Taxa Selic tem seu 8° aumento, o Copom eleva a taxa para 10,75%

Em reunião nesta semana, o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu por votos unanimes que a taxa Selic (taxa básica de juros) aumentasse de 9,25% para 10,75%. Ou seja, em quatro anos esse foi oitavo aumento, e considerado o maior nível.

Publicidade

Uma nova onda de Covid-19 acrescentou incerteza na economia, ao mesmo tempo em que pode atrasar a normalização das atividades. No entanto, o setor econômico já espera crescimento de dois dígitos, já que o relatório “Focus” divulgado pelo BC já previa um ponto alto para a Selic. Além disso, a taxa Selic deve atingir 11,75% em março deste ano devido à alta da inflação, segundo o Focus. IPCA fecha 10,06% mais alto em 2021.

O impacto da pandemia na inflação

No começo de janeiro foi publicado uma carta aberta, o Campos Neto, presidente do BC, argumentou que o aumento dos preços das commodities, a escassez de energia e água e um desequilíbrio entre oferta e demanda por insumos estão causando alta inflação. De fato, uma forte aceleração da inflação acima da meta em 2021 é um fenômeno global que afeta a maioria dos países desenvolvidos e emergentes.

Publicidade

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic ou Selic é a taxa básica de juros, atualizada a cada 45 dias, e vira notícia em todo o Brasil, seja porque aumentou, diminuiu ou permanece estável após reunião do Copom. Então, basicamente essa taxa é responsável por influenciar o aumento ou a diminuição nos juros de financiamento, empréstimos ou aplicações financeiras.

Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um projeto totalmente virtual, no qual as instituições financeiras compram e vendem diariamente títulos do Tesouro. Portanto, a Selic está atrelada aos juros dos títulos públicos oferecidos pelo governo no sistema.

Como funciona a pratica da Selic?

Primeiramente, para falar de Selic é preciso voltar e falar sobre o governo e as necessidades básicas, ou seja, ter dinheiro para quitar dívidas e investimentos. Embora, a forma principal de arrecadar esses valores são por impostos, mas é usado também o empréstimo para isso. Por exemplo, os Tesouros e títulos básicos de investimentos.

Esses títulos do Tesouro são de dívidas vendidas e emitidas pelo próprio governo por meio de um sistema especial de liquidação e custódia (Selic). A pessoa que comprou o título tem direito a receber o valor de volta, acrescido de juros, em determinada data. No entanto, é importante entender que os títulos são adquiridos por instituições financeiras.

O que o IPCA o que têm a ver com a Selic?

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é um índice que representa a inflação do país. Reflete se os preços de uma série de bens e serviços importantes no cotidiano das pessoas mudaram, como alimentação, saúde, transporte, educação, vestuário, comunicação e despesas pessoais.

No entanto, essa pesquisa é organizada mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, El Salvador, Belém, Fortaleza, Curitiba, Goiana, Vitoria, Aracaju, Brasília, Rio Blanco e Campo Grande. Entretanto, mesmo que esse calculo não seja feito no Brasil todo, o índice inclui tudo, então essa avaliação é válida nacionalmente.

Saiba também: Mercado financeiro aumenta estimativa da inflação para 5,38% em 2022

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário