A pandemia fez disparar o número de empreendedores por necessidade. De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2020 do Sebrae no Brasil, cerca de 82% dos novos empreendedores disseram que a motivação para abrir um novo negócio foi a falta de emprego. No entanto, a entidade disse que é difícil escolher onde atuar.
O Sebrae lançou uma cartilha com mais de 150 alternativas para percorrer em 2022. A entidade montou diversos folhetos que abordam o investimento necessário para cada negócio, possibilidades de lucro, nível de concorrência, o que os clientes querem do Google e muito mais.
Sobre o manual do empreendedor
O Sebrae observou que a demanda cresceu em alguns setores: churrascos 92%, lavadores de móveis 64%, manicures 58%, encanadores 58% e lavadores de carros 51%. Segundo Lúcio Pires, analista de soluções do Sebrae, o segmento premium exige baixo investimento e oferece retorno imediato.
Sobre o Sebrae e como ajuda as empresas
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) se trata de uma instituição sem fins lucrativos privado. Portanto, é uma agência de promoção de treinamento e desenvolvimento que apoia pequenas empresas em todo o país. Desde 1972, dedica-se a estimular o empreendedorismo e aumentar a sustentabilidade e competitividade das micro e pequenas empresas. No entanto, para atendimento de todas as empresas, o Sebrae atua pelo Brasil todo.
Ou seja, existem 27 pontos de atendimentos, e a sede fica em Brasília. Além disso, a instituição é responsável pela estratégia de atuação. Afinal, as unidades nacionais formulam ações com base nas realidades regionais e nas diretrizes nacionais. Hoje existem mais de 5 mil colaboradores e 8 mil instrutores e consultores certificados que passam todo o conhecimento para quem já é empresário ou deseja iniciar um negócio. Para concluir, o Sebrae é uma agência de promoção de desenvolvimento e treinamento, mas não se trata de uma instituição financeira, por isso não faz empréstimos.
Veja também: BNDES lança cartão para auxiliar MEIs e pequenos empresários
Formado em Marketing e T.I, amante do jornalismo, músico, trabalha como redator no portal Boas Ideias.
Seja o primeiro a comentar