Metade dos Microempreendedores Individuais (MEIs) no Brasil iniciaram seu negócio após perderem o emprego, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2022, esse número chegou a 60% das pessoas que se tornaram MEIs optaram por empreender após serem demitidas de seus empregos formais. O número de MEIs cresceu 11,4% em relação a 2021, com mais 2,6 milhões de pessoas a trabalharem como MEIs.
O crescimento do número de MEIs no Brasil foi acelerado pelo desemprego e pela pandemia de covid. A taxa de desemprego em 2021 foi a maior dos últimos doze anos, com 14%.
O que são MEIs?
O MEI – Microempreendedor Individual é uma forma de formalização para trabalhadores brasileiros que podem exercer atividades permitidas, contratar um empregado, e ter faturamento anual de até R$ 81 mil. Os MEIs têm acesso a direitos previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.
O empreendedorismo no Brasil tem uma história de superação! Essa transição, muitas vezes motivada pela necessidade, se transformou em uma oportunidade para inovar, realizar sonhos e alcançar independência financeira.
Ser MEI é mais do que empreender; é transformar desafios em possibilidades.
MEIs que não dão certo
De acordo com o Sebrae, a maior taxa de mortalidade de MEIs em cinco anos está no comércio (30,2%), seguida pela indústria da transformação (27,3%) e serviços (26,6%).
Existem diversos motivos que podem levar ao fechamento de uma Microempresa Individual (MEI), como:
– Falta de separação entre as contas pessoais e da empresa
– Má gestão
– Altos impostos
– Pouca demanda
– Alta competitividade
– Dificuldade para conseguir crédito
– Planejamento deficiente
– Falta de informações relevantes para criar o negócio
– Dificuldade em obter crédito para manter o capital de giro
Encerrando a MEI
Para dar baixa no registro MEI, é possível:
– Acessar o Portal do Empreendedor
– Selecionar a opção “Baixa” e, depois, “Solicitar”
– Preencher o formulário para solicitar o encerramento do MEI
– Gerar e salvar o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) – Situação Baixado
Seja o primeiro a comentar