Barba, cabelo e bigode. Saiba como montar o negócio do momento com considerável rentabilidade no mercado!

Publicidade

Muitos empreendedores têm buscado se informar sobre como montar uma barbearia. Isso porque, o mercado de beleza masculino tem crescido cada vez mais. Pelo menos é isso que revela uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Segundo ela, cerca de 83% dos homens entrevistados acreditam que os cuidados com a aparência não são exclusividade do público masculino.

Além disso, mais da metade afirmou que frequenta barbearias e até mesmo compram cosméticos. Por isso, ingressar nesse nicho pode ser uma excelente alternativa para quem deseja abrir o próprio negócio. Então a equipe Boas Ideias elaborou este objetivo artigo com algumas das principais dicas sobre como montar uma barbearia. Confira!

Barba, cabelo e bigode. Saiba como montar o negócio do momento com considerável rentabilidade no mercado!
Barba, cabelo e bigode. Saiba como montar o negócio do momento com considerável rentabilidade no mercado!
  1. Como montar uma barbearia: Entenda o seu público e o seu nicho

Apesar da barbearia já pegar um segmento específico do mercado, você ainda precisa estudar qual o seu nicho e público-alvo. Até mesmo porque, um negócio do gênero que atende majoritariamente homens mais velhos que buscam cortes de barba mais simples, é diferente de uma barbearia que tem jovens que buscam por tratamentos variados. Então, faça uma ampla pesquisa na região e também na internet. Com base nessas informações você poderá saber exatamente quais demandas precisa atender, o que não pode faltar no seu empreendimento.

  1. Plano de negócios

O plano de negócios é indispensável. Isso porque, ele será seu guia durante essa jornada rumo ao próprio negócio. Nele você deverá informações relevantes para a abertura do seu empreendimento. Desde os equipamentos e produtos necessários, até o faturamento necessário para cobrir as despesas e também lucrar.

Publicidade
  1. Escolha do local

Mais uma das dicas sobre como montar uma barbearia é a escolha do local. Tenha em mente que o seu ponto comercial irá influenciar em vários aspectos, principalmente nos preços dos serviços. Além disso, ele precisa atender todas as necessidades do seu projeto. No caso da barbearia, é necessário, por exemplo, um espaço para os clientes aguardarem.

Portanto, se você quer uma barbearia de médio porte, também precisará de um espaço maior onde caibam várias cadeiras de fazer a barba. Então, avalie com cuidado antes de tomar a sua decisão.

  1. Exigências legais e documentação

Posteriormente, uma das primeiras exigências que você precisa atender é ter um CNPJ. Contudo, várias outras podem ser necessárias. Dependendo do local onde você vai abrir o seu negócio, por exemplo, pode sem necessários alvarás diferenciados. Além disso, até mesmo a proposta da sua barbearia pode fazer que mais documentos sejam necessários. Portanto, se você deseja colocar um minibar no espaço, por exemplo, precisará de licenças específicas. Então, sempre verifique essa questão antes.

  1. Estrutura e equipe

A estrutura e equipe também vão depender do porte do seu empreendimento. Uma barbearia pequena, conta apenas com duas cadeiras, por exemplo, necessita de uma equipe bem menor do que uma que funciona em um shopping. Então não deixe de avaliar essa questão com calma também.

  1. Trabalhe a fidelização

Uma barbearia é um tipo de negócio que se baseia muito na fidelização. Isso porque o corte de barba é algo periódico. Por isso, é importante trabalhar essa questão dentro do seu negócio. Você pode, por exemplo, oferecer descontos ou promoções para clientes que vão até o local de forma corrente.

Depois disso, otra estratégia bacana é criar uma experiência diferenciada. Por exemplo, se o cliente vai fazer a barba e o cabelo, pode ganhar uma cerveja. Tudo é uma questão de avaliar o perfil do seu público-alvo e com base nisso criar ações de fidelização.

Agora que você sabe como montar uma barbearia, não deixe de colocar as dicas acima em prática. Todos os cuidados acima fazem diferença para determina o sucesso ou fracasso do seu empreendimento. Boa sorte!

Publicidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário