Você sabe preparar o seu negócio para as vendas do Dia das Mães?

Publicidade

O Dia das Mães é um dos dias mais importantes para os negócios. Portanto, lojistas e gerentes devem ter um planejamento adequado para aumentar a receita nesse período. Com uma concorrência acirrada e uma grande variedade de brindes, é preciso fazer ações diferenciadas para destacar seus produtos e atrair a atenção dos consumidores. Quer descobrir como? Então continue lendo e descubra como preparar suas ofertas para o Dia das Mães!

Publicidade

Por que os Dias das Mães é importante para os negócios?

Embora existam outros feriados que movimentam o comércio, o Dia das Mães é, sem dúvida, uma data importante para o setor do comercio, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. De acordo com um estudo publicado pelo site Mundo Marketing pela empresa de inteligência de mercado Neotrust, essa data gerou 7 bilhões de reais em receita para o comércio virtual no ano passado.

Segundo a empresa, a categoria que mais comprou foi moda e acessórios. Outras seções de destaque são: fragrâncias, beleza, artigos para casa e saúde. Por outro lado, o indicador de atividade comercial da Serasa Experian mostra que as vendas no varejo físico aumentaram 6% na semana do Dia das Mães em 2021. Vale ressaltar que o setor teve uma queda significativa na data de aniversário do ano por conta da pandemia.

Uma pesquisa de fevereiro de 2021 da Serasa Experian para avaliar o impacto da pandemia nas PMEs (pequenas e médias empresas) constatou que mais de 73% dos empreendedores vendem ou começam a vender em canais digitais. Cerca de 83% dos inquiridos pretendem dar continuidade a esta estratégia no futuro.

Quais são as tendências do Dia das Mães?

Como mostra a imagem, muitos empreendedores estão começando a investir em mídias virtuais. A pesquisa da Serasa Experian também destaca que as vendas online são feitas principalmente pelas redes sociais. No entanto, além de seus canais, os marketplace e site próprio também foram mencionados

Portanto, espera-se que os lojistas usem ainda os canais digitais para a venda e promoção dos produtos do Dia das Mães. Diante dessa situação, a tendência para esse ano é aumentar a segurança dos procedimentos para transações digitais, proteger as empresas de golpes e fraudes e a privacidade dos dados do consumidor.

Outro foco do comércio virtual e físico é a experiência do cliente. Os lojistas devem estar preparados para atender as necessidades do público, proporcionar um ambiente diferenciado e uma ótima experiência de compra.

Como preparar sua empresa para essa data?

Como qualquer outra data comemorativa, o Dia das Mães tem muito a ver com faturamento e não pode ser ignorado. Por isso, aqui estão algumas dicas sobre como preparar sua empresa para esse evento.

  • Tenha estratégia no marketing

Considere ações de produtos e vitrines, promoções, temas e outras iniciativas que diferenciam sua loja. Então, ao definir uma estratégia de marketing, é necessário elevar o custo da ação, prazos para colocá-la em prática, objetivos e metas.

  • Tenha estoque

Quando a datas grandes como essa, a empresa precisa de estoque. Portanto, defina produtos com base em perfis públicos e avalie o estoque com antecedência para garantir que ele possa atender às vendas atuais.

  • Prepare os canais de vendas

As vendas por meio de canais digitais significam muito para as empresas. Avalie a adequação do serviço e invista em melhorias, se necessário. Também é importante planejar promoções para anunciar itens especiais para datas, promoções, etc.

  • Deixe a equipe pronta

Os vendedores devem estar preparados para vender os produtos, tirar dúvidas e sugerir presentes para diferentes tipos de mães. Portanto, eles devem ser treinados em tecnologia de serviços, entender as propriedades dos itens e materiais, e como é feita a troca de produtos e etc.

  • Tenha mecanismo de segurança para as vendas

Por fim, essas datas comemorativas podem ter tudo a ver com inadimplência e fraude, portanto, implemente procedimentos para vendas mais seguras, como consulta no CPF.

Saiba também: No primeiro trimestre de 2022 as MPEs indústrias apresentam um desempenho melhor desde 2012

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário