Semana do Empreendedorismo: Veja 5 características que os empresários de sucesso precisam ter

Atualmente, diversos brasileiros estão tomando iniciativa de empreender, com o intuito de contribuir com a sociedade, alcançar a independência financeira ou até por necessidade. Afinal, independentemente de qual é o motivo certo, as pessoas que sempre sonharam estão tirando esse projeto do papel. De acordo com a pesquisa de 2019 da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) juntamente com o Sebrae mostra que aproximadamente 38,7% dos cidadãos pensam ou sonham em abrir o próprio negócio. Porém, 28,8% contaram que preferem trabalhar para empresas.

Publicidade

No entanto, mesmo que ter uma ideia boa para os negócios é importante, existem outras áreas que o empreendedor precisa dominar, principalmente em comportamentos de imagem e de gestão. Afinal, não são todas as pessoas que nascem com habilidades assim, mas saiba que é possível desenvolve-las. Então, confira a seguir nesse artigo dicas que podem ajudar no perfil comportamental dos empreendedores iniciantes.

Veja também: Veja dicas de 10 filmes e documentários para você se inspirar na liderança

Publicidade

Quais são as características que um empreendedor de sucesso precisa?

Mas, em última análise, quais são as principais características dos empreendedores de sucesso? Isso é o que mostramos a seguir.

  1. Seja comunicativo

O processo de começar do zero já exige que os empreendedores tenham boas habilidades para lidar com o público. Portanto, saber se comunicar de maneira clara e explicativa acaba causando bastante impacto nas etapas do empreendedorismo. Ou seja, para conseguir investimentos iniciais com discurso usando as técnicas de persuasão ajuda muito nas estratégias de vendas. É importante frisar sobre a diversificação de opiniões, ela é bastante benéfica para a construção de uma empresa. Portanto, o processo de se comunicar é também importante para conseguir ouvir outras pessoas e opiniões construtivas que agregam para a instituição.

  1. Tenha persistência

Primeiramente, não é um segredo para ninguém que abrir um negócio é no mínimo desafiador. Afinal, para empreender é entender que haverá imprevistos, e ser capaz de compreender que para isso é necessário se manter firme no caminho, mesmo em circunstâncias adversas é essencial para que o negócio prospere.

  1. Seja líder

A liderança também é uma das principais características do empreendedorismo de sucesso. Então, mesmo aqueles que têm maior poder executivo e não abrem mão da “mão na massa” no trabalho, precisam se preparar para delegar diversas tarefas, motivar os colaboradores e definir metas pessoais e coletivas, esses pontos são essenciais para ser um líder de sucesso.

  1. Ser flexível

Contudo, as histórias de grandes empresários se destacam pela adversidade e como a capacidade de superar desafios está relacionado a como eles conseguem superar os obstáculos desse desafio de empreender. Portanto, a flexibilidade é uma característica essencial. Por isso, sempre tenha sua mente aberta para testar soluções e novos caminhos a serem seguidos, quando acontecer um problema é preciso estar disposto a mudar o curso rapidamente.

  1. Seja curioso

Afinal, em um mundo de mudanças, conseguir se adaptar a novos desafios é uma vantagem enorme. Então, com o aprendizado continuo, os empresários sempre procuram se manter em constantes transformações no mercado, eles acabam descobrindo novas tecnologias e maneiras de manter a empresa atualizada com novidades.

Em suma, é preciso saber que essas carteiristas são consideradas essenciais quando falamos de empreender. Nesta semana do empreendedor, nós do Boas Ideias estamos trazendo artigos sobre o empreendedorismo, então não esqueça de acessar as outras matérias para se motivar a abrir uma empresa!

Você vai se interessar: Veja se é o momento certo para abrir um negócio

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário