Você sabe qual a importância da exportação e importação no Brasil? Descubra!

A exportação e importação são dois tipos de atividades bem comuns dentro do Brasil. Elas são ligadas ao comércio e possuem impacto diretamente na economia nacional. Isso porque, além de trazer movimentar a economia do país, elas também ajudam a suprir várias demandas, como trazer matérias-primas que não são encontradas aqui.

Publicidade

Inicialmente, é uma das escolas mais competitivas, pois com ela, a empresa será obrigada a formar mais funcionários, inovar processos, melhorar a comunicação e promoção, investir no design e melhorar as embalagens. Afinal, a exportação traz muitas vantagens, incluindo o aumento do movimento da economia mundial, o aumento da capacidade de inovação, o aprimoramento dos recursos humanos entre outros. Portanto, a exportação também é a garantia para a melhoria dos produtos exportados, pois uma vez que o produto entra no mercado internacional, a empresa será afetada pela demanda do mercado local. Confira as vantagens de cada setor.

O que é exportação e importação?

Contudo, antes de falarmos sobre as vantagens da exportação e importação, é necessário definir o que é cada conceito. Por isso, a exportação se trata da atividade de vender, enviar ou doar produtos, bens e serviços nacionais para outro país. Muitos empreendedores optam por essa atividade para expandir o mercado para outros locais e assim não ficarem totalmente à mercê do mercado interno.

Publicidade

No entanto, já a importação se refere a compra de produtos, bens ou serviços de outro país. Ou seja, todos os países dependem dessa atividade, pois nenhum deles é autossuficiente. Todavia, é totalmente inevitável ter que trazer itens de outros territórios para dentro do Brasil. Seja para conseguir matérias-primas para indústrias, ou até mesmo abastecer os cidadãos com determinados alimentos.

Vantagens da exportação e importação

As duas atividades exportação e importação, trazem vantagens para o país. E abaixo nós vamos mostrar algumas das principais.

  • Exportação

Uma vez que a exportação está ligada a venda de produtos, serviços e bens, uma de suas principais vantagens é o aumento da produtividade do país exportador. Afinal de contas, ele precisa ampliar a escala para atender tanto as demandas internas como as externas. Embora, para as empresas, essa atividade também é uma grande aliada para o fortalecimento. Isso porque, além de conseguir mais clientes vendendo para outros países, ela também consegue ter mais estabilidade financeira, uma vez que não depende unicamente da economia interna.

Além disso, outra vantagem é em relação a antecipação de tendências. Uma vez que a empresa está diretamente em contato com outros países, ela pode saber antes as inovações e novidades que estão por vir no mercado.

  • Importação

Entretanto, a importação também é uma atividade que traz vantagens, começando pelo fato de muitas vezes ser possível ter um produto em tempo bem menor, do que se o país tivesse que o produzir. Agora, por conta disso,  muitos países acabam por importar muitos produtos que já produzem.

Outro diferencial de trabalhar com essa modalidade é que muitas vezes quem está comprando itens do exterior consegue ter uma redução de custos para operar. Ou seja, ao importar a empresa não precisa se preocupar com questões como contratação de mão de obra e outros custos referentes ao processo de produção. Além disso, existem vários estímulos feitos pelo Governo para quem deseja importar itens, incluindo tributos reduzidos. Com isso, muitas empresas acabam investindo nesse tipo de atividade para conseguirem atender demandas.

Quem pode exportar de fora?

Para exportar é preciso conhecer o mercado internacional e a empresa deve ser legal. Além disso, a empresa deve ser elegível no portal do Siscomex para que a Receita Federal acompanhe o comércio internacional da empresa. Mas, a principal importância é que a empresa precisa ter um conhecimento profundo de todas as etapas da exportação e estar preparada para esse desafio de empreender.

O que é melhor para o Brasil?

Contudo, quando falamos de exportação e importação, não há uma que se sobressaia. Isso porque ambas são necessárias, uma vez que enquanto uma gera dinheiro, a outra atende necessidades do país. Embora, obviamente quando se pensa na balança comercial, o ideal é que o nível de exportação se mantenha alto. No entanto, existem necessidades que apenas a importação pode suprir, e essa é uma realidade em todos os países.

Por conta disso, a exportação e importação são duas atividades essenciais para a manutenção de uma economia favorável, para todos os segmentos e níveis do mercado. Ambas ajudam os países em diferentes aspectos, mas, também precisam ser feitas com certos cuidados para que as empresas não acabem totalmente dependentes apenas de uma das atividades, e assim sejam diretamente prejudicadas.

Veja também: Pequenas e médias empresas que migraram para o modelo online crescem significadamente na pandemia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário