Você sabe o que é B2B? Já ouviu falar sobre o modelo de negócios realizado de “empresa para empresa” (business to business). Não? Pois saiba: você pode estar perdendo tempo e dinheiro, pois ele promete ser o negócio do século. Mas não se desespere:
Visando responder às dúvidas mais comuns sobre o B2B e apresentar as suas principais vantagens, elaboramos um conteúdo que trará mais clareza e mostrará porque a sua empresa deve dar início a esse tipo de relacionamento. Acompanhe e descubra!
O que é B2B?
Primeiramente, vamos entender o B2B ou “business to business” que é um modelo de negócio onde o comércio é estabelecido entre empresas, diferente do B2C ou “business to customer”, que estamos mais familiarizados.
No B2C, o cliente final é uma pessoa física; no B2B, uma pessoa jurídica. Posteriormente, no B2C, há um ponto de vendas; a relação entre negócio e consumidor é, por muitas vezes curta ou para sanar demandas pontuais.
E consequentemente no B2B, acontece de forma distinta: por existirem demandas maiores, os processos comerciais são mais longos e tendem a gerar receita recorrente.
Quais são as vantagens do modelo B2B?
Por ser um relacionamento desenvolvido entre empresas, os produtos e serviços ofertados são limitados. Na verdade, a comercialização aqui responde às necessidades de uma primeira empresa que são supridas por uma segunda.
Esta segunda atuará como fornecedora de um produto ou serviço qualquer que a primeira esteja necessitando, que podem, claro, corresponder à insumos e matéria-prima, mas também surgem nas formas de suporte de TI, consultorias diversas, veículos e diversos outros.
Uma vez que a lógica da B2B gira em torno desse relacionamento entre duas empresas, os volumes de compra tendem a ser substanciais, já que eles não respondem somente às demandas de um indivíduo, mas de um grupo de indivíduos.
Há também outras vantagens associadas, como por exemplo:
- A receita recorrente
De fato, as vendas no modelo B2B são mais complexas e demandam mais tempo para que ocorram quando comparadas ao modelo B2C. No entanto, são vendas que trazem consigo uma grande vantagem: a recorrência.
Por se tratar de um relacionamento entre duas empresas, com negociações de preços e vantagens para ambas as partes, a tendência é que surjam “parcerias” ou contratos para o fornecimento de algum material ou serviço durante um dado intervalo de tempo.
- O Tamanho das Vendas
Outro fator que faz das vendas “business to business” tão interessantes é um ponto sobre o qual falamos brevemente: Por se tratar da comercialização de um produto ou serviço à outra empresa, as demandas são diferentes do modelo B2C.
Aqui, há uma série de indivíduos que serão impactados por uma aquisição, o que eleva consideravelmente o tamanho da venda. É pouco provável que uma empresa adquira somente uma cadeira, se está estruturando todo um escritório. O mesmo vale para a lógica de canetas, folhas e diversos outros produtos utilizados na maioria dos escritórios.
Há desafios na hora de implementar o modelo B2B em minha empresa?
Sim. Embora o modelo tenha potencial e seja reconhecido como uma boa alternativa para empresas que comercializam produtos ou prestam serviços, há alguns desafios que devem ser superados para que a estratégias de vendas funcione. O principal talvez seja a questão da segurança, onde é preciso resguardar o banco de dados, as aplicações e o sistema onde será realizada a operação e meio pelo qual serão feitos os pagamentos.
Uma das maneiras de contornar o problema é fazendo o uso de criptografia, ter uma política de privacidade clara e aderir a secure socket layer ou transport layer security, que consiste em um protocolo de segurança que protege a comunicação em uma rede de computadores.
Agora que você já sabe O que é B2B, que tal dar uma chance a esse modelo de negócios e elevar substancialmente os lucros de sua empresa?
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