Vai vender sua empresa? Veja passos fundamentais para começar uma boa negociação

O número de negociações relacionadas à compra e venda de empresas brasileiras aumentou significativamente. Portanto, isso está diretamente relacionado à estratégia de sobrevivência no mercado, e também o financeiro pessoal dos empreendedores. Tendo em vista a dificuldade de prever os rumos da economia e do setor em que atua, não é fácil escolher o momento certo para vender a empresa. Embora, a grande maioria tenha pouco conhecimento sobre o fato de vender uma empresa.

Publicidade

Então, para te ajudar nesse processo, separamos os principais fatores nas etapas de venda da sua empresa. Desta forma, você pode potencializar o valor a longo prazo do seu negócio. Por isso, para esse evento é preciso de planejar para não ocorrer imprevistos desagradáveis. Confira dicas a seguir!

Os passos necessários para vender uma empresa

  • Venda da empresa

Os proprietários das empresas possuem diferentes motivos suas empresas. Para algumas pessoas, isso pode ser o fim de uma carreira empresarial. Mas, ao contrario disso, essa decisão pode ser uma oportunidade nova inesperada para mudar de negócio. Por isso, é preciso ter estabelecido o motivo da venda para que os compradores tenham mais segurança.

Publicidade
  • Prepare para vender

Não é fácil lidar com os compradores que estão interessados, visto que eles não acreditaram em tudo que você diz. Então, para ser um acordo transparente os potenciais compradores irão compreender o porque da venda do negócio. Logo após é necessário ter os documentos da instituição prontos para que os compradores vejam e se sintam seguros.

  • Determine o preço

Primeiramente, ao vender uma empresa, é importante entender o preço que vai oferecido. Colocar um valor muito alto fará com que você não encontre ninguém que esteja interessado. Porém, colocar um preço muito baixo a possibilidade de perder dinheiro é grande. Portanto, ao estabelecer um preço para o seu negócio, certifique-se de valorizá-lo de forma realista. Uma avaliação online pode auxiliar nesta etapa.

  • Encontre compradores

As operações de vendas independentes podem ser difíceis e podem demorar mais do que o planejado. Mas perceber o interesse dos compradores é uma atitude excelente. Por isso, se prepare para procurar os compradores ideais e ensine-os a administrar o negócio que está à venda.

  • Faça uma boa negociação

Contudo, qualquer pessoa hoje pode vender uma empresa, porém ter sucesso na venda não é para qualquer um. O proprietário ou vendedor precisa ter persuasão na hora de fazer a negociação. É necessário estar sempre disponível na fase de checagem do comprador, já que o interessado fará sempre reuniões para reunir os dados e informações da empresa.

  • Formalize e feche negocio

Por fim, se os termos e as apresentações forem aceitáveis para o comprador, formalize o contrato e feche o negócio. Seja sutil e resuma para o comprador tudo que foi acordado e resolva os problemas que foram apontados para ter equilíbrio no processo de fechamento do negócio. Mas, não se esqueça de formalizar por contrato o fechamento dos próximos passos para que não ocorra imprevisto e desistências.

Mantenha o sigilo da negociação

No processo de negociação é fundamental manter a confidencialidade do acordo. Mesmo que hoje em dia seja fácil descobrir informações sobre as empresas pela internet, os boatos podem afetar o processo de venda. Então, a partir do momento em que for vender um negócio, deixe os termos e o contrato em total sigilo.

Quando o processo de mudança começa os funcionários geralmente questionam como será a nova gestão e se ainda vão continuar a trabalhar na empresa. Então, é preciso contar o básico para os colaboradores para que não gere bagunça e desacordos. Deixe todos os clientes e credores atualizados para que os concorrentes não fiquem sabendo e espalhem boatos desnecessários. Por isso, em meio a essas situações o empresário deve manter sigilo de partes importantes, e esclarecer sempre o fundamental as pessoas necessárias.

Para finalizar, é perceptível a importância de fazer tudo certo desde a documentação até a negociação. Agora, é só colocar as dicas em prática para conseguir o melhor comprador para o seu negócio. Gostou da dica? Não perca as dicas em nosso portal sobre empreendedorismo.

VEJA TAMBÉM: Jovem Aprendiz CIEE: Confira vagas, benefícios e como se inscrever

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário