O que esperar da semana do consumidor

Publicidade

Para aproveitar as ofertas da Semana do Consumidor e não ser enganado, é preciso ficar de olho nos preços. A principal dica é acompanhar as variações de preço dos produtos desejados nos últimos dias e semanas. Nesse sentido, ferramentas como Compare TechTudo, Buscapé e Zoom podem ser grandes auxiliares para o consumidor, pois permite que ele verifique se o preço atual é realmente o mais barato.

Publicidade

A Semana do Consumidor 2023 promete descontos e promoções para quem quer comprar. O evento, que começa na próxima segunda-feira (13) e termina no penúltimo domingo (19) do mês, potencializa promoções com ofertas de diversos segmentos e produtos, além de diversas lojas virtuais. Amazon, Magazine Luiza e Shopee são e-commerces participantes. Conhecido como “Black Friday do 1º Período”, o evento é realizado anualmente para comemorar o Dia do Consumidor, que é comemorado em 15 de março.

A Semana do Consumidor – e o Dia do Consumidor em 15 de março – tradicionalmente trazem grandes promoções em eletrônicos, muitas vezes com preços mais altos ao longo do ano. Além da Black Friday, é um dos eventos mais importantes do calendário para comprar um produto que você está de olho há algum tempo, seja um novo telefone, smart TV ou laptop.

O que fazer se você tiver uma reclamação

Já aconteceu de você perder uma nota fiscal de compra e ficar com medo de não ter mais como exigir a garantia, caso ocorra algum problema? Saiba que a legislação obriga o estabelecimento a fornecer uma segunda via, caso você não esteja mais com a original.

Quais são os seus direitos como consumidor

Conhecer os direitos do consumidor é fundamental para ninguém se prejudicar nas relações de consumo. Saber os principais direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor auxilia as pessoas em uma série de situações que podem ser prejudiciais, como na compra de produtos que apresentem defeito ou descumprimento de ofertas.

É direito do consumidor ser tratado sem qualquer tipo de constrangimento ou ameaça em situação de cobrança de débitos. Segundo a legislação, o cliente que ainda for cobrado em quantia indevida tem direito ao reembolso em dobro ao valor pago em excesso.

O art. 49 do Código de Defesa do Consumidor estabelece o direito de arrependimento para compras realizadas fora do estabelecimento comercial, como na internet ou telefone. Isso significa que a pessoa pode desistir da compra no prazo de 7 dias após a formalização do contrato ou o recebimento do produto, sem ter que justificar a sua desistência.

Como comprar com segurança nessas datas?

Além de ficar de olho no preço, você também precisa conferir a loja onde pretende comprar. A busca por avaliações e opiniões em plataformas como o Reclame Aqui pode fornecer bons parâmetros sobre a qualidade do atendimento e a reputação de um lojista. A segurança do site também deve ser considerada: o endereço deve conter um ícone de cadeado seguido da abreviatura “HTTPS” (Hyper Text Transfer Protocol Secure) antes da URL. Isso significa que a comunicação entre o site e o dispositivo é criptografada.

Também é uma boa prática pré-compra consultar o CNPJ da loja da Receita Federal e verificar se o site está na lista de lojas elaborada pelo Procon-SP, bem como conhecer as regras de envio e devolução de cada loja. Os consumidores também são aconselhados a manter uma impressão do processo de compra – desde a página da oferta, carrinho até o checkout e às faturas dos produtos. Essa atitude ajuda com qualquer problema pós-venda.

Veja também: Semana do consumidor: quando começa e como é celebrado

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário