Na pandemia, o número de empresas que entregam alimentos cresceu quase 80%

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Um relatório desenvolvido pela plataforma de big data e analytics e DataHub mostrou um aumento de 76,6% na abertura de empresas que focam em servir comida a domicilio. A pesquisa considerou o período de pandemia de covid-19 de 2019 a 2021.

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Além disso, a pesquisa mostra que no ano de 2019 aproximadamente 59 mil empresas estavam cadastradas no CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) como responsáveis ​​por serviços, incluindo alimentos embalados como restaurantes deliverys e marmitex. No entanto, em 2021, esse número saltou para 104 mil empresas.

Sobre o aumento

Na comparação anual, de 2019 a 2020, o número de empresas listadas aumentou 50,42%. Agora, já em São Paulo, foi eleito o maior aumento (74%) nesse segmento, passando de 18 mil em 2019 para 32 mil em 2021. Para o diretor de produtos CPO da DataHub, André Leão, o aumento se deve ao foco da empresa em usar a tecnologia para expandir suas ofertas de produtos, pois as medidas restritivas impostas pela covid-19 impedem que consumidores acessem locais físicos. Na comparação entre 2018 e 2021, o número de aberturas ativas é mais expressivo: uma alta histórica de 120%.

Os fechamentos

No entanto, a pandemia também provocou o fechamento de milhares de bares, restaurantes e lanchonetes nos estados e cidades onde o estudo foi realizado. Portanto, a pesquisa mostrou que entre março de 2020 e dezembro de 2020, 73 mil empresas do setor fecharam suas portas. Entre eles, lanchonetes, casas de chá, casas de sucos etc. Afinal, elas representavam 45,3%, sendo 38% restaurantes e 16,6% bares. São Paulo é o estado com o maior número de empresas fechadas no ramo: 27,7%. A maioria destas empresas tem um a dois anos de atividade.

Em 2021 (janeiro a dezembro), 338 mil bares, restaurantes e lanchonetes fecharam. O estado de São Paulo liderou a lista com 93 mil empresas inativas, enquanto a capital paulista liderou a lista com 24 mil empresas fechadas. Por fim, o total de estabelecimentos fechados, as lanchonetes responderam por 44,9%, os restaurantes por 30,4% e os bares por 24,6%. Quase 80% dessas empresas estão ativas no mercado há 3 a 20 anos.

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