Você sabe como funciona a organização dos processos por trás do transporte de mercadorias? A logística é a área que fica responsável pela execução e organização desses processos de maneira eficiente, cuidando do transporte desde o ponto de origem até chegar ao ponto de consumo.
Normalmente, as empresas preferem terceirizar esse setor, que tem como objetivo prestar serviços para atender as demandas do cliente por meio de uma infraestrutura que conta com caminhões ou até mesmo aviões, além de armazéns, galpões e softwares especializados na área.
Como funciona a logística?
A gestão dos processos de logística está focada principalmente no planejamento e organização para otimizar o uso de veículos para transportar as mercadorias entre os armazéns e o destino. Vale lembrar que o transporte poderá ser realizado por diversos meios, como aéreos, rodoviários e ferroviários, ou pelos oceanos.
Atualmente, com o auxílio da tecnologia, as empresas que realizam os processos de logística utilizam sistemas e softwares atuais que são de suma importância para auxiliar na organização das demandas do transporte. Além disso, essas novas tecnologias também ajudam a rastrear melhor os pacotes e prever futuros problemas que possam atrapalhar no procedimento.
Resumidamente, pode-se dizer que a logística é um processo demasiadamente complexo relacionado ao planejamento e otimização das cargas e rotas de entrega, além do gerenciamento dos pedidos realizados. Ademais, a logística também pode cuidar dos pátios, armazéns, e centros de distribuição de cargas.
Importância
Com o fechamento do comércio por conta da pandemia de Covid-19 e as vendas on-line aumentando, a logística ganhou um papel ainda mais importante na entrega dos pacotes de forma intacta. Isso porque as empresas tiveram que reavaliar o setor e os processos de logística para atender todas as novas demandas, garantindo uma entrega eficiente e de qualidade.
No geral, as empresas que possuem os processos de logística bem definidos, garantem um fluxo mais organizado de pedidos e conquistam cada vez mais espaço dentro do mercado, pois cumprirão os prazos gerando um aumentando nas margens de lucro, além de diminuir as reclamações relacionadas às entregas.
4 tipos de gestão logística
Existem 4 tipos de logística que irão auxiliar no gerenciamento das entregas e facilitarão os processos de distribuição:
-
Suprimentos
A logística de suprimentos ou abastecimento tem o objetivo de lidar com a coordenação e planejamento dos materiais que são necessários em determinado local, fornecendo suporte para todas as atividades. Essa área fica responsável por garantir a qualidade dos suprimentos, buscando sempre os melhores preços e mantendo o estoque abastecido com todo o material necessário pela empresa.
-
Distribuição
Contudo, esse tipo de logística possui a função principal de gerenciar toda a distribuição dos materiais fornecidos, enviando para os locais necessários por meio da pesquisa das melhores rotas e elaborando um planejamento de entrega eficiente. Os processos na logística de distribuição envolvem o carregamento, transporte, e rastreamento de estoque dos materiais.
-
Produção
O modelo de gestão de produção é aquele que envolve todas as etapas de transformação da matéria-prima no produto final, podendo coordenar os processos durante a fabricação e montagem, transporte e armazenamento. É essencial que os responsáveis por essa área realizem diversas pesquisas de mercado para entender a produção do mercado e dos concorrentes, para assim, elaborar planos que sejam adequados às necessidades da empresa.
-
Reversa
A logística reversa fica encarregada principalmente de gerenciar a sustentabilidade da empresa, realizando estudos que ajudem a evitar o desperdício ou uso indevido dos materiais. Dessa forma, é responsabilidade da logística reversa entender quais são os processos necessários para realizar o uso consciente dos materiais e beneficiar o meio ambiente.
Seja o primeiro a comentar