{"id":2659,"date":"2022-08-16T15:53:53","date_gmt":"2022-08-16T18:53:53","guid":{"rendered":"https:\/\/boasideias.com.br\/?p=2659"},"modified":"2022-08-16T15:53:53","modified_gmt":"2022-08-16T18:53:53","slug":"desglobalizacao-para-onde-o-mundo-vai","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/boasideias.com.br\/desglobalizacao-para-onde-o-mundo-vai\/","title":{"rendered":"Desglobaliza\u00e7\u00e3o: para aonde o mundo vai? \u00a0"},"content":{"rendered":"

Desglobaliza\u00e7\u00e3o: para aonde o mundo vai? <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

H\u00e1 anos temos visto um movimento intenso de integra\u00e7\u00e3o de cadeias produtivas, novas formas de investir em m\u00e3o de obra barata e a constitui\u00e7\u00e3o e amplia\u00e7\u00e3o de mercados consumidores. <\/span><\/p>\n

Desde os anos 90, em cada comercial na TV, propaganda de produtos e vitrines das\u00a0lojas, a atmosfera promovida pela globaliza\u00e7\u00e3o parecia ser inevit\u00e1vel. <\/span><\/p>\n

Os grandes conglomerados pareciam o destino final do processo econ\u00f4mico que condensava legisla\u00e7\u00f5es favor\u00e1veis em uma ponta do planeta, com a m\u00e3o de obra racionalizada at\u00e9 o mais prim\u00e1rio extrato na outra ponta. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Transporte Aquavi\u00e1rio; tem efeito na desglobaliza\u00e7\u00e3o<\/span><\/h2>\n

Ao nos debru\u00e7armos sobre as grandes chaves da globaliza\u00e7\u00e3o. O transporte mar\u00edtimo \u00e9 um grande respons\u00e1vel por esse processo de moderniza\u00e7\u00e3o. A ANTAQ (Ag\u00eancia Nacional de Transportes Aquavi\u00e1rios) informou que durante o ano passado, 1,214 bilh\u00e3o de toneladas em cargas foram transportadas entre os portos do pa\u00eds. P\u00fablicos e privados.<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Portos do pa\u00eds<\/span>\u00a0<\/span><\/h2>\n

O grande volume de exporta\u00e7\u00f5es e importa\u00e7\u00f5es que ocorreu se deve a granel l\u00edquido, granel s\u00f3lido, cont\u00eaineres e cargas gerais. Em 2019, o n\u00famero foi de 1,104 bilh\u00e3o de toneladas em cargas. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Nesse volume de transa\u00e7\u00f5es, a China \u00e9 a maior respons\u00e1vel. O crescimento chin\u00eas demandou 51% de todas nossas exporta\u00e7\u00f5es. Nosso maior parceiro comercial. No \u00e2mbito das importa\u00e7\u00f5es, EUA responde por 24%, China 11%, R\u00fasia 7% e Argentina 6%. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Ranking dos portos p\u00fablicos\u00a0<\/span><\/h2>\n

A movimenta\u00e7\u00e3o de cargas nos portos p\u00fablicos tem tr\u00eas grandes representantes. Paranagu\u00e1, no Paran\u00e1, em terceiro lugar com 51,6 milh\u00f5es de toneladas. Itagua\u00ed, no Rio de Janeiro, com 51,7 milh\u00f5es de toneladas e o primeiro porto, Santos, em S\u00e3o Paulo, com 113,3 milh\u00f5es de toneladas. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Ranking dos portos privados\u00a0<\/span><\/h2>\n

Angra dos Reis (3\u00ba), no Rio de Janeiro, movimentou 64,1 milh\u00f5es de toneladas, Tubar\u00e3o, no Esp\u00edrito Santo, foi respons\u00e1vel por 64,1 milh\u00f5es de toneladas em cargas e o porto com maior movimenta\u00e7\u00e3o, o porto Ponta da Madeira, no Maranh\u00e3o com 182,4 milh\u00f5es de toneladas. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

As movimenta\u00e7\u00f5es s\u00e3o projetadas com alta de 2,4% para este ano. No primeiro semestre, houve queda de 6,9% em rela\u00e7\u00e3o ao mesmo per\u00edodo do ano passado. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Os n\u00fameros de exporta\u00e7\u00e3o do Brasil para min\u00e9rio de ferro tendo a China como destino, ficaram em\u00a064% em 2021. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

A balan\u00e7a comercial superavit\u00e1ria designa o saldo positivo de transa\u00e7\u00f5es<\/a> no transporte mar\u00edtimo. Esse segmento atingiu US$ 32,12 bilh\u00f5es no primeiro semestre deste ano. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Movimento de desglobaliza\u00e7\u00e3o <\/span>\u00a0<\/span><\/h2>\n

Segundo Welber Barral, s\u00f3cio da BMJ Consultores e ex-secret\u00e1rio de com\u00e9rcio exterior, por \u00f3bvio, ap\u00f3s a divulga\u00e7\u00e3o de Wuhan como o epicentro da pandemia, a not\u00edcia e o processo que se seguiu bagun\u00e7ou cadeias de produ\u00e7\u00e3o e cadeias log\u00edsticas no mundo inteiro. Justamente por causa da integra\u00e7\u00e3o em grande escala. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Welber traz alguns conceitos t\u00e9cnicos sobre esse movimento de reavalia\u00e7\u00e3o do que pode ser feito, o Nearshoring e Reshoring s\u00e3o processos que trazem a produ\u00e7\u00e3o industrial para pa\u00edses vizinhos e para o pr\u00f3prio territ\u00f3rio. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

S\u00e3o ferramentas \u00e0s m\u00e3os dos empres\u00e1rios que pensam em mudar o rumo de seus investimentos e produ\u00e7\u00e3o. Welber tamb\u00e9m fala sobre o\u00a0Friendly Shoring, quando se fornece a produ\u00e7\u00e3o em pa\u00edses vizinhos. Algo que pode ser usado nesse contexto de conflitos internacionais e crise dos pre\u00e7os de produtos que afetam diversos pa\u00edses ao mesmo tempo. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Segundo Larissa Wachholz, especialista s\u00eanior do Cebri (Centro Brasileiro de Rela\u00e7\u00f5es Internacionais), \u00e9 necess\u00e1rio que o Brasil permane\u00e7a aberto a rela\u00e7\u00f5es comerciais e n\u00e3o exclua regi\u00f5es espec\u00edficas. Larissa afirma, ainda, que o pa\u00eds deve fortalecer sua ind\u00fastria <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Ind\u00fastria brasileira<\/span><\/h2>\n

Em 2022, a produ\u00e7\u00e3o tem evolu\u00eddo, embora, n\u00e3o tenha ainda se recuperado totalmente. Em janeiro, a queda foi de \u20131,9%. Fevereiro teve alta de 0,7%, mar\u00e7o 0,6%, abril com 0,2% e maio com 0,3%. Ou seja, n\u00e3o \u00e9 um crescimento sustentado. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Em compara\u00e7\u00e3o com fevereiro de 2020, a queda \u00e9 de 1,1%. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Segmentos da ind\u00fastria<\/span>\u00a0<\/span><\/h2>\n

O setor de produ\u00e7\u00e3o de m\u00f3veis teve queda de 21,8% no acumulado do ano, segundo IBGE. As montadoras de carros, 7,6%. Por outro lado, a produ\u00e7\u00e3o de alimentos, uma das mais relevantes para o Brasil, tem ficado no mesmo patamar de 2021. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Enquanto isso, o segmento de petr\u00f3leo e biocombust\u00edveis teve alta de 10,6%. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Participa\u00e7\u00e3o da ind\u00fastria no PIB<\/span> no contexto da desglobaliza\u00e7\u00e3o<\/span><\/h2>\n

Segundo dados do CNI, em 1985, a institui\u00e7\u00e3o correspondia a 48% do PIB. Em 1996, 41,6%. Em 2004, a queda chegou em 28,6%. No ano da pandemia, 2020, atingiu o menor patamar de em mais de 70 anos. E teve leve recupera\u00e7\u00e3o em 2021, chegando a 22,2%. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

O emprego tamb\u00e9m \u00e9 algo estritamente ligado \u00e0 industria, e, portanto, \u00e0 globaliza\u00e7\u00e3o. Mais crescimento significa mais trabalho, o crescimento de postos de trabalho foi de 1,3 milh\u00e3o no primeiro semestre de 2022, segundo CAGED. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Entregadores<\/span>\u00a0<\/span><\/h2>\n

Ao falar sobre trabalho e contemporaneidade, os entregadores aparecem como um assunto relevante. Em alguns pa\u00edses, como a Espanha, o trabalho dos entregadores foi regulamentado em junho de 2021. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Aqui isso ainda \u00e9 uma grande quest\u00e3o. Segundo pesquisa de universidades federais como a UNICAMP, UNIFESP, UFJF e UFPR em parceria com o Minist\u00e9rio P\u00fablico do Trabalho, a m\u00e9dia da jornada de trabalho de quem entregava como profiss\u00e3o era de 9 horas di\u00e1rias, e a m\u00e9dia salarial era de R$ 520 por semana. <\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

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Saiba mais:https:\/\/boasideias.com.br\/banco-central-divulga-alta-de-069-no-ibc-br\/<\/a><\/h3>\n

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Servi\u00e7os fecha trimestre positivo com 2\u00aa alta seguida\u00a0<\/a><\/p><\/blockquote>\n