Negócios Sociais: Conheça mais sobre essa tendência e os benefícios

Os negócios sociais são uma tendência que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Eles fazem a diferença na vida de centenas de pessoas, justamente por levarem oportunidades e estimular o empreendedorismo.

E por conta dessa proposta inspiradora que eles se tornam cases de sucesso em diversos setores. E abaixo nós separamos algumas dessas iniciativas. Conheça!

CDI Lan

Esse é um projeto que trabalha com a articulação de redes em lan houses comunitárias.

O grande diferencial do empreendimento é que ao fazer toda a instalação do sistema de rede, ele também agrega serviços que levam entretenimento saudável a esses locais, além de inclusão financeira e educação. Com essa proposta, o CDI Lan já transformou mais de seis mil lan houses em centros de conveniência, serviços e convivência de comunidades carentes, fazendo assim que pessoas de baixa renda tenham acesso a diversos serviços essenciais. Atualmente o empreendimento atende 13 estados brasileiros.

Negócios Sociais: Conheça mais sobre essa tendência e os benefícios

Bridges International Academies

Esse é um projeto instalado no Quênia e que mantém a maior cadeia de escolas primárias da região.

O principal objetivo desse negócio social é permitir que famílias que ganham menos de dois dólares por pessoa e por dia, possam ter acesso a educação de alta qualidade, mas, por um preço acessível e que não prejudique o orçamento familiar.

Outro grande diferencial desse empreendimento é que visa o suporte a longo prazo. Isso porque, além de proporcionar a educação de qualidade, ele também gera empregos para profissionais de educação da região.

Rede Asta é uma das iniciativas de negócios sociais

Esse é mais um dos negócios sociais que atua dentro do Brasil. Essa é uma rede de venda direta, mas o seu grande diferencial é que ela conta apenas com produtos feitos em comunidades de baixa renda.

Dessa forma o empreendimento consegue incentivar o trabalho de empresas, artesãos e produtores desses locais.

Entre um dos destaques dessa ideia está a produção de brindes corporativos, mas reaproveitando resíduos sólidos da própria empresa que contrata o serviço. Essa empresa está instalada no Rio de Janeiro.

Asembis

Nós sabemos que atualmente um dos maiores desafios para pessoas de baixa renda é ter acesso a serviços médicos de qualidade. E é justamente isso que esse negócio social se propõe a resolver.

Ele oferece esses serviços com um preço justo, mas, ainda utilizando centros médicos com alta tecnologia além de oferecer um atendimento de qualidade. Além disso, essa empresa realiza ações de atendimento a pessoas situação de vulnerabilidade.

O empreendimento atende pessoas em clínicas públicas e casas de idosos, mas também em em zonas rurais marginalizadas e centros penitenciários.

Para se ter uma ideia da magnitude desse negócio, por ano ele atende cerca de 360 mil pessoas e atua em várias regiões da Costa Rica.

Sautil é uma das iniciativas de negócios sociais

Ainda dentro do setor de saúde, existe o Sautil, que é um modelo de negócios. Por meio deles, é possível divulgar informações referentes a medicamentos e tratamentos gratuitos ofertados em todo o Brasil.

Ou seja, o foco da empresa é levar até a população de modo geral, acesso à informação sobre saúde qualificada sobre saúde.

Apesar da sede desse empreendimento ficar em São Paulo, ele tem abrangência nacional. Atualmente o serviço recebe cerca de 140 mil visitas por mês.

Solidarium

Com sede em Curitiba mas abrangência nacional, o Solidarium é uma articulação que liga pequenos artesãos com grandes redes de varejo e de E-commerce. Dessa forma, eles realizam a venda direta para consumidores.

Atualmente o negócio conta com a participação de cerca de 1.450 cooperativas, e cerca de 6.500 artesãos.

Os negócios sociais são fontes de inspiração que mostram que é possível empreender e ainda levar oportunidades para quem precisa. Vale à pena conhecer mais a fundo esse tipo de empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *