Negócios ligados ao Carnaval precisam se reinventar após dois anos de pandemia

Publicidade

Não há dúvidas de que a pandemia de Covid-19 fez com que diversos empresários precisassem rever os propósitos das suas empresas. Entretanto, o impacto foi ainda mais notável no setor das empresas ligadas ao Carnaval. Pelo segundo ano, os empreendimentos dependentes do Carnaval precisaram se adaptar, já que aglomerações e festas de rua foram proibidas devido ao aumento de casos da nova variante. Com isso, o Sebrae propôs algumas soluções que podem ajudar esse segmento com dicas, cursos e ferramentas de graça.

Publicidade

Essas dicas para impulsionar as atividades podem ser encontradas pelos empreendedores no portal Sebrae no Verão, e abrangem desde as atividades de alimentação, até as de comércio digital e vestuário. Além disso, também é possível encontrar ferramentas gratuitas de treinamento e gestão, ajudando os empresários a melhorar todo o atendimento ao cliente durante o Carnaval, uma época de grandes festividades e consumo. Contudo, o site não é voltado apenas para os vendedores dessa época, pois também traz diversas informações sobre como retomar os negócios com segurança, como no caso das empresas do setor de turismo.

Apesar disso, embora o Carnaval ainda não tenha data para uma volta definitiva da maneira como funcionava antes da pandemia, o gerente de competitividade do Sebrae, Cesar Risset afirma que ainda existem muitas oportunidades. Segundo ele, apesar do cancelamento de grande parte das festas de rua, continua existindo uma expectativa de que as pessoas aproveitem o Carnaval e participem dos eventos permitidos mesmo que em menor volume.

Novas estratégias

Já o gerente de relacionamentos do Sebrae, Enio Pinto, defende que as estratégias para esse momento deverão ser outras, e que esses empreendedores precisaram repensar todo o seu modelo de negócios, considerado que as empresas são criadas para resolver problemas específicos em cada área. Isso porque conforme a pandemia se intensifica, as empresas precisam revisitar todos os seus propósitos e objetivos e voltar aos planos originais para permanecer no mercado. Assim, é necessário ser inovador e ter criatividade para ter ideias inéditas e conseguir resolver os problemas de cada cliente. Isso te ajudará a ir além apenas do que o seu cliente necessita, e conseguir entregar exatamente o que ele deseja.

Com isso, Enio também ressalta que algumas mudanças necessárias por conta do Covid-19 vieram para ficar. Uma delas é o aumento da preocupação com a higiene nos ambientes corporativos e no manuseio dos produtos que são comercializados. Além disso, agora há um controle sanitário maior que garante a segurança dos funcionários e clientes. Por último, vale lembrar que a transformação digital que a pandemia trouxe também foi importante para aumentar a presença digital das empresas, além de evitar aglomerações e demora no atendimento ao cliente.

Em suma, é importante que as empresas ligadas ao Carnaval entendam a nova realidade e comecem a se reestruturar, criando estratégias que sejam inovadoras para se manterem ativas no mercado. Além disso, essas empresas deverão entender os reflexos positivos que a pandemia de Covid-19 trouxe e adaptá-los ao seu cotidiano, como por exemplo o fortalecimento das vendas on-line.

Veja também: Como as empresas podem se preparar para futuras pandemias? Veja dicas de como se planejar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário