Dicas infalíveis para administrar as dívidas do seu negócio. Confira!

Toda atenção é válida quando o assunto é inadimplência no seu negócio. Não deixe isso virar uma bola de neve, a questão é saber como lidar com a situação. No entanto é preciso ter uma boa gestão de finanças na sua instituição, e para isso é preciso estudar para não deixar que isso se transforme num pesadelo financeiro para o seu negócio.

Publicidade

Sair do vermelho nas dívidas pode gerar uma reviravolta para fortalecer o seu negócio. Para dar a volta por cima para vencer as dívidas é preciso ter conhecimentos básicos de como gerenciar as finanças de sua empresa. Veja nosso artigo para saber o básico de gestão financeira.

Quais são os principais motivos de endividamento das empresas? 

Certamente, uma empresa com dívidas é aquela que ou não teve uma boa administração. Se a empresa tem um bom caixa sua situação financeira é regular, podendo quitar todas as dívidas. Mas cada empresa tem necessidades diferentes, por conta disso podem leva-las a fazer endividamentos muitas vezes desnecessários. As principais dívidas criadas no caixa da empresa são: 

Publicidade
  • Erro ao calcular a margem de lucro; 
  • Despesas acima do normal; 
  • Hora extra de funcionários em excesso; 
  • Erros na hora de controlar o capital de giro; 
  • Empréstimos sem análise das condições; 
  • Não pesquisar sobre o mercado e errar no custo da produção e de compra dos matérias; 
  • Atraso da folha de pagamento dos funcionários; 
  • Entre outras. 
Dicas infalíveis para administrar as dívidas do seu negócio. Confira!
Dicas infalíveis para administrar as dívidas do seu negócio. Confira!

Reconhecer o tamanho das dívidas 

Para começar a ajeitar o financeiro de sua empresa, é importante reconhecer todas as dívidas, por exemplo, fornecedores, atraso nas parcelas, impostos vencidos, cheque e cartões. Entretanto para saber o tamanho dessas dívidas o ideal é se atualizar e colocar tudo em uma planilha de controle, também é necessário saber todos os detalhes para que possa ser resolvido. 

Veja também: O que é B2B? Entenda tudo sobre esse modelo de negócio

Colocar na planilha o dinheiro de entrada e saída do seu negócio

Todo o movimento de dinheiro saindo e entrando da empresa precisa ser controlado. Afinal criar um plano de pagamentos de dividendos requer muito controle para que o empresário saiba para onde está indo e como aplicar de maneira certa.   

Contudo é preciso fazer o levantamento de quanto entra e quanto sai, é extremamente necessário para controlar o fluxo de caixa futuro, fazendo com que gere mais lucro e te ajude a quitar suas inadimplências mais rápido. No entanto, a dica para se organizar é sempre separar por categoria, assim você saberá como é a movimentação de caixa. 

Colocar na ponta do lápis a capacidade de pagamento do seu negócio

Para fazer o acordo de suas dívidas é preciso saber a sua capacidade de pagamento, negocie com o banco ou fornecedor para quitar essas dívidas, mas fique atento sobre os gastos para não virar uma bola de neve e então mais uma vez gerar mais dívidas desnecessárias. 

Negociar suas inadimplências com o menor juros para o seu negócio

Acima de tudo os juros são os maiores culpados pelos endividamentos das empresas, é nessa hora que o empresário deve ter uma boa lábia de negociação para tentar pagar os menores juros possíveis, fazendo então com que essas dívidas diminuam. Use o controle de capacidade de pagamento para fazer parcelas que possam cumprir sem quebrar contratos. 

Ter disciplina e equilíbrio 

Contudo comandar uma empresa exige habilidades de empreendedorismo no qual a disciplina é a maior aliada para uma boa gestão, e ter equilíbrio é essencial para que as decisões sejam tomadas de forma inteligente. No entanto, para um bom gerenciamento de uma empresa é necessário estar sempre em constante aprendizado. Ter a disciplina de estudo é essencial, adquirir conhecimentos para que sejam aplicados na sua empresa e sempre ter segurança para tomar as decisões. 

Para concluir, contratar um gestor de finanças é uma boa estratégia, ter orientação de um profissional qualificado da mais credibilidade para tirar sua empresa do vermelho. Se você gostou do nosso artigo e está buscando conhecimento para alavancar sua empresa, leia os nossos artigos sobre empreendedorismo. Deixe um comentário sobre o que achou da nossa matéria. 

Veja também: Tecnologia acelera a transformação no mercado de trabalho para jovens

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário