Conheça os 8 negócios de impacto social que mais se destacam. Veja mais!

Conhecer negócios de impacto social que inspiram é uma ótima forma de ficar por dentro desse setor que só cresce. Empresas que focam não apenas no lucro, mas também em resolver problemas da sociedade que o Estado por si só não consegue dar conta. Além disso, esses projetos também são responsáveis por levar oportunidades para comunidades e pessoas carentes, gerando assim um cenário mais positivo. Confira abaixo alguns dos empreendimentos do gênero de maior sucesso no Brasil!

  1. Moradigna

Publicidade

Todo mundo sabe como custa caro fazer uma reforma. Portanto, muitos brasileiros acabam vivendo em imóveis em situação de insalubridade. Por isso, esse negócio visa justamente oferecer a possibilidade dessas pessoas morarem em um ambiente bonito, acolhedor e sobretudo longe de doenças. O empreendimento já fez tanto sucesso que em três anos já mudou a vida de 1.200 brasileiros.

  1. Transvest

É mais um dos negócios de impacto social que inspiram. Afinal, essa Ong foi criada com o objetivo de levar informação relevante sobre de travestis, transexuais e transgêneros, combatendo assim a transfobia e ao mesmo tempo provendo a inclusão social. Para isso, o projeto promove uma série de atividades gratuitas, desde palestras sobre o assunto até cursos de idiomas.

Publicidade
  1. Tipiti

Esse é um serviço de assinatura que visa promover a cultura do Pará! Para isso, são entregues aos paraenses que moram fora do Estado ou até mesmo para pessoas que tem curiosidade sobre ele, boxes com produtos típicos, tais como farinha de tapioca e doce de cupuaçu.

4.      Universidade da Correria

Criada em 2013, a Universidade da Correria é um projeto que visa trabalhar o empreendedorismo nas favelas. Para isso, são promovidas diversas atividades de capacitação, tais como cursos de negócios e até mesmo consultorias com especialistas. Ou seja, é um dos grandes diferenciais desse projeto é que todos os eventos são totalmente gratuitos, justamente para que todos os interessados possam ter acesso.

  1. Boutique de Krioula

A Boutique de Krioula é mais um dos negócios de impacto social que inspiram. Ele foi criado por Michelle Fernandes e Célio Campos. Portanto, o objetivo da iniciativa é promover a autoestima da mulher negra, que muitas vezes sofre com os estereótipos e padrões da sociedade.  E para isso a loja comercializa produtos de moda afro. O negócio começou com a venda de turbantes, mas hoje conta com mais de dez tipos de itens no catálogo, além de um canal no Youtube para divulgar o empreendimento.

  1. Ateliê Cendira

Outra iniciativa muito interessante é o Ateliê Cendira. Nele são promovidas várias atividades com foco na sustentabilidade, seja por meio da reciclagem ou até mesmo da culinária. O principal objetivo dessa iniciativa é promover o fortalecimento da identidade das mulheres periféricas que trabalham com materiais recicláveis. No local, é possível encontrar desde exposição de artesanato até oficinas de reciclagem.

  1. Gastromotiva

O setor de gastronomia é um dos que mais cresce no mundo. E pensando nessa tendência foi criado em 2006 o Gastromotiva. Esse é um projeto focado na oferta de cursos de capacitação para quem deseja atuar no ramo de gastronomia, principalmente com conceito de gastronomia social. Por meio dele é possível promover a inclusão social e ao mesmo tempo levar oportunidades para cidadãos que desejam se profissionalizar.

  1. Bora Lá!

Agência de Comunicação e Marketing Popular. Mais um dos negócios de impacto social que inspiram é a agência Borá Lá. Ela tem como foco oferecer atendimento de qualidade para o desenvolvimento de produtos de comunicação visual e marketing, de qualidade, mas sempre mantendo preços acessíveis para empreendedores pequenos, principalmente da periferia. Por fim, qual desses negócios de impacto social que inspiram você achou mais interessante? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Veja também: Você sabe quais são os desafios e como apoiar o afroempreendedorismo?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário