Conheça os aplicativos sociais disponibilizados pelo Governo para acesso a serviços públicos

Durante a pandemia de coronavírus, solicitar benefícios do governo pela internet foi a solução para muitos brasileiros, pois além de evitar o congestionamento de pessoas em estabelecimentos públicos e postos de serviços, também oferece grande comodidade ao cidadão. Portanto, essa é uma importante medida preventiva. Por meio de aplicativos do governo, ficou mais fácil e possível se inscrever no seguro-desemprego e auxílio-salário, além de verificar a disponibilidade de outros benefícios, por exemplo, o Bolsa Família.

Publicidade

De acordo com o Governo Federal, um dos serviços mais visitados no portal Gov.br desde 15 de março é o cadastro do programa de atendimento emergencial, que pode ser preenchido digitalmente por meio do aplicativo e do site. Por isso, selecionamos um dos principais aplicativos disponibilizados pelo governo que podem ajudar na consulta de dados e acesso a alguns dos serviços mais populares do país. Acompanhe este artigo e saiba tudo sobre!

Para que serve esses programas sociais do governo?

Primeiramente, é preciso entender para que serve determinados programas sociais do governo. Afinal, as assistências disponibilizadas são politicas feitas para garantir direitos dos cidadãos brasileiros que necessitam de ajuda. Então, esses programas são feitos para disponibilizar apoio as famílias em estado de vulnerabilidades.

Publicidade

Por isso, foi criado o Suas (Sistema Único de Assistência Social), que nada mais é que um sistema para desenvolver programas sociais. Por meio desse comitê as assistências sociais são divididas em duas categorias, sendo elas: proteção social básica, que é usada para prevenir e evitar riscos sociais. Já o segundo foi desenvolvido para proteção especial, que significa garantir direitos de pessoas e famílias no qual os direitos foram violados por abuso, abandono, drogas e entre outros.

Aplicativos e sites dos programas sociais

  • CadÚnico

O CadÚnico é um programa governamental que pode implementar e identificar políticas públicas para apoiar famílias vulneráveis ​​em situação de pobreza. Através Cadastro Único, os cidadãos brasileiros podem participar de programas de assistência, como por exemplo, Minha Casa, Minha Vida e Bolsa família.

Para se inscrever no programa, é necessário dirigir-se ao Posto de Atendimento do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e levar todos os documentos necessários, incluindo caixa de previdência ou título de eleitor do chefe da família, documento com fotos de todos os familiares membros e comprovante de residência. Entretanto, não é possível cadastrar o CadÚnico online por meio do site ou do aplicativo, mas é possível acompanhar o seu status de cadastro. Para saber mais informação ligue no 0800-707-2003 ou acesse o site oficial.

  • Auxílio Emergencial

Primeiramente, é preciso saber que o auxílio emergencial é um benefício mensal de R$600, fornecido pelo governo federal e disponibilizado por meio da Caixa Econômica Federal, destinado a manter uma renda básica emergencial para as famílias que foram seriamente atingidas pela crise provocada pelo Covid-19 no Brasil. Além do MEI (Microempreendedor Individual) e dos autônomos, os brasileiros que estão desempregados ou trabalhando informalmente podem solicitar assistência.

As solicitações de benefícios podem ser feitas pelo aplicativo do Caixa Tem ou site. O app permite que os potenciais beneficiários continuem a solicitar assistência e a acompanhar os pedidos já efetuados. Lembre-se, até dois membros da mesma família podem usufruir deste benefício. O beneficiário não precisa se deslocar a uma lotérica da Caixa, pois o pagamento é feito online via transferência. O beneficiário pode optar por receber o valor do subsídio em uma conta existente, e quem não possui conta em banco pode utilizar o subsídio por meio do APP. Além disso, pode ligar no telefone 111 para mais informações.

  • Seguro Desemprego

O seguro-desemprego é garantido pelo direito trabalhista estipulado por lei e pode ser solicitado por meio de carteira de trabalho digital. O aplicativo também possibilita que você veja sobre outros benefícios, como abono de salário e benefícios de emergência estabelecidos durante a pandemia para garantir trabalhadores cujos contratos de trabalho sejam suspensos ou temporariamente reduzidos.

Para solicitar o seguro-desemprego através do site ou aplicativo, basta acessá-lo usando o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Você também pode criar sua conta através do aplicativo. Em seguida, clique na guia “Benefícios” e veja a disponibilidade das ferramentas de assistência fornecidas. Clique em cada botão em “Saiba mais” para obter mais informações e, em seguida, clique em “Verificar” para saber se você tem direito aos benefícios.

  • Informações cadastrais do CPF

O aplicativo do CPF Digital possibilita que cidadãos vejam seu número de inscrição e tenham a opção de emitir documentos em formato digital, com a mesma validade da versão física. Portanto, pelo aplicativo também é possível fazer o download do CNH Digital, e verificar a autenticidade dos dados por meio do código QR.

Para acessar seus arquivos basta acessar o site ou aplicativo, após isso forneça seu número de CPF e data de nascimento, e a seguir proceda com os dados solicitados no aplicativo. Você também precisa tirar uma foto, que pode ser usada como uma forma de autenticação no aplicativo e criar um PIN para acessar o aplicativo. Depois disso, você poderá acessar seus arquivos, basta clicar em CPF ou CNH para obter em formato digital.

  • Bolsa Família

O Bolsa Família é um beneficio social para a transferência de um valor social, criado pelo governo federal juntamente com a Caixa Econômica, que tem como objetivo garantir os direitos das famílias em situação e vulnerabilidade, e de extrema pobreza para auxiliar na alimentação, saúde e educação.

Posteriormente, para ter acesso a esse beneficio é preciso estar inscrito no CadÚnico. As famílias que são selecionadas receberão um valor mensal, que complementará a renda de cada integrante da família. Por isso, o beneficiário pode baixar o aplicativo do Bolsa Família e consultar os valores, dias do pagamento, parcelas para serem disponibilizadas e o extrato dos valores já transferidos. Para mais informações ligue no numero 0800-707-2003 ou acesse o site oficial da Caixa Bolsa familia. Mas, existe também o aplicativo disponivel para Android e IOS.

Para finalizar, esses aplicativos e sites foram criados com o objetivo de disponibilizar programas sociais para a população brasileira, além de evitar filas e aglomerações. Porém ,  caso o cidadão não consiga esclarecer suas duvidas por esses aplicativos ou sites, o recomendado é que vá para um posto de atendimento especializado do programa. No entanto, vale lembrar que o mundo está se tornando cada vez mais tecnológico. Por isso o ideal é adaptar-se o quanto antes aos serviços digitais.

VEJA TAMBÉM:Conheça o Programa Jovem Aprendiz Lojas Americanas e confira ótimas dicas sobre um dos maiores projetos  educacionais do Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário