IPCA e deflação; entenda os termos

Publicidade

A deflação no Brasil alcançou -0,68%, menor valor do IPCA desde o início da aferição, em 1980. O que isso significa?

Publicidade

O IPCA negativo representa uma queda de preços nos itens da cesta de consumo analisada pelo relatório. Embora analistas afirmem que esse movimento tem caráter artificial, em razão dos cortes de impostos promovidos pelo governo.  

São os mais responsáveis por isso: energia elétrica residencial (com quase 5% de queda), e combustíveis (o maior responsável pela queda, 14%). 

Outros produtos que estão diretamente ligados à população, como o leite, segue tendência de alta. Até julho a alta ficou em 25%, e se compararmos o ano, a alta foi de 70% por causa do aumento de custos como ração e outros insumos.  

Analistas traçam riscos no horizonte

Segundo especialistas, a queda da inflação no curto prazo é – invariavelmente – boa. No entanto, tirar quase um ponto percentual da inflação deste ano, significa colocá-lo na inflação do ano seguinte. O que já aparece nas projeções de inflação para 2023.  

Projeções para 2023 

No boletim Focus, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para o ano que vem teve consenso para alta de 4,39% no começo de junho, e 5,36% nesta semana.  

O movimento acompanha a queda nas projeções para a inflação deste ano. Quanto mais descem as estimativas desse ano eleitoral, mais sobem para o ano que vem, como em um movimento de consequência, já que os efeitos do corte de impostos são temporários. 

Há dois meses, as projeções indicavam que o país terminaria o ano com a inflação em 9%, devido aos acontecimentos recentes a projeção também caiu mais, 7% ou 8%.  

Impacto dos cortes e conjuntura atual 

A influência inflacionária do IPCA já era esperada. O teto de 17% no ICMS sobre insumos essenciais resultou na queda dos preços.  

Além da dinâmica doméstica, o preço do barril de petróleo ficou abaixo de US$ 100, menor valor desde o início da guerra na Ucrânia. Esses fatores devem ter algum resquício de influência ainda em agosto.  

É possível que a inflação abaixe e o IPCA fique abaixo dos dois dígitos pela primeira vez desde o ano passado.  

A pressão sobre a base  

Segundo analistas, um aspecto importante do IPCA negativo de julho é a ‘des-democratização’ da inflação, em razão da tendência de elevação no preço dos alimentos, o que impacta mais fortemente os mais pobres.  

O termo é cunhado por Matheus Peçanha, do Ibre/FGV. Ele disse em entrevista ao Exame, que o corte de impostos sobre combustíveis beneficia mais a classe de alta renda. Enquanto os alimentos consomem grande parte do orçamento de quem recebe menos.  

O que é a deflação e como ela impacta a economia? 

O conceito significa o reajuste dos preços para baixo, portanto, quando o índice da economia fica negativo. Uma explicação dada é que isso representa uma anomalia na economia, uma situação incomum, como o que aconteceu ao redor do mundo com a pandemia em 2020.

 

Saiba mais:https://boasideias.com.br/montar-uma-tabacaria-gastando-pouco/

 

Deflação alcança Brasil e marca 0,68% em julho 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário