Dicas de como conquistar seu espaço no Marketing Digital e atrair clientes como MEI

Publicidade

Com a pandemia do novo coronavírus empresas de todos os setores e tamanhos carregam a incerteza e o questionamento do que acontecerá com elas. Então, a saída foi investir no mercado digital para sobreviver a essa crise.

No entanto, sabemos que muitos empreendedores partilhavam da opinião de que o marketing digital só funcionava com empresas de médio e grande porte. Mas atualmente, as mudanças estão mostrando que isso é um mito. O que as pessoas não sabem é que qualquer empresa, inclusive o MEI (Micro Empreendedor Indivual) deve usufruir dessa poderosa ferramenta para alavancar os seus produtos e serviços e assim posicionar-se no mercado digital.

Ficou curioso e quer saber como conquistar clientes para alavancar sua empresa e não fechar as portas diante de uma crise? Continue a leitura desse artigo!

Dicas de como conquistar seu espaço no Marketing Digital e atrair clientes como MEI
Dicas de como conquistar seu espaço no Marketing Digital e atrair clientes como MEI

Porque as empresas devem se adaptar ao marketing digital?

Posteriormente, quando falamos da categoria MEI (Micro empreendedor individual) estamos nos referindo a empresas simples, com no máximo um dono e um funcionário formal. Contudo, esse potencial de ‘’pequeno’’ pode se expandir com o marketing digital quando utilizado estrategicamente.

Vemos hoje que essa função acabou se tornando essencial, por isso, boa parte das empresas utilizam o canal digital para construir sua imagem e seu posicionamento nas redes sociais além de vendas online. No entanto, não é tão simples e fácil fazer uma divulgação que resulte em bons engajamentos, mas também não precisa de um enorme investimento.

Para que empresas investidoras em marketing digital desfrutem de bons resultados é fundamental que essa ferramenta seja aplicada de maneira estratégica. Confira nos tópicos abaixo as dicas de como imergir seu negócio no mundo digital.

Preste atenção no marketing pessoal

O MEI possui sua imagem relacionada a empresa e o microempresário. Portanto, é preciso focar na imagem pessoal do empreendedor para que uma imagem não prejudique a outra. Por isso, fazer um bom networking (Criar uma rede de contato profissional) pode fazer toda diferença no seu negócio!

Afinal, como é possível fazer isso? Zelando a sua imagem pessoal nas redes sociais, relacionando você a reputação que você espera para o seu negócio, trazendo seriedade e confiança aos clientes.

Entenda o seu público-alvo

Primeiramente, antes de começar qualquer estratégia é preciso que você tenha uma direção de público para o seu empreendimento. Cada ação do marketing deverá ser desenvolvida de acordo com o público que comprará ou usará o seu produto.

Para isso, essa categoria de comunicação é denominada ‘’persona’’ que significa ‘’personagem fictício’’, são pessoas que possuem um comportamento, além de determinada característica que faz com que toda a campanha de marketing seja elaborada e voltada para esse público. Por exemplo, empresas que vendem brinquedos, criam estratégias voltadas para o público infantil. Portanto,  a estratégia do marketing digital será uma campanha que chame atenção da criança despertando então o desejo da mesma resultando na compra do produto pelos seus responsáveis.

Publicidade

No entanto, é fácil encontrar empresas que direcionem suas ações em públicos desinteressados em seus produtos. Contudo, é certo que se a ação do produto não se encaixar no perfil deste público desinteressado, ela certamente alcançara o consumidor interessado que faz parte do convívio daquele no qual não compraria determinado produto ou serviço. Como por exemplo, visitar a loja online de roupas infantis sem ter filhos e sim sobrinhos.

Tenha registrado sua presença no mundo digital

Marcar presença nas mídias digitais faz toda diferença para o seu negócio. Através desses meios como blogs, sites e principalmente redes sociais é preciso possuir técnicas que podem ser desenvolvidas com pesquisas e práticas para que tudo funcione a favor da empresa.

Portanto, não é somente criar redes sociais e deixar abandonada, o que irá trazer resultados relevantes são conteúdos criativos e constantes que chamem a atenção do consumir para o seu produto. Por isso, não é só criar uma rede social e um site, será necessário desenvolver conteúdos chamativos e administrar a estratégia que irá realizar para que o cliente torne-se leal a sua empresa. Uma boa opção é o e-commerce, mais conhecido como lojas virtuais. Essa alternativa é bem eficaz, portanto, possuir um bom controle de estoque com preços chamativos tornara sua ação de marketing digital um grande pilar de apoio!

Tenha planejamento de postagem

Depois disso, ter um calendário de postagem é super importante para as redes sociais. Desenvolva conteúdos e postagens com um gerenciamento de dias e horários estratégicos a serem postados. Será notório como as publicações terão um ótimo engajamento com um controle de frequência de postagem.

Análise os resultados

Contudo, as redes sociais e sites possuem uma vantagem de medição de resultados. O empresário tem a opção de analisar o tráfego e métricas das postagens, tornando-se uma excelente ajuda na hora de analisar o desempenho e possíveis quedas para que o empreendedor possua tomada de decisão inteligente.

Aplique as técnicas de SEO

Usar a estratégia do SEO é importante na hora de otimizar as buscas para que clientes cheguem ao seu site com facilidade. O Google disponibiliza essa função através de algoritmos, essa técnica funciona com palavras chaves fazendo com que sua empresa apareça com facilidade no topo de lista para sites.

Atualmente, o Google é a ferramenta de pesquisa mais usada no mundo. A ferramente que o mesmo oferece é importante para empresas, funcionando como uma ponte entre cliente e a marca.

Pesquise sobre o marketing digital

O marketing digital é cheio de novidades. Por isso, para continuar desenvolvendo sua empresa é importante que esteja sempre estudando sobre a área que vem se modificando a todo o tempo. Existem diversos vídeos, sites, blogs e cursos que ensinam a usar de forma descomplicada esse universo de possibilidades.

Em suma, não é porque a modalidade do MEI possibilita ter apenas um funcionário formal que você não poderá contratar um ‘freelance’ de marketing digital para otimizar o seu tempo. Esses profissionais utilizam todas as técnicas de marketing digital para alavancar os resultados da sua empresa. Portanto, eles podem ser uma ótima alternativa para quem  almeja progressão em seu negócio.

VEJA TAMBÉM: MEI: Novo valor para contribuição do INSS valerá a partir desse mês. Informe-se!

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário