do país possuem um tempo médio de abertura inferior a 48 horas.

Balcão Único

Ainda segundo o Ministério da Economia, o motivo da agilidade na abertura de empresas se dá principalmente por conta do Balcão Único, um sistema disponibilizado pelo Governo Federal que reúne todos os dados do governo para simplificar e acelerar o processo de criação, fechamento e alteração dos CNPJs. Esse sistema está disponível desde janeiro, e já conta com a participação de 17 estados, com a expectativa de expandir para todo o país até o final deste ano.

Outra ação que agiliza a abertura das novas empresas, é o uso da assinatura eletrônica do portal Gov.br, que é gratuita e evita que o empreendedor compre um certificado digital ou precise emitir procuração para um contador ou advogado para realizar este processo.

Em suma, para quem deseja abrir um novo negócio, o momento sem dúvidas é agora, pois com as facilidades do Balcão Único e o tempo de abertura reduzido a apenas 2 dias, o processo se torna mais simples, dando abertura aos novos empreendedores.

Veja também: Inova Simples simplifica a abertura de 60 empresas no primeiro mês de funcionamento

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário